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Avaliação qualitativa do comportamento ético dos estudantes de medicina

Panorama Internacional

Bioética

AVALIAÇÃO QUALITATIVA DO COMPORTAMENTO ÉTICO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA

Os autores deste trabalho apresentaram os resultados de uma pesquisa qualitativa que teve como finalidade avaliar o comportamento ético dos estudantes de medicina. O método utilizado foi o de apresentar aos alunos do terceiro ano uma caso clínico antes do curso de ética médica para que eles pudessem colocar a sua posição ética. Após o curso foi apresentado outro caso clínico para que eles discutissem as questões éticas. Deste modo, os autores puderam analisar quais foram as diferenças encontradas no posicionamento ético de cada estudante após o curso de ética médica.

As quatro questões éticas apresentadas no curso que mais influenciaram os alunos foram a respeito da: a) necessidade do consentimento pós-informado; b) responsabilidade profissional; c) eutanásia; d) alocação de recursos.

Comentário

A importância deste artigo foi a de poder pensar na ética sob o vértice de uma pesquisa qualitativa, saindo do empirismo teórico, pois existe um enorme vazio operacional entre a "teoria" e a "prática" em Bioética.

Os autores nos ensinam um método para olhar e analisar as questões éticas; eles nos aconselham fazer uma síntese da questão ética para poder refletir a seu respeito. Claro que é uma visão pragmática, mas necessária, pois muitas vezes os pensadores da Bioética se distanciam da prática assistencial, transformando-se em filósofos da ciência.

Entendo que ainda exista um pré-conceito do profissional da área da saúde, acreditando que existam normas morais que irão responder todas as questões práticas da éticas. Assim o profissional espera que outra pessoa lhe solucione todos os problemas éticos que lhe possam aparecer. Sabemos que na vida prática isto não ocorre, sendo o próprio profissional da área da saúde quem deverá responsabilizar-se frente aos inúmeros casos onde existam conflitos éticos, pois não existem decisões morais aceitas universalmente, e isto é necessário que seja mostrado aos estudantes e é o que o trabalho nos mostra.

O trabalho nos demonstra ainda o quão necessário é ensinar ética nas faculdades de medicina, porém eu acrescentaria que esta é uma necessidade básica para todas as faculdades.

CLAUDIO COHEN

Referência

Hayes RP, Stoudemire A, Kinlawk K, Dell ML, Loomis A - Qualitative Outcome Assessment of a Medical Ethics Program for Clinical Clerkships: A Pilot Study. General Hospital Psychiatry 21, 284-295, 1999.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Jul 2001
  • Data do Fascículo
    Jun 2001
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