Acessibilidade / Reportar erro

COVID-19 and acute myocarditis: current literature review and diagnostic challenges

RESUMO

INTRODUÇÃO

Na literatura atual, houve um aumento dos casos apresentados com doença coronavírus de 2019 (COVID-19) induzida por miocardite aguda. Nesta revisão baseada em casos, buscamos descrever as características clínicas, achados de imagem e curso hospitalar de miocardite aguda. Além disso, as limitações em relação ao diagnóstico de miocardite foram discutidas, uma vez que apenas casos de miocardite fulminante foram mencionados na literatura atual.

MÉTODOS

Fizemos uma revisão da literatura de todos os pacientes diagnosticados com miocardite aguda induzida por COVID-19 com a utilização das bases de dados PubMed, Embase e Cochrane.

RESULTADO

Dezesseis casos relatados estão relacionados com a miocardite aguda induzida pela COVID-19. Observamos que os achados de ECG na maioria dos pacientes com COVID-19 não eram específicos, incluindo elevação difusa do segmento ST, atraso não específico da condução intraventricular, taquicardia sinusal e ondas T invertidas em pistas anteriores. Os resultados ecocardiográficos de doentes com miocardite aguda COVID-19 variaram entre a fração de ejeção ventricular esquerda preservada (LVEF) sem anomalias segmentais e a LVEF reduzida com hipocinésia global. Curiosamente, alguns pacientes com COVID-19 induzidos à miocardite aguda fulminante eram sensíveis aos esteroides e tinham uma melhoria com glucocorticoides e terapia com imunoglobulina.

CONCLUSÃO

Apesar da pandemia de COVID-19 em todo o mundo, um número limitado de casos tem sido compartilhado na literatura atual. Há muitas dificuldades para o diagnóstico diferencial de miocardite aguda no contexto da COVID-19.

Infecções por coronavírus; Betacoronavírus; Miocardite; Cardiomiopatias

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br