Acessibilidade / Reportar erro

Relação entre adiponectina, obesidade e resistência à insulina

Objetivos:

as condições de obesidade e sobrepeso representam um grande risco para uma série de comorbidades, incluindo as síndromes clínicas decorrentes da doença aterosclerótica. Recentes estudos indicam fortemente que o tecido adiposo é um órgão endócrino ativo que secreta fatores bioativos, como as adipocinas. A adiponectina parece ter um papel regulador no mecanismo da resistência à insulina e no desenvolvimento da aterosclerose. Este estudo de revisão tem como objetivo avaliar os efeitos antiaterogênicos da adiponectina e suas propriedades para melhorar e reproduzir ações metabólicas e vasculares de insulina e sua influência na função endotelial.

Métodos:

revisão qualitativa, exploratória e bibliográfica foi realizada nas bases de dados PubMed, Portal Capes e Scielo utilizando os unitermos "adiponectin", "obesity", "insulin resistance", "anti-inflammatory", "therapeutic strategies" e "future prospects".

Resultados:

evidências sugerem que a adiponectina tem propriedades antiaterogênicas com efeitos anti-inflamatórios sobre a parede vascular. Além disso, modifica a sinalização vascular intracelular e exerce efeitos antioxidantes indiretos sobre o miocárdio humano. Por outro lado, existem estudos que sugerem que níveis aumentados de adiponectina são paradoxalmente associados com pior prognóstico na síndrome de insuficiência cardíaca, embora os mecanismos ainda não estejam claros.

Conclusão:

é incerto se os níveis de adiponectina têm algum significado clínico para a estratificação de risco na doença cardiovascular ou se simplesmente refletem a ativação dos mecanismos complexos subjacentes. Modificações de estilo de vida e alguns tratamentos medicamentosos para hipertensão e doenças coronarianas têm tido efeitos importantes para aumentar os níveis de adiponectina e, simultaneamente, diminuir a resistência à insulina e a disfunção endotelial.

obesidade; adiponectina; resistência à insulina


Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br