Acessibilidade / Reportar erro

The diagnostic process of covıd-19 in the emergency department: laboratory and ımaging methods

RESUMO

OBJETIVOS

A nova doença de coronavírus de 2019 coloca um fardo sério para o sistema de saúde. Portanto, a detecção de pacientes especialmente graves em um estágio inicial é extremamente importante em termos de controle do surto e melhoria do prognóstico. Investigamos o papel dos marcadores inflamatórios estudados em pacientes suspeitos de COVID-19 no pronto-socorro na previsão de resultados de PCR e CT.

MÉTODOS

Este estudo retrospectivo foi realizado entre 133 pacientes que foram admitidos entre 13 de março e 1o de abril de 2020 com suspeita de COVID-19. Os pacientes foram divididos em quatro grupos de acordo com os resultados da TC e RT-PCR e avaliados.

RESULTADOS

Considerando todos os pacientes, não foram encontrados achados específicos nos valores hematológicos e bioquímicos dos pacientes em análises laboratoriais. Embora todos os resultados tenham permanecido dentro do intervalo de referência, houve uma diferença significativa nos valores de glóbulos brancos, neutrófilos, plaquetas e linfócitos quando os grupos foram comparados [p = 0,000; p = 0,004; p = 0,022; p = 0,023].

CONCLUSÃO

O laboratório não é suficientemente específico no pré-diagnóstico. Além disso, este resultado não se altera com a positividade para PCR ou CT. No entanto, alterações mínimas observadas nos resultados laboratoriais podem ser parcialmente norteadoras em pacientes com PCR e CT positivos.

Infecções por Coronavirus/diagnóstico; Testes Laboratoriais; Diagnóstico por Imagem; Tomografia Computadorizada por Raios X; Serviço Hospitalar de Emergência

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br