Acessibilidade / Reportar erro

Cafeína e treinamento físico: efeitos na morfologia cardíaca e respostas cardiovasculares

Objetivo

analisar a histologia cardíaca, a pressão arterial (PA), a frequência cardíaca (FC) e a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) de ratos submetidos a treinamento físico e suplementação de cafeína.

Métodos

sessenta ratos foram divididos em grupos controle (CO), controle suplementado com cafeína (CAF), treinados controle (TRE) e treinados suplementados com cafeína (TCAF). Os grupos de treinamento realizaram natação por quatro semanas, e os grupos de cafeína foram suplementados por ingestão voluntária de cafeína diluída em água.

Resultados

não houve modificações para PA e FC entre os grupos. Em relação à VFC, houve diminuição nos componentes LFnorm (baixa frequência) e LF/HF (razão baixa e alta frequência) em TCAF em relação a CAF (p<0,02 e p<0,03, respectivamente). Houve também aumento em CAF em relação a CO no componente LFnorm (p<0,05). Os resultados também mostraram aumento no peso relativo do coração em TRE (p<0,04) e TCAF (p<0,03) em relação a CO.

Conclusão

a cafeína não modificou as respostas hemodinâmicas. Entretanto, a natação diminuiu a resposta simpática e aumentou o peso relativo do coração.

cafeína; exercício; pressão arterial; frequência cardíaca


Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br