Acessibilidade / Reportar erro

Raynaud’s phenomenon in the occupational context

RESUMO

OBJETIVO

Realizar um estudo de revisão dos artigos que avaliaram a prevalência do fenômeno de Raynaud de origem ocupacional.

MÉTODOS

A busca pelos artigos foi realizada nas bases de dados Medline (via PubMed), Embase, Web of Science, Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs).

RESULTADOS

Sessenta e quatro artigos foram obtidos a partir da busca eletrônica, dos quais 18 cumpriram os critérios de elegibilidade. Todos os estudos discutiram sobre a exposição a vibrações localizadas em membros superiores. Em seis deles, a questão térmica foi direta ou indiretamente abordada. Nenhum estudo abordou a exposição ao cloreto de vinila.

CONCLUSÃO

De maneira geral, constatou-se maior prevalência do fenômeno de Raynaud entre operadores de ferramentas vibratórias em comparação aos não expostos, com aumento do número de casos quanto maior o nível de vibração e tempo de exposição. O frio é fator desencadeante e agravante do fenômeno de Raynaud e parece exercer papel importante para o surgimento das manifestações vasculares da síndrome de vibração de mãos e braços.

Doença de Raynaud; Doenças vasculares periféricas; Vibração; Cloreto de vinil; Temperatura baixa

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br