Direitos e responsabilidades

REGINA C. R. M. ABDULKADER

Panorama Internacional

Bioética

DIREITOS E RESPONSABILIDADES

Da mesma maneira que atualmente se exige maior rigor com os sujeitos (humanos e mesmo animais) que são objeto de pesquisa, tem havido cada vez mais uma preocupação em se criar regras para definir autoria de um trabalho científico. Sahu e Abraham, em artigo publicado no J Postgrad Med e que pode ser acessado no endereço http://www.freemedicaljournals.com , discutem o tema "autoria" de uma forma clara e objetiva. Nesse artigo são apresentadas as regras recomendadas pelo Comitê Internacional de Editores de Jornais Médicos e que definem autoria (esta é uma tradução livre): "A autoria deve ser concedida a quem contribuiu de forma substancial para: 1. concepção e planejamento do trabalho, ou aquisição de dados ou análise e interpretação dos mesmos; 2. o rascunho do trabalho ou sua revisão crítica; 3. aprovação final da versão a ser publicada. Todos os itens devem ser preenchidos por todos os autores, e cada autor deve ser capaz de defender o trabalho no seu todo." (o sublinhado é meu). Os autores do trabalho também deixam claro que aqueles que somente forneceram fundos para a realização do trabalho, os supervisores do grupo de pesquisa, o chefe do Departamento, aqueles que somente fizeram a análise estatística ou a pesquisa bibliográfica, sem ter dado uma contribuição intelectual importante para a versão final do manuscrito, não podem ser considerados como autores. São apresentadas algumas sugestões para se evitar conflitos das quais a que parece mais importante é que ao se iniciar um projeto seja definido quem irá participar da autoria e inclusive qual será a ordem dos autores. É também apontado que ser autor de um trabalho científico não traz somente direitos mas também responsabilidades.

Comentário

Ser autor de um trabalho científico não traz somente glória, mas também responsabilidade. Ambas devem ser compartilhadas por todos os autores. O estabelecimento da autoria de um trabalho deve obedecer critérios claros e justos. Recomendo fortemente que todos os que pretendam escrever um artigo científico, descrever um caso clínico, fazer um artigo de revisão, etc leiam: Sahu DR, Abraham P. Authorship: rules, rights, responsabilities and recommendations. J Postgrad Med 2000; 46:205-10.

REGINA C. R. M. ABDULKADER

Referência

Sahu DR, Abraham P. Authorship: rules, rights, responsabilities and recommendations. J Postgrad Med 2000; 46:205-10.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Ago 2002
  • Data do Fascículo
    Mar 2002
Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br