Acessibilidade / Reportar erro

Síndrome da apneia obstrutiva do sono em indivíduos portadores de obesidade: um estudo transversal

Resumo

Introdução:

A síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) é uma patologia respiratória, caracterizada por episódios recorrentes de apneia e hipopneia, resultando na cessação ou redução do fluxo aéreo. A obesidade é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da SAOS. Foram criadas formas de auxiliar o diagnóstico da doença por meio de questionários de fácil aplicação e baixo custo, como o questionário de Berlim (QB).

Objetivo:

Avaliar a eficácia do QB para rastreamento do risco de desenvolvimento da SAOS em indivíduos portadores de obesidade que participaram do grupo multidisciplinar de preparo pré-operatório para cirurgia bariátrica do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (HC-Unicamp).

Método:

O estudo foi observacional, descritivo e transversal, e avaliou portadores de obesidade que participavam do Programa multidisciplinar de preparo pré-operatório para cirurgia bariátrica do HC-Unicamp foram avaliados por meio do QB.

Resultados:

O QB foi capaz de detectar que mínimas oscilações no índice de massa corpórea (IMC), na circunferência cervical (Ccv), na circunferência da cintura e na relação cintura/quadril (RCQ) podem alterar o risco de desenvolvimento de SAOS, sendo que quanto maior esses valores, maior o risco de desenvolvimento de SAOS.

Conclusão:

O QB é uma ferramenta eficaz e fidedigna em demonstrar a prevalência do risco alto para o desenvolvimento da SAOS em indivíduos portadores de obesidade, dado esse que, quando correlacionado com IMC, aumento de idade, medida de cintura, Ccv e RCQ, faz o risco tender a aumentar de forma exponencial.

Palavras-chave:
obesidade; apneia obstrutiva do sono; apneia; cirurgia bariátrica; inquéritos e questionários

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br