Acessibilidade / Reportar erro

Complicações de punções venosas centrais em um hospital de ensino

Resumo

Introdução:

Cateteres venosos centrais são fundamentais na prática clínica diária. Em hospitais de ensino, esse procedimento é realizado por médicos residentes, frequentemente sem supervisão ou treinamento estruturado.

Objetivo:

Descrever as características das punções venosas centrais e a taxa de complicações relacionadas.

Método:

Estudo de coorte retrospectiva. Foram selecionados pacientes adultos submetidos a punção venosa central fora de unidade de terapia intensiva (UTI) de um hospital de ensino no ano letivo de 2014 (março de 2014 a fevereiro de 2015). Os dados foram coletados por meio de revisão de prontuários com o uso de formulário eletrônico. Foram avaliadas características clínicas e laboratoriais dos pacientes, características do procedimento, taxa de complicações mecânicas e infecciosas relacionadas. Foram comparados os pacientes com complicações em relação àqueles sem complicações.

Resultados:

Foram avaliadas 311 punções venosas centrais. Os principais motivos para realização do procedimento foram falta de rede periférica, quimioterapia e sepse. Ocorreram 20 complicações mecânicas (6% dos procedimentos); punção arterial foi a mais comum. Procedimentos realizados no segundo semestre do ano letivo foram associados a menor risco de complicações (razão de chances de 0,35 [IC95 0,12-0,98; p=0,037]). Foram descritos 35 casos de infecção relacionada ao cateter (11,1%). Casos de infecção foram associados a pacientes mais jovens e procedimentos realizados por residentes com mais de um ano de treinamento. Procedimentos realizados após o primeiro trimestre tiveram menor chance de infecção.

Conclusão:

Esses resultados mostram que a taxa de complicações mecânicas de punção venosa central em nosso hospital é semelhante à da literatura; porém, maior atenção deve ser dada para medidas de prevenção de infecção.

Palavras-chave:
cateteres venosos centrais; infecções relacionadas a cateter; dispositivos de acesso vascular; pneumotórax; ultrassonografia

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br