Acessibilidade / Reportar erro

Use of active metabolites of vitamin D orally for the treatment of psoriasis

RESUMO

OBJETIVO:

O objetivo deste estudo foi analisar a produção bibliográfica existente sobre os ensaios clínicos relacionados ao uso da vitamina D para tratamento por via oral da psoríase.

MÉTODOS:

Revisão de literatura de ensaios clínicos relacionados ao uso de vitamina D para tratamento por via oral da psoríase publicados no Lilacs, SciELO, MedLine, PubMed e Biblioteca Cochrane no período de 1986 a 2013. A pesquisa incluiu os seguintes termos: “Psoriasis and oral Vitamin D”; “psoríase e vitamina D oral”.

RESULTADOS:

Depois de analisar os títulos e resumos, dez artigos preencheram os critérios de elegibilidade.

DISCUSSÃO:

Segundo a literatura, a maioria dos ensaios foi realizada na psoríase moderada, com dose que varia de 0,25 a 2 μg, demonstrando melhora com esta modalidade terapêutica. Alguns estudos sugerem o uso de doses elevadas, porém a maior preocupação é a hipercalciúria como efeito colateral.

CONCLUSÃO:

O uso de metabólitos ativos de vitamina D por via oral para o tratamento da psoríase demonstrou eficácia e segurança com relação aos efeitos colaterais.

PALAVRAS-CHAVE:
Administração oral; Literatura de revisão como assunto; Psoríase; Vitamina D

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br