Acessibilidade / Reportar erro

The importance of the early diagnosis of aorta coarctation

RESUMO

INTRODUÇÃO:

A coarctação da aorta é uma cardiopatia congênita caracterizada por um estreitamento que ocorre na artéria aorta. Essa constrição pode ocorrer em qualquer local ao longo de toda a sua extensão, entretanto, é mais comum entre a origem da artéria subclávia esquerda e o ducto arterioso. Sua incidência corresponde a três casos a cada 10.000 nascimentos, sendo, desse modo, uma cardiopatia comum, porém com elevada taxa de mortalidade e morbidade, as quais estão relacionadas à falha no diagnóstico precoce.

MÉTODOS:

Este artigo trata-se de uma revisão bibliográfica narrativa da literatura. Na pesquisa foram selecionados artigos na literatura nacional e internacional nas bases de dados PubMed, SciELO e Lilacs, utilizando-se os seguintes descritores: coarctação, aorta, diagnóstico, cardiopatias, anormalidades congênitas.

RESULTADOS:

A fisiopatologia da coarctação da aorta e as implicações sistêmicas dessa cardiopatia na vida do recém-nascido e do adulto estão bem elucidadas. Entretanto, devido à falta de costume em palpar pulsos e aferir a pressão arterial nos membros superiores e inferiores durante o exame físico, ainda é uma patologia pouco diagnosticada na infância. Existem diversas técnicas utilizadas no reparo da coarctação, cada uma com suas especificidades, porém, quando não tratada, aneurismas, insuficiência cardíaca, coronariopatias e acidentes vasculares encefálicos são as principais complicações provenientes da evolução dessa patologia, o que explica uma baixa sobrevida desses pacientes.

CONCLUSÃO:

A coarctação da aorta é, portanto, uma malformação cardíaca de importância relevante devido a sua incidência e ao seu potencial risco de mortalidade. Nesse sentido, o diagnóstico precoce destaca-se como peça fundamental para um melhor prognóstico do paciente.

PALAVRAS-CHAVE:
Coartação aórtica; Cardiopatias congênitas; Diagnóstico

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br