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Mapping scientific research on the negative aspects of the medical school learning environment

RESUMO

OBJETIVO:

Buscou-se entender o panorama dos artigos publicados sobre os ambientes de aprendizagem (AA) das escolas médicas em todo o mundo, com um foco explícito nos aspectos potencialmente negativos do AA como um esforço para identificar áreas especificamente necessitadas de remediação ou intervenção que poderiam evitar futuros comportamentos não profissionais, violência e maus-tratos entre estudantes e médicos.

MÉTODOS:

Foi realizada uma análise bibliométrica em seis bases de dados eletrônicas (PubMed / Medline, Web of Science, Biblioteca Cochrane, SCOPUS, ERIC-ProQuest e PsycINFO) até 31 de dezembro de 2016, incluindo 12 temas: ambiente de aprendizagem - geral, currículo oculto (negativo), comportamentos antiéticos, bullying/trote, violência, discriminação sexual, homofobia, racismo, discriminação social, discriminação de minorias, má conduta profissional e “outros” aspectos negativos.

RESULTADOS:

Dos 9.338 artigos encontrados, 710 preencheram os critérios de inclusão. Os temas mais comuns foram LE geral (233 artigos), comportamentos não profissionais (91 artigos) e discriminação sexual (80 artigos). Aproximadamente 80% dos artigos foram publicados no século XXI.

CONCLUSÃO:

Há um claro aumento em artigos científicos sobre aspectos negativos da escola de medicina LE em periódicos de alta qualidade, especialmente no século XXI. No entanto, mais estudos são necessários para investigar aspectos negativos do LE com maior atenção aos desenhos de estudos experimentais, longitudinais e transculturais.

PALAVRAS-CHAVE:
Ambiente de Aprendizagem; Educação Médica; Estudantes de Medicina; Ética; Profissionalismo

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