Acessibilidade / Reportar erro

Uremic neuropathy: an overview of the current literature

RESUMO

INTRODUÇÃO:

A neuropatia periférica (NU) é um distúrbio que afeta o corpo celular, o axônio ou a mielina do motor ou neurônios sensoriais periféricos e ocorre em 60%-100% dos pacientes que são submetidos à diálise por doença renal crônica. A neuropatia urêmica é atribuída à acumulação de resíduos orgânicos, evidente em pacientes com taxa de filtração glomerular reduzida.

Objetivo:

O objetivo desta revisão é fazer com que as características clínicas da neuropatia urêmica sejam evidenciadas, permitindo o diagnóstico e tratamento precoce.

Método:

Esta é uma revisão da literatura de artigos publicados no PubMed nos últimos dez anos usando “Neuropatia Urêmica” como “Título/Resumo”.

Resultados:

No total, foram incluídos nove artigos que atendem aos critérios de inclusão. A NU é uma polineuropatia sensório-motora simétrica distal que ocorre devido ao acúmulo de toxinas urêmicas associadas à atividade de radicais livres relacionados ao estresse oxidativo. A hipercalemia tem um papel importante na sua fisiopatologia. O diagnóstico depende de estudos de condução nervosa e o tratamento inclui diálise ou transplante renal.

Conclusão:

As apresentações clínicas das NU são amplas e não específicas; no entanto, é importante detectar mudanças iniciais para evitar sua progressão. Quanto mais precoce for a detecção e tratamento da NU, melhor será o resultado clínico.

PALAVRAS-CHAVE:
Condução nervosa; Diálise; Transplante de rim; Doenças do sistema nervoso periférico; Uremia/complicações

Associação Médica Brasileira R. São Carlos do Pinhal, 324, 01333-903 São Paulo SP - Brazil, Tel: +55 11 3178-6800, Fax: +55 11 3178-6816 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ramb@amb.org.br