Há dez anos assumi, com honra e senso de responsabilidade, a editoria da Revista de Administração Pública (RAP) (Peci, 2016a, 2016b). Naquele momento, inspirada pela tradição da contribuição na área de administração pública construída desde 1967; pelo legado dos editores que me antecederam - Diogo Lordello de Mello (jan. 1967 - mar. 1972), in memoriam; Paulo Roberto de Mendonça Motta (abr. 1972 - set. 1973); Ana Maria Bernardes Goffi Marquesini (out. 1973 - set. 1992), in memoriam; Bianor Scelza Cavalcanti (out. 1992 - ago. 1999); Armando Santos Moreira da Cunha (set. 1999 - out. 2002); Deborah Moraes Zouain (nov. 2002 - set. 2011), in memoriam; e Peter Kevin Spink (out. 2011 - jul. 2015) -; como também pela comunidade consolidada de autores, pareceristas e leitores, firmei dois compromissos que orientaram minha trajetória: a transparência editorial e a internacionalização da revista - sempre orientada pelo propósito de dar mais visibilidade e influencia às contribuições do campo da administração pública no Brasil e, mais amplamente, no espaço ibero-americano.
Hoje, ao me despedir desta função, sinto-me privilegiada por ter contribuído para a trajetória de consolidação da RAP, que se tornou a revista líder de administração e políticas públicas no país e uma das mais influentes da região da América Latina. A RAP hoje oferece uma publicação trilíngue (português, inglês e espanhol) e recebe mais de 600 submissões por ano. É das poucas revistas da região que publicou, ininterruptamente, seis edições anuais ao longo da última década; e recebe um número de submissões semelhante aos das melhores revistas internacionais - ao longo de 2025, recebeu 416 submissões até o dia 16 de setembro do corrente ano.
Em nome da transparência editorial, deixei de ter na RAP o espaço natural de divulgação de minhas pesquisas na área de administração pública. Ao longo da minha gestão, publicamos 57 edições (bimestrais) da revista, veiculando 538 artigos, e trabalhamos para que a RAP se tornasse uma revista com mais de 160 mil acessos anuais, de acesso aberto e gratuito, viabilizado pelo ambiente singular de ciência aberta promovido pelo Scientific Electronic Library Online (SciELO) e pelo investimento contínuo da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Ao longo dessa década, a RAP viveu marcos importantes. A partir de 2017 a revista deixou de ser publicada apenas em português e tornou-se trilíngue, veiculando seus artigos em português/espanhol e inglês e ampliando a audiência dos seus leitores (Peci, 2017). Trabalhamos cuidadosamente em cada uma das 12 dimensões analisadas para o ingresso em bases de indexação internacionais de prestígio, como o Web of Science, sendo aceitos em 2020. Estreamos com um fator de impacto alto no Journal Citation Reports (atualmente JCR:1), melhoramos o nosso índice h5 Scopus de 8 para 37 (mediana h5: 51) e alcançamos nossa posição no top 10 revistas de administração pública no Google Scholar.1 Hoje a revista faz parte de importantes sistemas de avaliação internacionais, a exemplo da lista Chartered Association of Business Schools (ABS). Celebramos a elevação de nossos fatores de impacto e alcançamos um crescimento consistente no número de submissões, o que reflete tanto o dinamismo da comunidade de pesquisa em administração pública quanto o reconhecimento da RAP como espaço reconhecido e legítimo de debate acadêmico. Seguem alguns marcos importantes temporais:
2016
-
Organização do Workshop RAP e JPART: International Research in Public Administration: building bridges for rigorous and relevant research.
-
Chamada de trabalhos: Actors, mechanisms and directions of Policy Diffusion: between translation and resistance2.
-
Chamada de trabalhos: Public Policies and the City3.
2017
-
Publicação trilíngue (português, espanhol e inglês).
-
A RAP migrou para o sistema internacional de submissão online e avaliação de artigos - ScholarOne4.
-
Workshop & Special Issue: Overseas influences on the development and recent innovations on public sector accounting and finance in Latin America5.
-
Comemoração dos 50 anos da RAP.
-
Evento: Desafios no campo da administração pública: ensino, profissionalização e pesquisa & 50º aniversário da RAP6.
-
Workshop: Trends in public administration research ant the editorial process, com o professor Bradley Wright , editor da JPART7.
-
Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes, quadriênio 2013-2016) consolidou a RAP com sua nota máxima A1 nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais8.
2018
Primeiro número especial temático da RAP: Atores, mecanismos e direções da difusão de políticas (Actors, mechanisms and directions of policy diffusion)9.
2019
-
II Seminário Brasileiro Sobre Implementação de Políticas Públicas10.
-
Integração da RAP no portal de livros e revistas AmeliCA, que é um serviço oferecido pelo indexador internacional Redalyc11.
2020
-
Ingresso no Web of Science (Emerging Sources Citation Index)12.
-
Inclusão no indexador internacional CINECA (Itália).
-
Número temático: A resposta da administração pública brasileira aos desafios da pandemia, com número recorde de submissões (213)13.
-
Número temático: Influências estrangeiras no desenvolvimento e inovações recentes em contabilidade e finanças do setor público na América Latina14.
-
Número temático: Agenda setting: mudanças e a dinâmica das políticas públicas (Agenda setting: policy change and policy dynamics)15.
2021
-
Número temático: Respostas governamentais à pandemia da covid-19 (Call for short papers I: governmental responses to COVID-19 pandemic)16.
-
Inclusão nos indexadores internacionais Cabells Journalytics17 e EuroPub database (UK).
2023
-
A RAP alcançou mais um índice de aferição internacional em reconhecimento à qualidade de suas publicações: Journal Impact Factor (JIF) de 1.518.
-
Inclusão no indexador internacional Canje de Publicaciones (México).
2024
-
A RAP recebeu o Selo Revista Diamante pelo indexador Miguilim.
-
Divulgação da chamada de trabalhos: Expandindo as fronteiras da pesquisa sobre políticas públicas climáticas na América Latina: questões, casos e abordagens (a ser publicada).
-
Ingresso na lista da Association of Business Schools (ABS)19.
2025
-
Divulgação da chamada de trabalhos: 40 anos de redemocratização no Brasil (a ser publicada).
-
Fatores de impacto: SCImago Journal Rank (SJR) 2024 de 0.288 Q3; H-Index: 26; Ranking geral: 17.041º lugar, de acordo com o SJR; Fator de impacto: 0,79 (2024).
Essas conquistas só foram possíveis graças a um esforço coletivo. Agradeço profundamente aos editores associados, que desempenharam papel central nesse percurso, destacados em ordem de contribuição ao longo da década: Fernando G. Tenório e Marco Antonio C. Teixeira, que acompanharam a transição inicial; além de Ricardo Corrêa Gomes (Universidade de Brasília - UnB), Leonardo Secchi (Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC), Fernando Coelho (Universidade de São Paulo - USP), Sandro Cabral (Insper & Universidade Federal da Bahia - UFBA), Gabriela Lotta (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas - FGV EAESP) e Mauricio Dussauge Laguna (Flasco/México). Os editores associados foram fundamentais para assegurar os princípios do processo de transparência editorial que foram priorizados no decorrer da minha gestão e na seleção de contribuições efetivamente relevantes para o avanço do conhecimento na área de administração e políticas públicas, contribuindo para a consolidação da área como um todo. Um corpo editorial renovado trouxe visibilidade e presença nacional e internacional para a revista20. A todos eles, meu sincero reconhecimento pela dedicação, parceria e contribuição.
Igualmente decisivo foi o trabalho da equipe permanente da RAP, composta por Fabiana Braga Leal (gerente editorial); Anderson do Nascimento Ricci e Jackelyne de Oliveira da Silva (auxiliares editoriais); Eliane Barbosa da Conceição (apoio editorial); assim como a equipe de revisões de português, espanhol, inglês e diagramação da revista. Sua competência, seu profissionalismo e compromisso diário garantiram a qualidade dos processos editoriais e o suporte necessário para que a revista avançasse em seus objetivos e fosse sempre entregue com pontualidade para sua comunidade de leitores.
Por fim, se hoje a RAP é referência consolidada, é porque sempre esteve ancorada em uma comunidade acadêmica vibrante, composta por autoras e autores que nos confiaram seus trabalhos, por pareceristas que dedicaram tempo e conhecimento à avaliação rigorosa dos manuscritos, e por leitoras e leitores que retroalimentaram nossos diálogos com críticas e novos desafios.
Despeço-me com a convicção de que a RAP seguirá em excelentes mãos. Sai uma albanesa de origem e brasileira por escolha, e assume Gregory Michener, cuja trajetória acadêmica se consolidou em pesquisas sobre transparência e acesso à informação pública - especialmente na América Latina -, além de dados abertos, combate à corrupção e políticas de accountability no Brasil. Desejo que Greg experimente, por meio da RAP, a mesma brasilidade que a revista me permitiu viver, e que continue a consolidá-la como um fórum de excelência para a produção científica em administração e política pública, no Brasil e além de suas fronteiras. Levo comigo a gratidão por ter feito parte dessa história e o entusiasmo em resgatar a perspectiva de contribuir como potencial autora da revista e acompanhar, agora de outra perspectiva, os próximos capítulos da trajetória da RAP.
REFERÊNCIAS
-
Peci, A. (2016a). Editorial. Revista de Administração Pública, 50(1), 1-5. https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/58576
» https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/58576 -
Peci, A. (2016b). Editorial. Revista de Administração Pública, 50(2), 185-192. https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/60837
» https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/60837 -
Peci, A. (2017). EditorialRevista de Administração Pública, 51(1), 1-3. https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/66068
» https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/66068
-
1
https://scholar.google.com/citations?view_op=top_venues&hl=pt-BR&vq=pt
-
2
https://periodicos.fgv.br/rap/announcement/view/95
-
3
https://periodicos.fgv.br/rap/announcement/view/96
-
4
https://ebape.fgv.br/noticias/revista-administracao-publica-tem-novo-sistema-para-submissao-e-avaliacao-artigos
-
5
https://ebape.fgv.br/noticias/rap-realiza-call-papers-para-edicao-especial-sobre-contabilidade-e-financas-setor-publico
-
6
https://periodicos.fgv.br/rap/announcement/view/110
-
7
https://ebape.fgv.br/noticias/convidado-internacional-apresenta-tendencias-pesquisa-administracao-publica
-
8
https://ebape.fgv.br/noticias/nova-avaliacao-capes-consolida-rap-como-uma-das-melhores-revistas-pais
-
9
https://periodicos.fgv.br/rap/issue/view/4242
-
10
https://periodicos.fgv.br/rap/seminario-politicas-publicas
-
11
https://ebape.fgv.br/noticias/revistas-ebape-sao-incluidas-portal-livros-e-revistas-amelica
-
12
https://periodicos.fgv.br/rap/announcement/view/154
-
13
https://periodicos.fgv.br/rap/issue/view/4511
-
14
https://periodicos.fgv.br/rap/issue/view/4465
-
15
https://periodicos.fgv.br/rap/issue/view/4524
-
16
https://periodicos.fgv.br/rap/issue/view/4583
-
17
https://periodicos.fgv.br/rap/announcement/view/47
-
18
https://periodicos.fgv.br/rap/announcement/view/194
-
19
https://ebape.fgv.br/en/news/public-administration-review-rap-joins-prestigious-abs-academic-journal-guide-2024
-
20
https://periodicos.fgv.br/rap/corpo_editorial
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
05 Dez 2025 -
Data do Fascículo
2025
