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Revista de Administração Pública, Volume: 55, Issue: 1, Published: 2021
  • Governmental responses to COVID-19 Pandemic Introductory Paper

    Peci, Alketa; Avellaneda, Claudia Nancy; Suzuki, Kohei

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Em resposta aos desafios impostos pela pandemia da COVID-19, os governos em todo mundo adotaram uma diversidade de estratégias que incluem não somente aquelas de prevenção e mitigação com vistas a “achatar a curva”, mas também intervenções com objetivo de mitigar impactos econômicos e sociais. A edição especial da RAP reuniu 17 contribuições reflexivas, relevantes e oportunas, de diferentes abordagens governamentais frente a pandemia da COVID-19. Nesse paper, destacamos as semelhanças e diferenças nas respostas governamentais observadas entre os países e regiões. Apresentamos e discutimos os temas mais abrangentes em debate na conferência, enfatizando: (a) os impactos das estratégias de distanciamento social; (b) medidas para aplacar a crise econômica decorrente da pandemia; (c) o papel das negociações, colaboração e coordenação entre os diversos níveis de governo; (d) atores-chave e seus papeis na resposta a pandemia; (e) pandemia e desigualdades socioeconômicas; e (f) contexto, respostas políticas e eficácia. A conferência faz parte de um extenso corpo de conhecimento que vem sendo produzido sobre o tema das respostas políticas a pandemia da COVID-19, oferecendo uma análise contextual e comparativa mais diversa.

    Abstract in Spanish:

    Resumen En respuesta a los desafíos planteados por la pandemia de COVID-19, los gobiernos de todo el mundo adoptaron una variedad de estrategias que incluyen no solo la prevención y mitigación con miras a “aplanar la curva”, sino también intervenciones destinadas a mitigar los impactos económicos y sociales. La edición especial de RAP reunió 17 contribuciones reflexivas, relevantes y oportunas de diferentes enfoques gubernamentales ante la pandemia de COVID-19. En este paper, destacamos las similitudes y diferencias en las respuestas gubernamentales observadas entre países y regiones. Presentamos y discutimos los temas más amplios en debate en la conferencia, enfatizando: (a) los impactos de las estrategias de distanciamiento social; (b) medidas para paliar la crisis económica resultante de la pandemia; (c) el papel de las negociaciones, colaboración y coordinación entre los diferentes niveles de gobierno; (d) actores clave y sus roles en la respuesta a la pandemia; (e) pandemia y desigualdades socioeconómicas; y (f) contexto, respuestas políticas y eficacia. La conferencia forma parte de un extenso cuerpo de conocimiento que se ha producido sobre el tema de las respuestas políticas a la pandemia de COVID-19, que ofrece un análisis contextual y comparativo más diverso.

    Abstract in English:

    Abstract In response to the challenges imposed by the COVID-19 pandemic, governments worldwide adopted a variety of strategies that include not just preventive or mitigation strategies adopted to “flatten the curve”, but also interventions aiming to mitigate economic and social impacts of the pandemic. RAP`s special issue gathered 17 reflexive, timely and relevant contributions of different governmental approaches to the COVID-19 pandemic. In this paper we highlight similarities and differences in governmental responses across countries and regions. We uncover and discuss broad themes covered in the symposium, focusing on: (a) impacts of social distancing strategies; (b) economic-relief responses; c) the role of bargaining, collaboration and coordination across levels of governance; (d) key actors and their role in the pandemic response; (e) pandemic and socio-economic inequalities; and (f) context, policy responses and effectiveness. The symposium adds to an extensive body of knowledge that has been produced on the topic of policy responses to COVID-19 pandemic offering more diverse contextual and comparative analysis.
  • How many could have been saved? Effects of social distancing on COVID-19 Social Distancing Strategies To Tackle The Pandemic

    Cunha, Matheus; Domingos, Amanda; Rocha, Virginia; Torres, Marcus

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Qual o efeito das políticas de distanciamento social na disseminação do novo coronavírus? As políticas de distanciamento social ganharam destaque como as mais capazes de conter contágio e salvar vidas. Nosso objetivo neste artigo é identificar o efeito causal das políticas de distanciamento social no número de casos confirmados da COVID-19 e na velocidade de contágio. Alinhamos nosso argumento principal com o consenso científico existente: políticas de distanciamento social afetam negativamente o número de casos de contaminação. Para testar esta hipótese, construímos um banco de dados com informações diárias sobre 78 países afetados no mundo. Calculamos várias medidas relevantes a partir de informações publicamente disponíveis sobre o número de casos de infectados e mortes, a fim de estimar efeitos causais para efeitos em curto prazo e cumulativos de políticas de distanciamento social. Usamos uma abordagem de time-series cross-sectional matching a fim de parear históricos observáveis dos países. Efeitos causais (ATTs e ATEs) podem ser extraídos através de um estimador dif-in-dif. Resultados mostram que as políticas de distanciamento social reduzem o número agregado de pessoas contaminadas em 4.832 em média (ou 17,5/100 mil), mas apenas quando medidas rigorosas são adotadas. Esse efeito parece se manifestar a partir da terceira semana.

    Abstract in Spanish:

    Resumen ¿Cuál es el efecto de las políticas de distanciamiento social en la diseminación del nuevo coronavirus? Las políticas de distanciamiento social salieron a la fama como las más capaces de contener el contagio y salvar vidas. Nuestro objetivo en este artículo es identificar el efecto causal de las políticas de distanciamiento social en el número de casos confirmados de COVID-19 y en la velocidad de contagio. Alineamos nuestro argumento principal con el consenso científico existente: las políticas de distanciamiento social afectan negativamente el número de casos de contaminación. Para probar esta hipótesis, construimos un banco de datos con información diaria sobre 78 países afectados. Calculamos varias medidas relevantes a partir de la información disponible públicamente sobre el número de casos de infectados y muertes para estimar los efectos causales a corto plazo y acumulativos de las políticas de distanciamiento social. Utilizamos un enfoque de time-series cross-sectional matching para emparejar los historiales observables de los países. Los efectos causales (ATT y ATE) se pueden extraer a través de un estimador dif-in-dif. Los resultados muestran que las políticas de distanciamiento social reducen el número agregado de personas contaminadas en 4.832 en media (o 17,5/100 mil), pero solo cuando se adoptan medidas estrictas. Este efecto parece manifestarse desde la tercera semana.

    Abstract in English:

    Abstract What is the effect of social distancing policies on the spread of the new coronavirus? Social distancing policies rose to prominence as most capable of containing contagion and saving lives. Our purpose in this paper is to identify the causal effect of social distancing policies on the number of confirmed cases of COVID-19 and on contagion velocity. We align our main argument with the existing scientific consensus: social distancing policies negatively affect the number of cases. To test this hypothesis, we construct a dataset with daily information on 78 affected countries in the world. We compute several relevant measures from publicly available information on the number of cases and deaths to estimate causal effects for short-term and cumulative effects of social distancing policies. We use a time-series cross-sectional matching approach to match countries’ observable histories. Causal effects (ATTs and ATEs) can be extracted via a dif-in-dif estimator. Results show that social distancing policies reduce the aggregated number of cases by 4,832 on average (or 17.5/100 thousand), but only when strict measures are adopted. This effect seems to manifest from the third week onwards.
  • The effect of state-level social distancing policy stringency on mobility in the states of Brazil Social Distancing Strategies To Tackle The Pandemic

    Barberia, Lorena G.; Cantarelli, Luiz G. R.; Oliveira, Maria Leticia Claro de Faria; Moreira, Natália de Paula; Rosa, Isabel Seelaender Costa

    Abstract in Portuguese:

    Resumo No caso brasileiro, os governos subnacionais exerceram um papel particularmente importante na implementação de medidas não farmacológicas para contenção do alastramento do COVID-19. Baseando-se na metodologia do Oxford COVID-19 Government Response Tracker (OxCGRT), codificamos a rigidez das políticas de fechamento de escolas, comércio e serviços, aglomerações públicas e eventos privados implementadas em nível estadual e descrevemos sua duração nos estados brasileiros entre meados de fevereiro e a metade de maio de 2020. Nossos resultados sugerem alta heterogeneidade ao longo do tempo e entre os estados na rigidez das políticas de distanciamento social durante o período analisado. Aplicamos em seguida métodos dinâmicos de séries temporais em painel com o objetivo de avaliar o efeito da rigidez das políticas sobre a mobilidade da população. Para isso, utilizamos dados de localização provenientes de celulares para mensurar mobilidade. Apesar da adesão relativamente moderada às medidas de distanciamento social pelos estados brasileiros, em comparação a estados em outros países durante o mesmo período, nossos achados sugerem que as políticas de distanciamento social tiveram efeito significativo na produção de níveis mais altos de adesão à permanência em casa pela população. Nossos resultados também sugerem que as políticas de distanciamento social têm maior impacto quando um conjunto mais completo e coerente de políticas é introduzido e sustentado pelos governos estaduais.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Los gobiernos implementaron una serie de políticas para combatir la pandemia de COVID-19. En el caso brasileño, los gobiernos subnacionales jugaron un papel particularmente importante como actores clave en la implementación de medidas no farmacológicas para contener la propagación del virus. A partir de la metodología del Rastreador de Respuestas Gubernamentales frente a la COVID-19 desarrollado por la Universidad de Oxford (OxCGRT), codificamos las distintas restricciones como el cierre de escuelas, comercios, servicios, industrias y la prohibición de aglomeraciones públicas y eventos privados, implementados en los estados brasileños y describimos su duración entre mediados de febrero y la primera quincena de mayo de 2020. Nuestros resultados sugieren una alta heterogeneidad respecto de la rigidez de las políticas de distanciamiento social, a través de los estados y a lo largo de las semanas de este período. Luego aplicamos la técnica de análisis de series temporales dinámicas del tipo panel para evaluar el efecto de las políticas para evitar contagios sobre la movilidad de la población, empleando datos de la ubicación de teléfonos celulares. Encontramos que a pesar de que las medidas de distanciamiento social implementadas por los estados brasileños fueron relativamente moderadas, en comparación con los estados de otros países durante el mismo período, nuestros hallazgos sugieren que las políticas para combatir los contagios tuvieron un efecto significativo en el logro de mayores niveles de adhesión a la permanencia en el hogar. Asimismo, nuestros resultados indican que las políticas de distanciamiento social tuvieron un mayor impacto cuando los gobiernos estatales introdujeron y mantuvieron un conjunto más amplio de medidas coherentes e integrales.

    Abstract in English:

    Abstract In Brazil, sub-national governments have played a particularly important role as the key actors implementing non-pharmaceutical interventions to halt the spread of COVID-19. Building on the methodology proposed by the Oxford COVID-19 Government Response Tracker (OxCGRT), we coded the stringency levels of state-level school, commerce, services, industry, public gathering, and private event closure policies and describe these actions’ duration at the state-level in Brazil from early February to mid-May 2020. Our results suggest significant heterogeneity across Brazil and across weeks in social distancing policy stringency during this period. We then apply dynamic times-series cross-sectional methods to evaluate the effect of anti-contagion policies on the population’s mobility using cell phone location data. We find that anti-contagion policies had a significant effect on producing higher adherence to remaining at home even though social distancing policies were relatively moderate as compared to other countries. Our results also suggest that social distancing policies have a greater impact when a more complete and coherent set of policies were introduced and sustained by state governments.
  • Politics, pandemics, and support: the role of political actors in Dutch state aid during COVID-19 Social Distancing Strategies To Tackle The Pandemic

    Sullivan, Erin; Wolff, Emily Anne

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Como são distribuídos os recursos de auxílio governamental entre os vários setores econômicos durante uma crise? E por que alguns sectores recebem mais do que outros? A recente pandemia da COVID-19 sublinhou a urgência destas questões. Neste artigo, discutimos como uma perspectiva de economia política pode ajudar a explicar as caraterísticas do auxílio estatal setorial nos Países Baixos, uma nação tradicionalmente corporativista. Enquanto o governo prometeu à KLM, o maior ator no setor da aviação holandês, empréstimos no valor de 3,4 mil milhões de euros, o horeca (sector da hotelaria) não recebeu um pacote de auxílio semelhante. A análise de casos elimina explicações puramente técnicas para esse fenômeno. Utilizamos process-tracing e fizemos uma análise de centenas de artigos publicados na mídia do país para compreender a influência dos líderes políticos, lobbies e peritos. Descobrimos que, num contexto de crise econômica, o comportamento eleitoreiro dos líderes políticos e a força e organização dos lobbies, determinaram a quantia que cada setor poderia esperar receber. Entretanto, os interesses no campo das políticas públicas ajudam a explicar a forma específica do auzílio. Nossas conclusões sublinham a necessidade de considerar o apoio fiscal em termos de economia política, mesmo durante crises, e de explorar não somente a existência ou o montante dos auxílios oferecidos pelo estado, mas também sua composição.

    Abstract in Spanish:

    Resumen ¿Cómo se distribuyen los recursos de ayuda gubernamental entre los diferentes sectores económicos durante una crisis? ¿Y por qué algunos sectores reciben más que otros? La reciente pandemia de COVID-19 puso de relieve la importancia de estas cuestiones. En este artículo, exploramos cómo una perspectiva de economía política puede ayudar a entender la distribución del apoyo estatal en diferentes sectores en los Países Bajos, un país de tradición corporativista. Mientras que a KLM ‒el actor más importante del sector de aviación holandés‒ el gobierno le prometió préstamos de alrededor de 3.400 millones de euros, al sector HORECA (que congrega hoteles, restaurantes y cafeterías) se le denegó una ayuda similar. A través de un análisis cruzado de casos eliminamos razones puramente técnicas para este fenómeno. A continuación, utilizamos la metodología process-tracing y analizamos cientos de artículos de medios de comunicación holandeses para entender la influencia de líderes políticos, lobbies y expertos. Descubrimos que, en un contexto de crisis económica, el comportamiento electorero de los líderes políticos y el poder y organización de los lobbies determinaron la suma que cada sector podría esperar. Por otro lado, la estructura de dichas ayudas se explica a través del alineamiento político de los decisores políticos. Nuestros resultados subrayan la necesidad de estudiar el apoyo gubernamental en términos de economía política, inclusive durante crisis, y de explorar no solo la existencia o la cuantía de dichas ayudas sino también su composición.

    Abstract in English:

    Abstract How do governments distribute resources across economic sectors during a crisis? And why do some sectors receive more than others? The recent COVID-19 pandemic has highlighted the urgency of these questions. In this paper, we explore the extent to which a political economy perspective can help explain the characteristics of sector-specific state aid in the Netherlands, a traditionally corporatist country. While KLM, the biggest player in the Dutch aviation sector, was promised loans worth €3.4 billion, the horeca (hospitality) sector was denied a similar deal. Limited cross-case analysis eliminates purely economic accounts. We employed process-tracing and analyzed hundreds of national media articles to understand the influence of elected leaders, interest groups, and experts. We find that, against the backdrop of economic concerns, vote-seeking behavior by elected leaders as well as the strength and organization of interest groups influenced how much each sector could expect. Meanwhile, policy-seeking behavior helps explain the form that aid took. Our findings highlight the need to consider fiscal support in political economy terms, even during crises, and to explore the composition of state aid, not just its presence or amount.
  • How did the UK government face the global COVID-19 pandemic? Social Distancing Strategies To Tackle The Pandemic

    Resende, Tamiris Cristhina; Paschoalotto, Marco Antonio Catussi; Peckham, Stephen; Passador, Claudia Souza; Passador, João Luiz

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo tem o objetivo de analisar a coordenação e cooperação nas medidas de atenção básica à saúde adotadas pelo governo britânico no combate a evolução da COVID-19. A atenção básica à saúde é parte da solução adotada pelos governos no mundo para combater o vírus. Foi utilizada da análise de dados baseada na literatura de coordenação, cooperação e atenção básica à saúde, de forma cruzada com a análise documental dos relatórios elaborados pela Organização Mundial da Saúde e documentos, guias, discursos e planos de ação nos sites oficiais do governo britânico. As medidas adotadas pelo governo britânico foram analisadas em 4 períodos, de forma a ajudar na explicação das ações durante a pandemia: pré-primeiro caso (22 a 31 de janeiro), desenvolvendo medidas de prevenção (01 a 29 de fevereiro), primeiro plano de ação (1 a 23 de março) e lockdown (24 de março a 6 de maio). Apesar da falta de consenso em temas essenciais como o Brexit, as nações no Reino Unido estão trabalhando juntas com um alto nível de cooperação e coordenação na tomada de decisão durante o surto do coronavírus.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo analizar la coordinación y cooperación en las medidas de atención primaria de salud adoptadas por el gobierno británico para combatir la evolución de la COVID-19. Una crisis sin precedentes exige soluciones de políticas públicas y una gobernanza única en el desafío más importante del siglo XXI. La atención primaria de salud es claramente parte de la solución adoptada por los gobiernos de todo el mundo para combatir el virus. Se utilizó el análisis de datos ‒basado en la literatura sobre coordinación, cooperación y atención primaria de salud‒ cruzado con el análisis documental de informes elaborados por la Organización Mundial de la Salud y documentos, guías, discursos y planes de acción de los sitios web oficiales del gobierno británico. Las medidas adoptadas por el gobierno británico se analizaron en 4 periodos con el fin de ayudar a explicar las acciones durante la pandemia: pre-primer caso (22 a 31 de enero), desarrollo de medidas preventivas (01 a 29 de febrero), primer plan de acción (01 a 23 de marzo) y confinamiento (24 de marzo a 6 de mayo). A pesar de la disparidad en el consenso sobre temas clave como el Brexit, las naciones del Reino Unido están trabajando juntas con un alto nivel de cooperación y coordinación en la toma de decisiones durante el brote de coronavirus.

    Abstract in English:

    Abstract This paper aims to analyse the coordination and cooperation in Primary Health Care (PHC) measures adopted by the British government against the spread of the COVID-19. PHC is clearly part of the solution founded by governments across the world to fight against the spread of the virus. Data analysis was performed based on coordination, cooperation, and PHC literature crossed with documentary analysis of the situation reports released by the World Health Organisation and documents, guides, speeches and action plans on the official UK government website. The measures adopted by the United Kingdom were analysed in four periods, which helps to explain the courses of action during the pandemic: pre-first case (January 22- January 31, 2020), developing prevention measures (February 1 -February 29, 2020), first Action Plan (March 1- March 23, 2020) and lockdown (March 24-May 6, 2020). Despite the lack of consensus in essential matters such as Brexit, the nations in the United Kingdom are working together with a high level of cooperation and coordination in decision-making during the COVID-19 pandemic.
  • Municipal Responses to COVID-19: the case of library closures in New South Wales local government Social Distancing Strategies To Tackle The Pandemic

    Wallace, Andrea; Dollery, Brian

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Em resposta à pandemia da COVID-19, o governo de Nova Gales do Sul (NGS), na Austrália, ordenou o fechamento de todas as bibliotecas municipais com o objetivo de limitar os impactos da contaminação. Como resultado, 372 bibliotecas públicas pararam suas atividades no dia 23 de março de 2020. Embora o fechamento de bibliotecas públicas certamente contribui para restringir a propagação do vírus, deve-se considerar as consequências negativas dessa medida, dado o papel central desempenhado pelas bibliotecas municipais nas comunidades locais e as características particulares dos usuários. Este artigo discute os impactos do encerramento das atividades das bibliotecas em NGS através de duas perspectivas: (a) a partir do efeito da medida na situação fiscal dos municípios; e (b) o seu impacto em relação a propagação do vírus e seus efeitos mais amplos no bem-estar das comunidades locais. O estudo conclui que restrições parciais no acesso aos serviços deveriam ter sido consideradas como alternativa ao fechamento total das bibliotecas.

    Abstract in Spanish:

    Resumen En respuesta a la pandemia de COVID-19, el gobierno de Nueva Gales del Sur (NSW), Australia, ordenó el cierre de todas las bibliotecas municipales para limitar el impacto de la contaminación. Como resultado, 372 bibliotecas públicas de NSW cesaron sus operaciones el 23 de marzo del 2020. Aunque el cierre de las bibliotecas públicas indudablemente contribuirá a restringir la proliferación del coronavirus, se deben considerar las consecuencias negativas de dicha medida, dado el rol esencial de las bibliotecas municipales en las comunidades locales y las características particulares de sus usuarios. Este artículo discute los impactos del cese de actividades de las bibliotecas municipales de NSW desde dos perspectivas: (a) su efecto en la situación fiscal de los municipios y (b) su impacto en la proliferación del coronavirus, así como sus efectos más amplios en el bienestar de las comunidades locales. El estudio concluye que, en lugar de un cese total, se deberían haber considerado restricciones parciales al acceso las bibliotecas.

    Abstract in English:

    Abstract In response to the COVID-19 pandemic, the New South Wales (NSW) government ordered the closure of all municipal libraries in order to limit the impact of the contagion. As a result, 372 public libraries in NSW ceased operation on the 23rd March 2020. While the closure of public libraries will undoubtedly contribute to restricting the spread of the coronavirus, given the pivotal role played by municipal libraries in local communities, as well as the special characteristics of library patrons, it will have other negative consequences. In this paper we consider the impact of the closure of municipal libraries in NSW from two perspectives: (a) its effect on the fiscal circumstances of local authorities and (b) its impact on the spread of the corona contagion as well as its broader effects on local community wellbeing. We conclude that rather than complete closure, partial constraints on library use should have been considered.
  • Multi-level governance tackling the COVID-19 pandemic in China Social Distancing Strategies To Tackle The Pandemic

    Santos, Niedja de Andrade e Silva Forte dos

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O artigo objetiva investigar a liderança pública das ações, relações privadas e intergovernamentais da China no enfrentamento da pandemia de COVID-19, identificando setores e níveis envolvidos, bem como os papéis desempenhados. O argumento central é o de que o controle bem sucedido da pandemia depende da liderança eficaz e integrada das relações intergovernamentais e privadas nos diversos níveis. O enquadramento conceitual, teórico e analítico é dado pela teoria da governança multinível. Através do método de estudo de caso, as ações de enfrentamento adotadas na China (n = 374) foram mapeadas a partir dos relatórios emitidos pelo governo chinês, pela Organização Mundial da Saúde e informações da mídia. As ações foram categorizadas através da técnica de análise de conteúdo. Resultados quantitativos e qualitativos são apresentados e mostram os papéis dos atores, bem como a relevância da governança multinível diante da rápida e complexa resposta exigida pela emergência da pandemia. Na última seção são apresentadas as conclusões e oportunidades para desenvolvimentos futuros. A relevância da pesquisa também reside na escassez de estudos sobre a aplicação da governança multinível em regimes não democráticos, especialmente durante pandemias.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El artículo investiga el liderazgo público de China en las acciones y relaciones intergubernamentales y privadas para enfrentar la pandemia de COVID-19, al identificar los sectores y niveles involucrados, así como los roles. El argumento central es que el control exitoso de la pandemia depende de un liderazgo efectivo e integrado a diferentes niveles. La teoría de gobernanza multinivel es el marco conceptual, teórico y analítico. Las acciones adoptadas en China (n = 374) se mapearon a través del método de estudio de caso, a partir de informes emitidos por el gobierno chino, la Organización Mundial de la Salud e información de los medios y, para categorizar esos datos, se adoptó la técnica de análisis de contenido. Se presentan hallazgos cuantitativos y cualitativos que muestran los roles de los actores, así como la relevancia de la gobernanza multinivel ante la respuesta rápida y compleja requerida por la emergencia pandémica. En la última sección se exponen las conclusiones y recomendaciones para futuras investigaciones. La falta de estudios sobre la aplicación de la gobernanza multinivel en regímenes no democráticos, especialmente durante una pandemia, demuestra la relevancia de este estudio y su contribución a la literatura.

    Abstract in English:

    Abstract This paper investigates China’s leadership over intergovernmental and private actions in tackling the COVID-19 pandemic and identifies sectors, levels, and roles played. The main argument is that successful control over the pandemic depends on effective and integrated leadership at different levels. The conceptual, theoretical, and analytical framework is given by the multi-level governance theory. Through a case study, the actions adopted in China (n = 374) were mapped from reports issued by the Chinese government, the World Health Organization, and media information. Content analysis was adopted to categorize data. Quantitative and qualitative findings show different roles of actors, as well as usefulness of the multi-level governance to provide fast and complex responses required during the pandemic. In the last section, the conclusion and recommendations for future research are addressed. The lack of studies on the application of multi-level governance in non-democratic regimes especially during a pandemic indicates the relevance and contribution of this study to the literature.
  • Estonian response to COVID-19 pandemic: learning, cooperation, and the advantages of being a small country Social Distancing Strategies To Tackle The Pandemic

    Raudla, Ringa

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Em comparação com outros países europeus, a Estônia conseguiu reduzir a disseminação do coronavírus de maneira bastante eficaz. Este artigo busca dar uma visão geral das medidas tomadas para enfrentar a crise da COVID-19 entre os meses de março e maio de 2020 e explicar por que a Estônia conseguiu conter a epidemia com sucesso. O artigo argumenta que a gestão da crise foi facilitada por fatores políticos, pela rapidez na aprendizagem de políticas públicas, pela cooperação com a comunidade científica e pela infraestrutura existente de TIC e governo eletrônico.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Comparada con otros países de Europa, Estonia ha logrado restringir la propagación del coronavirus relativamente bien. Este artículo se propone brindar una visión general de las medidas tomadas entre marzo y mayo del 2020 para enfrentar la crisis de la COVID-19 y explicar por qué Estonia logró contener la epidemia. El artículo argumenta que el manejo de la crisis fue facilitado por factores políticos, por el rápido aprendizaje sobre políticas públicas, por la cooperación con la comunidad científica, y por la infraestructura de tecnologías de comunicación e información y gobierno digital.

    Abstract in English:

    Abstract Compared to many other countries in Europe, Estonia managed to curtail the spread of the new coronavirus rather effectively. This paper offers an overview of the measures undertaken to tackle the COVID-19 pandemic in March-May 2020 and explain why Estonia managed to successfully contain the epidemic. The paper argues that the management of the crisis was facilitated by political factors, quick policy learning, cooperation with the scientific community, and the existing ICT and e-government infrastructure.
  • Policy Responses to fight COVID-19; the case of Ghana Social Distancing Strategies To Tackle The Pandemic

    Antwi-Boasiako, Joseph; Abbey, Charles Othniel A.; Ogbey, Patrick; Ofori, Rita Amponsah

    Abstract in Portuguese:

    Resumen Este documento se concentra en las respuestas políticas del gobierno de Ghana con un enfoque en tres áreas; salud, económica y social, en las cuales el país condujo varias políticas públicas. El estudio destaca la adopción del enfoque 3T en salud, CAP-20 en economía y agua gratuita y electricidad subsidiada para los ciudadanos como intervenciones sociales. Asimismo, el estudio concluye que las medidas implementadas por el Gobierno de Ghana han arrojado resultados significativos, aunque se identifican algunos desafíos relacionados con los mecanismos de ejecución de las políticas públicas. Las estadísticas disponibles al 25 de octubre de 2020 sobre la situación de la COVID-19 en Ghana confirman los avances logrados.

    Abstract in Spanish:

    Resumo Este trabalho se concentra nas respostas políticas do governo de Gana, com foco em três áreas: saúde, econômica e social, onde o país conduziu várias políticas públicas. O estudo destacou a adoção da abordagem 3T na saúde, CAP-20 na economia, e água gratuita e eletricidade subsidiada para os cidadãos como intervenções sociais. O estudo concluiu que as medidas implementadas pelo Governo de Gana produziram resultados significativos, identificando desafios relacionados aos mecanismos de entrega das políticas públicas. As estatísticas disponíveis em 25 de outubro de 2020 sobre a situação da COVID-19 em Gana confirmam os ganhos obtidos.

    Abstract in English:

    Abstract This paper focuses on the policy responses of Ghana’s government with a focus on three areas: health, economic, and social. Ghana had made several policy interventions in these three areas. The study highlighted the adoption of the 3T-approach in health, CAP-20 in economics, and free water and subsidized electricity for citizens as social interventions. The study concludes that the measures undertaken by the Government of Ghana have yielded significant results even though some challenges with delivery mechanisms are identified. The available statistics as of October 25, 2020 on the COVID-19 situation in Ghana further affirm the gains.
  • COVID-19 monetary transfer in El Salvador: determining factors Social Distancing Strategies To Tackle The Pandemic

    Durán, Carlos Ayala

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Dada a ausência de diretrizes governamentais, o texto apresenta uma análise exploratória e identifica quais são os fatores estatísticos determinantes que explicam a transferência única de renda ($300 dólares) como medida econômica para enfrentar a pandemia gerada pela COVID-19 em El Salvador. Para tal fim, utiliza-se uma análise estatística de regressão logística (receber ou não a ajuda) com base em uma amostra probabilística de respondentes em todo o país (n=1222). Como variáveis independentes emprega-se caraterísticas importantes utilizadas em programas de transferência de renda em todo o mundo: Idade, gênero, zona de procedência, emprego e renda familiar e nível educacional. O presente texto identifica que existe uma relação inversa e estatisticamente significativa entre essa ajuda pública com a renda familiar e o nível educacional. Finalmente, discute-se a necessidade de ampliação do programa econômico e a importância de considerar características como idade, gênero, zona de procedência e emprego nesse tipo de políticas econômicas.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Ante la falta de lineamientos gubernamentales, el presente texto muestra un análisis exploratorio e identifica cuáles han sido los determinantes estadísticos asociados a la recepción de la transferencia monetaria única ($300 dólares) como medida económica para enfrentar la pandemia de COVID-19 en El Salvador. Para tal efecto, se utiliza un análisis estadístico de regresión logística (recibir la ayuda o no) con base en una muestra probabilística de encuestados en todo el país (n=1222). Como variables independientes se emplean características cruciales utilizadas en programas de transferencias monetarias a nivel internacional: Edad, género, lugar de origen, empleo, ingresos familiares y nivel educacional. El presente texto identifica que existe una relación inversa y estadísticamente significativa entre la asignación de esa ayuda pública, los ingresos familiares y el nivel educacional. Finalmente, se discute la necesidad de ampliación del programa y la importancia de considerar aspectos como edad, género, lugar de origen y empleo en ese tipo de políticas económicas.

    Abstract in English:

    Abstract Given the lack of governmental guidelines, this paper identifies and analyzes the statistical determinants associated with receiving the onetime monetary transfer in El Salvador ($300 dollars) as an economic measure to face the COVID-19 pandemic. A logistic regression was implemented (whether received the transfer or not) based on a probabilistic sample (n=1222) of surveyed people throughout the country. Independent variables were selected drawing upon key characteristics employed internationally in monetary transfers: age, gender, rural area, employment, family income, and education. The text identifies a statistically significant and negative relation between receiving the monetary transfer and two variables: family income and educational level. The need to increase coverage of the program is addressed as well as the importance of considering age, gender, rural areas, and employment as criteria for selecting the beneficiaries in such economic measures.
  • The impact of COVID-19 on education provision to indigenous people in Mexico Social Distancing Strategies To Tackle The Pandemic

    Sánchez-Cruz, Elida; Masinire, Alfred; López, Enrique Vez

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A pandemia da COVID-19 levou a medidas como o fechamento de todas as escolas em todos os níveis educacionais, e a transferência de suas atividades para a arena online, o que implica uma forte dependência do acesso à Internet e dispositivos eletrônicos. Medidas como essas tendem a aprofundar a desigualdade já existente e causar grandes interrupções no processo de aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, a configuração da diversificada sociedade mexicana e das comunidades escolares exige uma estrutura política que promova a educação igualitária e garanta uma forma de construção do conhecimento acessível a todos; uma perspectiva de educação que respeite os grupos e culturas tradicionais, especialmente aqueles que geralmente são desfavorecidos financeiramente, como os indígenas. Este artigo examina as medidas tomadas para apoiar a oferta de educação online, em geral, e a oferta para grupos indígenas, em particular. A abordagem de coleta de dados para apoiar os resultados consistiu na revisão dos sites oficiais da UNESCO, do Ministério da Educação mexicano e de três estados com o maior número de povos indígenas . Os resultados sugerem que a produção de programas de TV e livretos escolares em línguas indígenas falam de um esforço considerável para alcançar as comunidades indígenas em todo o país. No entanto, as medidas tomadas pelos governos nacional e estaduais podem ser consideradas ainda limitadas e um tanto tendenciosas a favor dos alunos monolíngues.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Como resultado de la pandemia de COVID-19, se han tomado medidas a nivel mundial para cerrar las escuelas en todos los niveles y trasladar la educación al ámbito en línea, lo que implica una fuerte dependencia del acceso a internet y dispositivos electrónicos. Medidas como estas seguramente profundizarán la desigualdad ya existente y provocarán grandes interrupciones en el proceso de aprendizaje de los estudiantes. En este contexto, la conformación de nuestra diversificada sociedad y de las comunidades escolares mexicanas exige un marco político que promueva la educación equitativa y asegure una forma de construcción del conocimiento accesible a todos; una perspectiva educacional que respete los grupos y culturas tradicionales, especialmente aquellos que suelen estar en desventaja económica, como los pueblos indígenas. Este artículo examina las medidas adoptadas para apoyar la provisión de educación en línea, en general, y a los grupos indígenas, en particular. El enfoque de recopilación de datos para respaldar los hallazgos consistió en revisar los sitios web oficiales de la UNESCO, del Ministerio de Educación de México y de tres estados con mayor número de pueblos indígenas (PI). Los resultados sugieren que la producción de programas de televisión y folletos escolares en lenguas indígenas demuestra un esfuerzo considerable para llegar a las comunidades indígenas de todo el país. Sin embargo, las medidas tomadas por los gobiernos nacional y de los estados pueden considerarse aún limitadas y algo sesgadas a favor de los estudiantes monolingües.

    Abstract in English:

    Abstract As a result of the COVID-19 pandemic, measures have been taken globally to shut down schools at all levels and move education to the online arena, which entails a strong dependence on access to the internet and electronic gadgets. Measures such as these are bound to deepen already existing inequality and bring about major disruptions in the students’ learning process. In this context, the makeup of our diverse Mexican society and school communities calls for a political framework that promotes equal education and ensures a way of constructing knowledge that is accessible to all; a perspective in education that respects traditional groups and cultures, especially those who are usually financially disadvantaged, such as indigenous people. This article examines measures taken to support provision of online education, in general, and indigenous groups, in particular. The data collection approach to support the findings consisted of reviewing official websites from UNESCO, the Mexican Ministry of Education, and three states with the largest number of indigenous people (IP). The findings suggest that the production of TV programs and school booklets in indigenous languages show a considerable effort to reach out to indigenous communities throughout the country. Nevertheless, the measures taken by the national and state governments may still be deemed limited and somewhat biased in favor of monolingual students.
  • The costs and benefits of duality: Colombia’s decentralization and the response to the COVID-19 pandemic Social Distancing Strategies To Tackle The Pandemic

    Bello-Gomez, Ricardo A.; Sanabria-Pulido, Pablo

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A dualidade da Colômbia, entre a força relativa do governo central e o amplo processo de descentralização com fortalecimento de governos subnacionais e locais, estabeleceu os contornos da resposta do país à pandemia de COVID-19. Testemunhou-se uma substancial tensão entre os governos nacional e subnacionais no tratamento da crise. Os limites pouco claros das políticas desafiam a coordenação governamental em vários níveis. No entanto, as relações intergovernamentais e a governança em vários níveis funcionaram até certo ponto. Enquanto isso, os estilos de liderança, o nível de apoio político, o ambiente local de governança e o nível local de capacidade institucional, afetaram as estratégias das lideranças governamentais locais e seu sucesso no combate à pandemia. Além disso, as desigualdades na capacidade de prover serviços de saúde em todo o território colombiano apresentam desafios adicionais para uma resposta nacional à pandemia que garanta efetividade e equidade.

    Abstract in Spanish:

    Resumen La dualidad del modelo unitario descentralizado de Colombia, entre la fuerza relativa del gobierno central y el amplio proceso de descentralización hacia los gobiernos subnacionales y locales ha influido en la respuesta del país frente a la pandemia de COVID-19. Algunas tensiones sustanciales han aparecido entre los gobiernos nacional y subnacionales en el manejo de la crisis. Un contexto con algunos límites jurisdiccionales borrosos impone un reto a la coordinación gubernamental multinivel. Sin embargo, las relaciones intergubernamentales y la gobernanza multinivel parecen haber funcionado en alguna medida. Por otro lado, los estilos de liderazgo, el nivel de apoyo político, el entorno local de gobernanza y el nivel local de capacidad institucional han afectado las estrategias de las autoridades locales y su éxito al enfrentar la pandemia. Más aun, las disparidades en la capacidad de protección en salud a lo largo del territorio colombiano plantean desafíos adicionales para una respuesta coordinada nacional a la pandemia que asegure tanto efectividad como equidad.

    Abstract in English:

    Abstract Colombia’s duality between the relative strength of the central government and the broad process of decentralization towards subnational and local governments has shaped the country’s response to the COVID-19 pandemic. Substantial tensions have arisen between the national and subnational governments in the handling of the crisis. Thus, blurred policy boundaries challenge multi-level government coordination. Yet, intergovernmental relations and multi-level governance have worked at some extent. Meanwhile, leadership styles, the level of political support, the local governance environment and the level of local institutional capacity have affected the strategies of local government leaders and their success to tackle the pandemic. Moreover, uneven healthcare capacity across the Colombian territory posits further challenges for a national response to the pandemic that ensures both effectiveness and equity.
  • How does a populist government interpret and face a health crisis? Evidence from the Mexican populist response to COVID-19 Social Distancing Strategies To Tackle The Pandemic

    Renteria, Cesar; Arellano-Gault, David

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Em 2020, os governos foram confrontados com a necessidade de enfrentar a crise sanitária causada pela COVID-19, sem ter certeza sobre quais as melhores alternativas para lidar com a pandemia sem arruinar a economia. Em um marco de incerteza causada pelo novo vírus, os governos nacionais basearam suas respostas em crenças e ideias políticas, o que se refletiu na diversidade de respostas: liberais, autoritárias, centralizadas, descentralizadas, transparentes ou opacas. Nesse artigo, nos concentramos em um desses tipos de resposta, o populismo, e buscamos entender como as crenças populistas determinam as ações burocráticas adotadas por um governo para lidar com a crise sanitária. Com esse objetivo, fizemos um estudo de caso comparativo entre o governo federal mexicano (populista) e o governo do estado de Jalisco (não-populista). Nossos resultados sugerem que as ações administrativas adotadas pelo governo federal (populista) foram baseadas em crenças negativas com relação ao conhecimento científico especializado procedente de fora do governo; um desinteresse em buscar mais informações em fontes distantes ou pouco conhecidas; e o fortalecimento dos programas emblemáticos como a principal forma de enfrentar a crise econômica que se aproxima. Também descobrimos que o governo federal mexicano representa uma manifestação peculiar de populismo, que denominamos populismo downsizing (populismo que promove a redução do tamanho do estado). Nosso artigo permite avançar nosso entendimento sobre como o populismo pode afetar a forma e a função das burocracias.

    Abstract in Spanish:

    Resumen En 2020, los gobiernos se enfrentaron a la necesidad de abordar la crisis de salud causada por la COVID-19, sin estar seguros de qué funcionaría mejor para abordar esta crisis de salud sin arruinar la economía. En un marco de incertidumbre provocado por el nuevo virus, los gobiernos nacionales basaron sus respuestas en creencias e ideas políticas, lo que se reflejó en la diversidad de respuestas: liberales, autoritarias, centralizadas, descentralizadas, transparentes o veladas. En este artículo, nos enfocamos en uno de esos tipos de respuestas, el populismo, y buscamos entender cómo las creencias populistas determinan las acciones burocráticas tomadas por un gobierno para enfrentar la crisis de salud. Para ello, realizamos un estudio de caso comparativo entre el gobierno federal mexicano (populista) y el gobierno del estado de Jalisco (no populista). Nuestros resultados sugieren que las acciones administrativas tomadas por el gobierno federal se basaron en creencias negativas con respecto al conocimiento científico especializado proveniente de fuera del gobierno; falta de interés en buscar más información de fuentes lejanas o poco conocidas; y el fortalecimiento de programas emblemáticos como principal forma de enfrentar la crisis económica que se avecina. También encontramos que el gobierno federal mexicano representa una manifestación peculiar del populismo, al que denominamos “populismo reductor” (populismo que promueve la reducción del tamaño del estado). Nuestro artículo nos permite avanzar en nuestra comprensión de cómo el populismo puede afectar la forma y función de las burocracias.

    Abstract in English:

    Abstract In 2020, governments were faced with addressing the health crisis caused by the COVID-19 pandemic, without certainty about what would work best to reduce the health crisis without ruining the economy. Through all the uncertainty, national governments based their responses to COVID-19 on beliefs and political ideas, which was reflected on the diversity of the responses: liberal, authoritarian, centralized, decentralized, transparent, or opaque. In this article we focus on one of these responses, populism, and seek to understand how populist beliefs drive bureaucratic actions taken by a populist government to handle the health crisis. We conducted a comparative case study between the Mexican populist federal government and the non-populist Jalisco state government. Our findings suggest that the administrative actions chosen by the Mexican populist government were based on negative beliefs towards expert scientific knowledge from outside the government; a disinterest in searching for more information from distant or unfamiliar sources; and a strengthening of flagship programs as the main way to address the upcoming economic crisis. We also found that the Mexican government shows a peculiar manifestation of populism, which we refer as downsizing populism. Our article advances our understanding about how populism may affect the form and function of bureaucracies.
  • The hydroxychloroquine alliance: how far-right leaders and alt-science preachers came together to promote a miracle drug Comparative Analysis Of Covid-19: Political Leadership, Context, Policy Response

    Casarões, Guilherme; Magalhães, David

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Logo após a eclosão da pandemia da COVID-19, o mundo viu líderes de extrema direita se unindo para promover a hidroxicloroquina (HCQ), apesar de resultados controversos. Por que alguns líderes promoveram ativamente o remédio desde então, mesmo contradizendo recomendações de autoridades de saúde de seus próprios governos? Nosso argumento é duplo. Primeiro, a HCQ tem sido uma ferramenta integral do desempenho médico populista no contexto da pandemia de COVID-19. Adotamos a definição de Lasco e Curato (2018) de populismo médico como um estilo político performático durante crises de saúde pública que joga “o povo” contra “o sistema” usando alegações de conhecimento alternativo para lançar dúvidas sobre a credibilidade de médicos, cientistas e tecnocratas. Segundo, em vez de ser um esforço individual, o populismo médico diante da crise do coronavírus levou populistas a construir uma rede de ciência alternativa, definida como um movimento difuso de supostos buscadores da verdade que defendem publicamente suas convicções científicas em uma encruzilhada entre evidências parciais, pseudociência e teorias da conspiração. É composto por cientistas, empresários e celebridades unidos por sua desconfiança nos governos e na ciência convencional. Neste artigo, examinamos a formação da aliança da hidroxicloroquina, bem como suas implicações políticas e para as políticas públicas. Para tanto, comparamos por que e como Donald Trump e Jair Bolsonaro recorreram ao populismo médico performático ao abordar a crise de saúde. Ao mobilizar os conceitos de populismo médico e ciência alternativa, este artigo tem como objetivo contribuir para o estudo da relação entre política populista e formulação de políticas.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Poco después del comienzo de la pandemia de COVID-19, el mundo vio a líderes de ultraderecha uniéndose para promover la hidroxicloroquina (HCQ) a pesar de sus controvertidos resultados. ¿Por qué algunos líderes han promocionado activamente la medicina desde entonces, incluso contradiciendo las recomendaciones de las autoridades de salud de sus propios gobiernos? Nuestro argumento es doble. Primero, la HCQ ha sido una herramienta integral de la performance del populismo médico en el contexto de la pandemia de COVID-19. Adoptamos la definición de Lasco y Curato (2018) de populismo médico como un estilo político performativo durante crisis de salud pública que pone al pueblo contra el sistema (establishment) usando alegaciones de conocimiento alternativo para poner en duda la credibilidad de médicos, científicos y tecnócratas. Segundo, en lugar de ser un esfuerzo individual, el populismo médico ante la crisis del coronavirus ha llevado a los populistas a construir una red de ciencia alternativa, definida como un movimiento difuso de supuestos buscadores de la verdad que defienden públicamente sus convicciones científicas en una encrucijada entre evidencias parciales, pseudociencia y teorías de la conspiración. Son científicos, empresarios y celebridades unidos por su desconfianza hacia los gobiernos y la ciencia convencional. En este artículo, analizamos cómo se formó la alianza de la hidroxicloroquina, así como sus implicaciones políticas y para las políticas públicas. Comparamos por qué y cómo Donald Trump y Jair Bolsonaro han recurrido al populismo médico performativo al abordar la crisis de salud. Al movilizar los conceptos de populismo médico y ciencia alternativa, este artículo tiene como objetivo contribuir a la investigación sobre la relación entre la política populista y la formulación de políticas.

    Abstract in English:

    Abstract Soon after the outbreak of the COVID-19 pandemic, the world saw far-right leaders uniting to promote hydroxychloroquine despite controversial results. Why have some leaders actively promoted the drug since then, contradicting recommendations made by their own government’s health authorities? Our argument is twofold. First, hydroxychloroquine has been an integral tool of medical populist performance in the context of the COVID-19 pandemic. We adopt Lasco & Curato’s (2018) definition of medical populism as a political style based on performances of public health crises that pit ‘the people’ against ‘the establishment’ using alternative knowledge claims to cast doubt on the credibility of doctors, scientists, and technocrats. Second, rather than being an individual endeavor, medical populism addressing the coronavirus crisis has led populists to build an alt-science network. We define it as a loose movement of alleged truth-seekers who publicly advance scientific claims at a crossroads between partial evidence, pseudo-science, and conspiracy theories. It comprises scientists, businesspeople and celebrities united by their distrust of governments and mainstream science. In this article, we look at how the hydroxychloroquine alliance was formed, as well as its political and policy implications. To this end, we compare why and how Donald Trump and Jair Bolsonaro have appealed to medical populist performances when addressing the health crisis. By mobilizing the concepts of medical populism and alt-science, this paper aims to contribute to the scholarship on the relationship between populist politics and policy-making.
  • Comparing strategies against COVID-19: Italy and Switzerland Comparative Analysis Of Covid-19: Political Leadership, Context, Policy Response

    Cepiku, Denita; Giordano, Filippo; Meneguzzo, Marco

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A pandemia da COVID-19 mostra todas as características de um problema prejudicial. Não se trata somente de uma crise de cuidados intensivos, mas também de uma crise sanitária, social, econômica e humanitária mais complexa. Ademais, seus riscos continuarão até que se leve a cabo uma vacinação massiva pois o controle do contagio depende dela e do comportamento responsável dos cidadãos. As estratégias de luta contra a COVID-19 na Lombardia, Vêneto (Italia) e Ticino (Suíça) têm apontado ser mais frutífero um enfoque mais equilibrado que não se centra exclusivamente nos hospitais senão também no território. Portanto, um enfoque mais integrado traz benefícios do ponto de vista clínico, social e econômico ao mesmo tempo que fornece também a preparação para as futuras emergências.

    Abstract in Spanish:

    Resumen La pandemia de COVID-19 muestra todas las características de un grave problema. No se trata sólo de una crisis de cuidados intensivos, sino también de una crisis sanitaria, social, económica y humanitaria más compleja. Además, sus riesgos continuarán hasta que se lleve a cabo una vacunación masiva, de esto depende el control del contagio, y también del comportamiento responsable de los ciudadanos. Las estrategias de lucha contra la COVID-19 en Lombardía, Véneto (Italia) y Tesino (Suiza) han demostrado que es más fructífero un enfoque más equilibrado que no se centre exclusivamente en los hospitales, sino también en el territorio. Por tanto, un enfoque más integrado será beneficioso desde el punto de vista clínico, social y económico, y brindará también preparación para futuras emergencias.

    Abstract in English:

    Abstract The COVID-19 pandemic has all features of a wicked problem. It is not only a crisis of intensive care but also a more complex health, social, economic, and humanitarian crisis. Moreover, its risks will continue until mass vaccination is undertaken, hence, the control of contagiousness relies on citizens’ responsible behavior. Strategies to fight COVID-19 in Lombardy, Veneto (Italy) and in Ticino (Switzerland) have shown that a more balanced approach focusing not exclusively on hospitals but also on a territorial basis, pays off. Therefore, a more integrated approach is beneficial from a clinical, social, and economic point of view providing procedures for future emergencies.
  • COVID-19 in Africa: a comparative analysis of early policy responses Comparative Analysis Of Covid-19: Political Leadership, Context, Policy Response

    Sotola, David Olusegun; Pillay, Pregala; Gebreselassie, Hafte

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A pandemia da COVID-19 causou grande turbulência em todo o mundo. Entre os países africanos pode-se perceber semelhanças e diferenças tanto em relação a natureza do surto como nas respostas políticas implementadas. Esse artigo discute essas respostas e reflete sobre sua eficácia como estratégia de contenção da pandemia. Especulamos as razões pelas quais essas estratégias parecem funcionar (ou não) e quais são as lições aprendidas, bem como examinamos a criação de ‘equipes de crise’ e se essas equipes demonstram confiança no sistema de administração pública existente. A análise nos permite argumentar que, embora a manifestação dos casos e os testes conduzidos na África do Sul tenham divergido significativamente do observado no resto do continente, há uma semelhança em geral em relação a gestão da pandemia em toda a África. Identificamos alguns elementos que refletem essa similaridade na gestão, entre eles a adoção de medidas rápidas e precoces, a experiência recente no gerenciamento de epidemias/crises de saúde e a existência de alguma forma de resiliência da comunidade, adquirida ao longo de anos de experiência em lidar com um estado de falta de governança. Ainda, observamos a escassez de estudos sobre gestão de crises no contexto da administração pública e sugerimos futuros trabalhos na área. Finalmente, percebemos que o uso de ‘equipes de crise’ constituídas especificamente e com poderes para lidar com a situação de emergência é uma prática comum. Entretanto, não há uma análise rigorosa suficiente para mostrar que essa estratégia é eficaz e tem impacto nas instituições burocráticas existentes.

    Abstract in Spanish:

    Resumen La pandemia de COVID-19 causó una gran conmoción en todo el mundo. Entre los países africanos, se pueden observar similitudes y diferencias tanto en relación con la naturaleza del brote como en las respuestas políticas implementadas. Este artículo analiza esas respuestas y reflexiona sobre su eficacia como estrategia de contención de una pandemia. Especulamos sobre las razones por las que estas estrategias parecen funcionar (o no) y cuáles son las lecciones aprendidas, además de examinar la creación de “equipos de crisis” y si estos equipos muestran confianza en el sistema de administración pública existente. El análisis nos permite argumentar que, aunque la manifestación de casos y pruebas realizadas en Sudáfrica ha divergido significativamente de la observada en el resto del continente, existe una similitud en general en relación con el manejo de la pandemia en África. Identificamos algunos elementos que reflejan esta similitud en la gestión, incluida la adopción de medidas rápidas y tempranas, la experiencia reciente en el manejo de epidemias/crisis de salud y la existencia de alguna forma de resiliencia comunitaria, adquirida durante años de experiencia en lidiar con un estado de falta de gobernanza. Además, notamos la escasez de estudios sobre gestión de crisis en el contexto de la administración pública y sugerimos trabajos futuros en el área. Finalmente, percibimos que el uso de “equipos de crisis” específicamente constituidos y capacitados para hacer frente a la emergencia es una práctica común. Sin embargo, no existe un análisis suficientemente riguroso para demostrar que esta estrategia es efectiva y tiene un impacto en las instituciones burocráticas existentes.

    Abstract in English:

    Abstract The COVID-19 pandemic has caused turmoil around the world. In Africa, some similarities and differences could be observed in the nature of the outbreak and the policy responses across the continent. This article discusses the policy responses and reflects on their effectiveness as a containment strategy. We speculate on why these strategies seem to work or not, and the lessons therein. The analysis also examines the setting up of crisis teams and whether they indicate lack of trust in the existing public administration system. The article argues that though South African cases and testing diverged significantly from the rest of the continent, a wider similarity can be observed in pandemic management across the continent. The article identifies some factors including quick and early measures, recent experience managing epidemic/health crises, and a display of some form of community resilience acquired over years of living in a state of poor governance as some of the important factors in the management of the pandemic. We find there is a dearth of scholarship on crisis management in the context of public administration and suggest this should be an object of future study in the field. The use of ad-hoc crisis teams that assume emergency powers is a common practice, but there is insufficient rigorous analysis to show their effectiveness and impact on existing bureaucratic institutions.
  • The role of intergovernmental relations in response to a wicked problem: an analysis of the COVID-19 crisis in the BRICS countries Comparative Analysis Of Covid-19: Political Leadership, Context, Policy Response

    Oliveira, Jose A. Puppim de; Barabashev, Alexey G.; Tapscott, Christopher; Thompson, Lisa Ingrid; Qian, Haoqi

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Políticas públicas para solução de problemas perversos (wicked problems), como a crise da COVID-19, têm sido dificultadas devido à complexidade dos ambientes institucionais em que elas acontecem. Esses problemas também requerem cada vez mais coordenação multinível, dando um papel fundamental às relações intergovernamentais. Este artigo analisa esse papel na resposta dos países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) à crise da COVID-19. Foi desenvolvido um arcabouço analítico para entender a dinâmica dessas relações intergovernamentais, que foi usado para avaliar a capacidade do estado e dos sistemas políticos para dar respostas efetivas à COVID-19. O arcabouço é baseado em três dimensões: o sistema político e do estado, as instituições formais e informais, e o alinhamento político entre os níveis de governo e a administração pública. Apesar da importância dos sistemas políticos e de estado, as instituições informais e os processos políticos foram instrumentais para definir e implementar as estratégias de combate à COVID-19, principalmente nos países mais decentralizados. Países sem instituições formais robustas para facilitar as relações intergovernamentais tendem a oferecer resultados ineficientes e não-efetivos em termos de políticas públicas para atacar problemas perversos.

    Abstract in Spanish:

    Resumen Las políticas públicas para resolver problemas perversos ( wicked problems ), como la crisis de COVID-19, se han visto obstaculizadas por la complejidad de los entornos institucionales en los que ocurren. Estos problemas también requieren cada vez más una coordinación multinivel, lo que hace que las relaciones intergubernamentales jueguen un papel fundamental. Este artículo analiza ese papel en la respuesta de los países BRICS (Brasil, Rusia, India, China y Sudáfrica) a la crisis de la COVID-19. Se desarrolló un marco analítico para comprender la dinámica de estas relaciones intergubernamentales, que se utilizó para evaluar la capacidad del estado y de los sistemas políticos para brindar respuestas efectivas a la COVID-19. El marco se basa en tres dimensiones: el sistema político y estatal, las instituciones formales e informales y la alineación política entre los niveles de gobierno y la administración pública. A pesar de la importancia de los sistemas políticos y estatal, las instituciones informales y los procesos políticos fueron fundamentales para definir e implementar estrategias para combatir la COVID-19, especialmente en los países más descentralizados. Los países sin instituciones formales sólidas para facilitar las relaciones intergubernamentales tienden a ofrecer resultados ineficientes e ineficaces en términos de políticas públicas para abordar problemas perversos.

    Abstract in English:

    Abstract Globally, policy environments have become increasingly more complex with the growth in the number of wicked problems, such as that posed by the COVID-19 pandemic. In their response to these problems, public administrations have, from necessity, become heavily reliant on their intergovernmental relations systems, as the challenges posed generally require multilevel responses. This paper analyzes the role of intergovernmental relations in shaping the responses of the BRICS countries when confronted with COVID-19. We develop an analytical framework to understand the dynamics of intergovernmental relations in these countries. Based on this we assess the capacity of the state and political systems to manage intergovernmental relations and ensure effective responses to the COVID-19 crisis. This framework is based on an analysis of three dimensions of the policy domain: the political and state system, formal and informal institutions, and the political alignment between them. Whilst state and political systems were found to be instrumental in formulating an immediate response to the crisis, informal institutions and political processes also played a prominent role in determining the extent to which strategies were implemented, particularly in countries that are more decentralized. Countries lacking the robust formal institutions needed to facilitate intergovernmental relations and to ensure swift policy responses, tend to deliver ineffective and inefficient results when confronted with wicked problems.
  • The militarization of responses to COVID-19 in Democratic Latin America Comparative Analysis Of Covid-19: Political Leadership, Context, Policy Response

    Passos, Anaís Medeiros; Acácio, Igor

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A América Latina foi gravemente afetada pela pandemia global COVID-19, o que estimulou a resposta dos seus governos. Nesse contexto, esses países têm utilizado suas forças armadas para uma série de tarefas a serviço dos cidadãos. Mas quão militarizada é a resposta à COVID-19 na América Latina? Este artigo propõe uma tipologia de tarefas solicitadas a esses militares em resposta à COVID-19. Os resultados descritivos nos permitem mapear as várias tarefas que os militares estão sendo encarregados de fazer, atribuindo notas às quatorze democracias latino-americanas. Também mostramos evidências das consequências potenciais de algumas tarefas. Pode-se observar que há risco de violação dos direitos humanos quando militares são encarregados de policiar as ruas para fazer cumprir as ordens de permanência em casa. Ainda, quando os militares assumem cargos eminentemente civis na administração da crise de saúde pública vislumbram-se implicações de longo prazo em relação ao equilíbrio civil-militar, o que prejudica o controle democrático sobre os militares.

    Abstract in Spanish:

    Resumen América Latina se ha visto gravemente afectada por la pandemia mundial de COVID-19, lo que ha llevado a sus gobiernos a tomar medidas. En este contexto, estos países han utilizado sus fuerzas armadas para una serie de tareas al servicio de la ciudadanía. Pero ¿qué tan militarizada es la respuesta a la COVID-19 en América Latina? Este artículo propone una tipología de tareas solicitadas a esas fuerzas armadas como respuesta a la COVID-19. Los hallazgos descriptivos permiten mapear las diversas tareas que se les han asignado a los militares, atribuyendo puntajes a las catorce democracias latinoamericanas. También mostramos evidencia de las posibles consecuencias de algunas tareas. Al vigilar las calles para hacer cumplir las órdenes de confinamiento, los militares pueden cometer violaciones a los derechos humanos, al asumir puestos eminentemente civiles para gestionar la crisis de salud pública, puede haber implicaciones a largo plazo para el equilibrio cívico-militar que son perjudiciales para el control democrático sobre los militares.

    Abstract in English:

    Abstract Latin America has been severely affected by the COVID-19 pandemic, prompting its governments to take action. In this context, countries within Latin America have used their armed forces for an array of tasks to serve citizens. But how militarized is the response to COVID-19 in Latin America? This paper proposes a typology of tasks provided by the armed forces as a response to COVID-19. The descriptive findings allow us to map these tasks, attributing scores to the fourteen Latin American democracies. We also show evidence for the potential consequences of some tasks. Policing the streets to enforce stay-at-home orders may lead to the military committing human rights violations, assuming eminently civilian posts to manage the public health crisis can result in long term implications for the civil-military balance that are detrimental to the democratic control over the military.
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