PODER DE MERCADO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE PAPEL NO MERCADO MUNDIAL

Giovanna Miranda Mendes Vanessa da Fonseca Pereira Marcelo José Braga Sobre os autores

RESUMO

Neste trabalho, buscou-se analisar o comportamento das empresas brasileiras de papel no mercado mundial. A análise foi baseada na Nova Organização Industrial Empírica, conforme modelo proposto por Bresnahan (1982)BRESNAHAN, T.F. The oligopoly solution concept is identified. Economics Letters, v.10, p.87-92, 1982., para mensuração do parâmetro de conduta na indústria. Utilizou-se o método de Mínimos Quadrados em Dois Estágios (MQ2E) na estimativa das equações simultâneas. Pelos resultados, não se pode afirmar que as firmas brasileiras no mercado internacional apresentam comportamento de monopólio ou concorrência perfeita. O parâmetro de 0,22 de conduta da indústria indicou que o mercado é um oligopólio, intermediário nos dois extremos de conduta.

Palavras-chave:
Estrutura de mercado; Papel; Equações simultâneas

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