Acessibilidade / Reportar erro

Efetividade das estratégias de negócios na indústria têxtil brasileira

RESUMO

Na pesquisa aqui relatada analisa-se o efeito sobre o desempenho organizacional das empresas têxteis brasileiras da interação entre capacidades estratégicas, tipos de estratégia, qualidade da formulação da estratégia e capacidade de implementação da estratégia. Do universo das empresas têxteis brasileiras, 211 questionários válidos retornaram. Um modelo conceitual foi proposto e testado por meio do uso do sistema de equações estruturais. Os resultados suportam as relações entre a estratégia de enfoque as capacidades de marketing e entre a estratégia de liderança de custos e as capacidades de gestão. Contudo, a relação entre as capacidades tecnológicas e a estratégia de diferenciação não foi significativa estatisticamente. Foi ainda observada uma inter-relação entre as estratégias genéricas de foco, liderança de custo e diferenciação, o que revela o uso de estratégias combinadas. Com respeito ao desempenho organizacional, foi identificado que a capacidade de gestão e a performance de mercado apresentam uma relação estatisticamente significativa com a performance financeira.

Palavras-chave:
Efetividade da estratégia; indústria têxtil brasileira; performance da firma; implementação estratégica; capacidades; PME

Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo Avenida Professor Luciano Gualberto, 908, sala F184, 05508-900 São Paulo / SP Brasil, Tel./Fax 55 11 3818-4002 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rausp@usp.br