Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração (São Paulo), Volume: 48, Número: 1, Publicado: 2013
  • Editorial

    Reinhard, Nicolau
  • A arte de (sobre)viver coletivamente: estudando a identidade do Grupo Galpão Recursos Humanos & Organizacionais

    Souza, Mariana Mayumi Pereira de; Carrieri, Alexandre de Pádua

    Resumo em Português:

    O objetivo neste artigo foi analisar o processo de construção da identidade coletiva do Grupo Galpão, um grupo de atores de teatro fundado em 1982 e sediado em Belo Horizonte. O tema da identidade foi abordado em relação ao contexto da indústria cultural. Para o estudo da identidade, partiu-se do nível individual para entender significados coletivamente partilhados, notadamente em relação aos objetivos e à estrutura do grupo. Sendo a identidade individual construída a partir das práticas discursivas e sendo essas últimas sempre relacionadas a estruturas sociolinguísticas e aos gêneros discursivos, a identidade individual é revelada em determinado contexto e em relação a outras identidades, individuais e coletivas. Entende-se, na pesquisa aqui apresentada, que os espaços de interação delimitados pelas identidades coletivas fornecem limites para a expressão das identidades individuais. Entretanto, ocasionalmente, o indivíduo lograria transformar-se e transformar ativamente os espaços que lhe impõem relações de dominação. Para penetrar na realidade cotidiana do Grupo Galpão, foram realizadas observações e entrevistas em profundidade, as quais foram tratadas pela análise do discurso. Ao final da pesquisa, foram evidenciados aspectos identitários do Grupo Galpão que comprovam a estabilidade do grupo, mas que revelam tensões entre a racionalidade do mercado de bens culturais e a racionalidade intrínseca à produção artística autêntica.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este artículo fue analizar el proceso de construcción de la identidad colectiva del Grupo Galpão, un grupo de actores de teatro fundado hace veinte y nueve años y que se queda en Belo Horizonte. Se abordó el tema de la identidad en relación al contexto de la industria cultural. Para estudiar la identidad, se partió del nivel individual para comprenderse los significados colectivamente compartidos, en relación a los objetivos y a la estructura del grupo. Siendo la identidad individual construida a partir de las prácticas discursivas y siendo estas siempre relacionadas a las estructuras sociolinguísticas y a los géneros discursivos, la identidad individual es revelada en un contexto y en relación con las otras identidades, individuales o colectivas. Se comprende, en esta pesquisa, que los espacios de interacción delimitados por las identidades colectivas traen límites para la expresión de las identidades individuales. Ocasionalmente, el individuo lograría transformarse y transformar activamente los espacios que le imponen relaciones de dominación. Para penetrar en la realidad diaria del Grupo Galpão, fueron realizadas observaciones y entrevistas, las cuales fueron tratadas por el análisis del discurso. Al fin de la pesquisa, fueron evidenciados aspectos de la identidad del Grupo Galpão, que comprueban la estabilidad del grupo, pero, revelan tensiones entre la racionalidad del mercado de bienes culturales y la racionalidad inherente a la producción artística auténtica.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, we aimed at analyzing the construction process of Grupo Galpão's collective identity. Grupo Galpão is a group of theater actors from Belo Horizonte. It was founded twenty nine years ago. Our goal was to study identity related to the context of cultural industry. In order to perform it, we started from individual level to comprehend collectively shared meanings, basically, considering the group's objectives and structure. Since individual identity is built by discursive practices and since discursive practices are always related to sociolinguistic structures e discursive genres, individual identity is revealed in certain context and in relation to other identities, individual or collective ones. In this research, we understand that interaction spaces defined by collective identities may limit the expression of individual identities. However, occasionally, an individual can be able to transform him/herself and actively transform spaces where domination relationships take place. In order to get inside Grupo Galpão's quotidian reality, the researcher collect data during twelve months, including observations and in depth interviews. By the end, we highlight Grupo Galpão's identitary aspects that demonstrate the group's current stability. On the other hand, results also reveal some tension between the rationality of the cultural goods market and the rationality inherent of authentic arts production.
  • De "filho do dono" a dirigente ilustre: caminhos e descaminhos no processo de construção da legitimidade de sucessores em organizações familiares Recursos Humanos & Organizacionais

    Oliveira, Janete Lara de; Albuquerque, Ana Luiza; Pereira, Rafael Diogo

    Resumo em Português:

    No âmbito de uma empresa familiar, a problemática da sucessão é reconhecida teoricamente como um dos momentos mais delicados por que passa esse tipo de empresa. Contudo, a sucessão, como um processo social no qual o herdeiro-sucessor terá de construir sua legitimidade, não tem recebido um enfoque mais aprofundado pelas pesquisas recentes no Brasil. Nesse sentido, neste trabalho tem-se por objetivo analisar o processo de construção da legitimação dos sucessores de duas organizações familiares mineiras. Buscar-se-á apreender esse processo por meio dos desafios, das dificuldades e dos conflitos vivenciados pelos sucessores ao longo de sua trajetória na organização. Embora sem a pretensão de preencher tal lacuna, neste estudo pretende-se analisar a complexa problemática apresentada pelo processo de legitimação na perspectiva da família, da gestão e da propriedade. Para tal, adotou-se uma abordagem qualitativa, operacionalizada por meio de estudo de caso, o que permitiu a apreensão das especificidades da dinâmica e do processo de legitimação em cada empresa estudada. Os resultados indicam que a empresa efetivamente se constitui como uma instância de socialização primária, pela qual perpassa a ideia de comprometimento com a continuidade do negócio da família. Além disso, nos casos estudados identificaram-se caminhos distintos por meio dos quais se processou a legitimação, o que reforça a ideia de esse ser um processo de construção social.

    Resumo em Espanhol:

    El tema de la sucesión es teóricamente reconocido como uno de los momentos más delicados por los que pasa la empresa familiar. Sin embargo, la sucesión - considerada como un proceso social en que el heredero sucesor tendrá que construir su legitimidad - no ha sido objeto de estudios más detallados en recientes investigaciones realizadas en Brasil. En ese sentido, se tiene como objetivo en el presente trabajo analizar el proceso de construcción de la legitimidad de los sucesores en dos empresas familiares del estado de Minas Gerais. Se pretende ampliar la comprensión de este proceso por medio de la observación de los retos, dificultades y conflictos que experimentan los sucesores a lo largo de su carrera en la organización. Aunque sin pretender rellenar esta laguna, en el estudio se analizan las complejas cuestiones que plantea el proceso de legitimación en la perspectiva de la familia, de la gestión y de la propiedad. Para ello, se adoptó un enfoque cualitativo, mediante un estudio de caso de dos empresas familiares, lo que permitió comprender las especificidades de la dinámica y del proceso de legitimación de cada empresa estudiada. Los resultados indican que la empresa representa efectivamente una instancia de socialización primaria, que se basa en la idea de compromiso con la continuidad de la empresa familiar. Además, en los casos estudiados se identificaron caminos distintos por medio de los cuales la legitimación se llevó a cabo, lo que refuerza la idea de que se trata de un proceso de construcción social.

    Resumo em Inglês:

    The issue of succession is theoretically recognized as one of most delicate moments a family-owned company undergoes. Succession as a social process, in which the heir-successor will have to construct his or her legitimacy, has not been closely examined in recent studies in Brazil. This work's objective is to analyze the process of construction of legitimacy by successors in two family-owned organizations in the state of Minas Gerais. It seeks to understand the process through the challenges, difficulties, and conflicts lived by the successors throughout their career in the organization. This study will not completely fill this void, but nevertheless seeks to analyze the complex problematic presented by the process of legitimization from the perspectives of family, management, and property. A qualitative approach was used, operationalized through case studies which allowed for the understanding of dynamic specificities and the process of legitimization in each of the companies studied. The results indicate that the company effectively constitutes a primary instance of socialization, promoting the idea of commitment to the continuity of the family business. In addition, the studied cases demonstrated distinct ways through which this legitimization was processed, reinforcing the idea that this a process of social construction.
  • Cultura organizacional e liderança: uma relação possível? Recursos Humanos & Organizacionais

    Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; Kishore, Angeli; Reis, Germano Glufke; Baptista, Luciene Lopes; Medeiros, Carlos Alberto Freire

    Resumo em Português:

    No presente artigo discutem-se as relações entre a cultura organizacional e a liderança desempenhada pelos gestores no contexto de 37 restaurantes de uma capital brasileira. Como referenciais teóricos, foram abordados os conceitos de cultura organizacional, sendo adotados para a pesquisa o conceito de cultura como variável, os conceitos de liderança transformacional e transacional e as relações entre cultura organizacional e liderança. Utilizaram-se questionários para entender as relações entre quatro tipos de culturas organizacionais - clã, inovativa, de mercado e hierárquica - e as lideranças transformacional (nas dimensões influência idealizada, motivação inspiracional, estimulação intelectual e consideração individualizada) e transacional (nos componentes recompensa contingente e gerenciamento por exceção e ausência de liderança). Foram encontradas correlações negativas entre a dimensão gerenciamento por exceção e a cultura inovativa e entre a dimensão consideração individualizada e a cultura hierárquica. Além disso, foi observado o predomínio das culturas clã e inovativa.

    Resumo em Espanhol:

    En el presente artículo se analizan las relaciones entre la cultura organizacional y el liderazgo desempeñado por los gestores en el contexto de treinta y siete restaurantes de una capital brasileña. Como referencias teóricas, se enfocaron los conceptos de cultura organizacional, y se adoptaron para esta investigación el concepto de cultura como variable, los conceptos de liderazgo transaccional y transformacional y las relaciones entre cultura organizacional y liderazgo. Se utilizaron cuestionarios para entender las relaciones entre cuatro tipos de culturas en las organizaciones - clan, adhocracia, de mercado y jerárquica - y los liderazgos transformacional (en las dimensiones influencia idealizada, motivación inspiracional, estimulación intelectual y consideración individualizada) y transaccional (en los componentes recompensa contingente y administración por excepción y ausencia de liderazgo). Se encontraron correlaciones negativas entre la dimensión administración por excepción y la cultura adhocracia, y entre la dimensión consideración individualizada y la cultura jerárquica. Además, se observó el predominio de las culturas clan y adhocracia.

    Resumo em Inglês:

    This work examines the relationship between organizational culture and the leadership of managers from 37 restaurants in a Brazilian state capital. As a theoretical approach, the study adopts the concept of organizational culture as variable; the concepts of transformational and transactional leadership; and the relationship between organizational culture and leadership. Using a questionnaire, we investigate the relationship between four types of organizational culture - clan, adhocracy, market, and hierarchy - and transformational leadership (in terms of four categories: idealized influence, inspirational motivation, intellectual stimulation, and individualized consideration). We also examine the relationship between those four types of culture and transactional leadership (focusing in three dimensions: contingent reward leadership, management by exception, and absence of leadership). We found a negative correlation between the dimension of management by exception and adhocracy culture, and between the dimension of individualized consideration and hierarchy culture. Furthermore, we observed the predominance of adhocracy and clan cultures.
  • Corrupção nas organizações privadas: análise da percepção moral segundo gênero, idade e grau de instrução Recursos Humanos & Organizacionais

    Santos, Renato Almeida dos; Guevara, Arnoldo Jose de Hoyos; Amorim, Maria Cristina Sanches

    Resumo em Português:

    A corrupção organizacional é um fenômeno de natureza sistêmica, pode ser abordada de muitas formas e, entre essas, na óptica da literatura sobre compliance, é entendida como a reflexão sobre as causas e a mitigação da corrupção, bem como sobre os instrumentos para a promoção de ambientes éticos. Na base da compliance está a percepção moral do indivíduo quando exposto aos dilemas éticos. O objetivo no presente trabalho é avaliar o impacto do nível de instrução, da idade e do gênero na percepção moral nas organizações. Para essa finalidade, são utilizados dados secundários, cedidos pela ICTS Global, empresa internacional especializada em redução de riscos ao patrimônio, reputação, informações e vida humana. Realizam-se análises estatísticas exploratórias procurando as relações entre as variáveis indicadoras do índice de análise de aderência à ética empresarial (AAEE) da ICTS Global. Trata-se de análise descritiva baseada em amostra não probabilística por conveniência, realizada entre os anos de 2004 e 2008, com funcionários e candidatos de 74 empresas privadas situadas no Brasil; o número final de indivíduos pesquisados totalizou 7.574. Os resultados indicam que a variável instrução exerce maior influência nos indicadores de percepção moral: quanto menor o grau de instrução, menor a percepção do que é errado. Na análise detalhada dos indicadores de percepção moral, os resultados mostram diferenças comparativas interessantes conforme os perfis dos profissionais e as variáveis analisadas (gênero, idade e grau de instrução).

    Resumo em Espanhol:

    La corrupción organizacional es un fenómeno de naturaleza sistémica y se puede enfocar de diversas formas. Entre esas, de acuerdo con la literatura sobre compliance, se entiende como una reflexión a respecto de las causas y la mitigación de la corrupción, así como sobre los medios para la consolidación de ambientes éticos. En la base de las ideas de compliance está la percepción moral del individuo cuando expuesto a dilemas éticos. El objetivo en el presente trabajo es evaluar el impacto del nivel de instrucción, la edad y el género en la percepción moral en las organizaciones. Para esta finalidad se utilizan datos secundarios cedidos por la ICTS Global, empresa internacional especializada en la reducción de riesgos al patrimonio, reputación, informaciones y vida humana. Se realizaron análisis estadísticos exploratorios para identificar las relaciones entre las variables referentes a indicadores del índice de análisis de adherencia a la ética empresarial (AAEE) de la ICTS Global. Se trata de un análisis descriptivo con base en una muestra por conveniencia no probabilística, realizado entre los años de 2004 y 2008, con empleados y postulantes de 74 empresas privadas ubicadas en Brasil. El número total de individuos entrevistados fue de 7.574. Los resultados indican que la variable instrucción ejerce mayor influencia en los indicadores de percepción moral, en el sentido de que cuanto menor el grado de instrucción, menor es la percepción de lo que no es correcto. En un análisis más detallado de los indicadores de percepción moral, los resultados muestran diferencias comparativas interesantes conforme el perfil del profesional y las variables analizadas (género, edad y grado de instrucción).

    Resumo em Inglês:

    Corruption in organizations is a well-studied systemic phenomenon that may be approached in different ways. One of these is through the perspective adopted in compliance literature, understood as a reflection about the causes and the mitigation of corruption, as well the tools to promote an ethical environment. The basis of compliance is the moral perception of the person when exposed to ethical dilemmas. The purpose of this work is determine the relative relevance of education, age, and gender in the moral perception of businesses. Our statistical analysis is based on secondary data provided by ICTS Global, an international company specializing in the reduction of risks involving human life, business goals, assets, information, and reputation. We carried out an exploratory statistical analysis on data concerning variable indicators of the index of analyses of adherence to enterprise ethics (AAEE) from ICTS Global. Our research was based on a non-probabilistic by convenience sample composed of interviews carried out between 2004 and 2008 with employees and candidates from 74 Brazilian private enterprises. The final number of people interviewed totaled 7,574. The results indicate that the education variable exerts more influence on the moral perception indicators: the lower the level of education, the lower the perception of wrongdoing. On the other hand, more detailed analyses of the indicators of moral perception show interesting differences related to the profile of the professionals as well as the variables analyzed (gender, age, and education).
  • Efeito direto e interativo do período de avaliação sobre a orientação temporal dos gestores Finanças & Contabilidade

    Aguiar, Andson Braga de; Frezatti, Fábio

    Resumo em Português:

    O objetivo neste estudo é investigar o efeito direto e interativo do período de avaliação sobre a orientação temporal dos gestores (OTG), isto é, o horizonte de tempo entre o momento de alocação de recursos e o momento do impacto financeiro dessa alocação. Tendo por base a literatura contábil e econômica, são examinadas as seguintes hipóteses: um período de avaliação mais de longo prazo afeta positivamente a OTG e o efeito positivo de um período de avaliação mais de longo prazo sobre a OTG é maior no caso de maior importância atribuída a medidas não financeiras do que a medidas financeiras de desempenho. Aplica-se a técnica estatística de mínimos quadrados parciais (PLS) para testar as hipóteses deste estudo, sendo os dados coletados por meio de um levantamento realizado junto a 66 gestores de nível intermediário que atuam em 11 empresas. Os resultados sugerem que o período de avaliação não possui efeitos diretos sobre a OTG; no entanto, quando considerada sua interação com a medida de desempenho, os resultados indicam que o efeito do período de avaliação sobre a OTG depende da importância relativa de medidas financeiras versus não financeiras. A principal implicação desses resultados é que o uso de um período de avaliação de longo prazo em combinação com um peso maior atribuído a medidas não financeiras de desempenho não afeta positivamente a OTG; ao contrário, esse efeito positivo sobre a OTG está presente quando um período de avaliação de curto prazo está associado a menor importância de medidas não financeiras de desempenho.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo en este estudio es investigar el efecto directo e interactivo del periodo de evaluación en la orientación de tiempo de gestión (OTG), es decir, el horizonte temporal entre el momento de la asignación de recursos y el tiempo de sus efectos financieros. Con base en la literatura contable y sobre economía, se examinan las siguientes hipótesis: i) un periodo de evaluación más largo afecta positivamente la OTG, y ii) el efecto positivo de un periodo de evaluación más largo sobre la OTG es mayor en el caso de que se atribuya una mayor importancia a medidas no financieras que a medidas financieras de desempeño. Para probar las hipótesis de este estudio, se aplica la técnica estadística de mínimos cuadrados parciales a los datos recopilados por medio de una encuesta realizada con 66 gerentes de nivel medio que actúan en 11 organizaciones. Los resultados sugieren que el periodo de evaluación no produce efectos directos sobre la OTG; sin embargo, cuando se tiene en cuenta su interacción con la medida de desempeño, los resultados indican que el efecto del periodo de evaluación sobre la OTG depende de la importancia relativa de las medidas financieras contra las no financieras. La principal implicación de estos resultados es que el uso de un periodo de evaluación de largo plazo, junto con una mayor importancia atribuida a medidas no financieras de desempeño, no afectan de manera positiva la OTG; por el contrario, ese efecto positivo sobre la OTG se presenta cuando un corto periodo de evaluación está asociado con una menor importancia de las medidas no financieras de desempeño.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to investigate the direct and interactive effect of evaluation periods on managerial time orientation (MTO), the time horizon between resource allocation and its financial effect. Based on accounting and economics literature, we examine the following hypotheses: i) a longer evaluation period positively affects MTO; and ii) the positive effect of a longer evaluation period on MTO is higher in cases where nonfinancial measurements are given greater relative importance than financial measurements. Based on partial least-squares analysis, we test the hypothesis using survey data from 66 middle-level managers in 11 organizations. Our results suggest that the evaluation period does not have a direct effect on MTO; however, by considering its interaction with performance measurement, the results indicate that the effect of the evaluation period on MTO depends on the relative importance of financial versus nonfinancial measurements. The main implication of these results is that the use of a longer evaluation period, along with greater importance of nonfinancial measurements, does not positively affect MTO; on the contrary, this positive effect on MTO is present when a shorter evaluation period is associated with a lower importance of nonfinancial measurements.
  • O impacto da liquidez nos retornos esperados das debêntures brasileiras Finanças & Contabilidade

    Giacomoni, Bruno Hofheinz; Sheng, Hsia Hua

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, teve-se como objetivo identificar o impacto do risco de liquidez nos retornos excedentes esperados das debêntures no mercado secundário brasileiro. Foram realizadas análises de regressão em painel desbalanceado com dados semestrais de 101 debêntures ao longo de oito semestres (primeiro semestre de 2006 ao segundo semestre de 2009), totalizando 382 observações. Sete proxies (spread de compra e venda, %zero returns, idade, volume de emissão, valor nominal de emissão, quantidade emitida e %tempo) foram utilizadas para testar o impacto do risco de liquidez nos yield spreads das debêntures. O yield spread foi controlado por até dez outras variáveis determinantes que não a liquidez (fator de juros, fator de crédito, taxa livre de risco, rating, duration, quatro variáveis contábeis e volatilidade de equity). A hipótese nula de que não há prêmio de liquidez para o mercado secundário de debêntures no Brasil foi rejeitada apenas para três das sete proxies (spread de compra e venda, valor nominal de emissão e quantidade emitida). Os prêmios encontrados são bastante baixos (1,9 basis point para cada 100 basis point de incremento no spread de compra e venda, 0,5 basis point para um aumento de 1% no valor do valor nominal de emissão e 0,17 basis point para cada menos 1.000 debêntures emitidas). De qualquer forma, houve perda na eficiência das proxies de liquidez após correção das autocorrelações e potenciais endogeneidades, seja por meio da inclusão de efeitos fixos, da análise de primeiras diferenças ou da utilização de um sistema de três equações. Esses resultados apontam para a suspeita de que o risco de liquidez não é um fator importante na composição das expectativas dos investidores no mercado secundário de debêntures.

    Resumo em Espanhol:

    En este estudio se tuvo como objetivo identificar el impacto del riesgo de liquidez en los rendimientos en exceso esperados de las obligaciones en el mercado secundario brasileño. Se realizaron análisis de regresión con datos de panel desbalanceado de 101 obligaciones durante ocho semestres (del primero semestre de 2006 al segundo semestre de 2009), con un total de 382 observaciones. Se utilizaron siete proxies (spread de compra y venta, %cero returns, edad, volumen de emisión, valor nominal de emisión, cantidad emitida y %tiempo) para evaluar el impacto del riesgo de liquidez en los rendimientos de las obligaciones. El diferencial de rendimiento fue controlado por hasta diez otras variables determinantes a excepción de la liquidez (interés, riesgo crédito, tasa libre de riesgo, rating, duration, cuatro variables contables y equity volatility). La hipótesis nula de que no existe una prima de liquidez para el mercado secundario de obligaciones en Brasil fue rechazada sólo para tres de los siete proxies (spread de compra y venta, valor nominal de emisión y cantidad emitida). Los premios encontrados son muy bajos (1,9 basis point para cada 100 basis point de aumento del spread de compra y venta, 0,5 basis point a un aumento del 1% en el valor nominal de emisión y 0,17 basis point para al menos 1000 debentures emitidos). De todos modos hubo una pérdida en la eficiencia de los proxies de liquidez después de la corrección de las autocorrelaciones y potenciales endogeneidades, ya sea por medio de la inclusión de efectos fijos, del análisis de las primeras diferencias o del uso de un sistema de tres ecuaciones. Estos resultados apuntan hacia la sospecha de que el riesgo de liquidez no es un factor importante en la composición de las expectativas de los inversores en el mercado secundario de bonos.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to identify the impact of liquidity risk on expected excess returns of Brazilian corporate bonds in the secondary market. We performed a battery of regression analysis with semiannual unbalanced panel data for 101 securities over eight semesters (first semester of 2006 to the second half of 2009), totaling 382 observations. Seven proxies (bid/ask spread, %zeroreturns, age, amount outstanding, face value, number of bonds, and %time) were used to test the impact of liquidity risk in the yield spreads. Ten other variables (Slope Factor, Credit Risk Factor, risk-free rate, rating, duration, four accounting variables, and equity volatility) were used as yield spread determinants. The null hypothesis that there is no liquidity premium for bonds in the Brazilian secondary market was rejected for only three proxies (bid/ask spread, face value, and number of bonds). The premiums observed were quite small (1.9 basis points for each 100-basis-point increase in the bid/ask spread, 0.5 basis point to 1% face value increase, and 0.17 basis point for each issue of at least 1000 bonds). In both cases we observed a loss of efficiency of liquidity proxies following correction for autocorrelations and potential endogeneity, either through the inclusion of fixed effects, first differences analysis, or simultaneous equation analysis. These results point to the fact that liquidity risks may not be of great importance to the expectations of the Brazilian corporate bond secondary market.
  • Construção de curva de juros de debêntures no mercado brasileiro utilizando a parametrização de Nelson-Siegel Finanças & Contabilidade

    Araújo, Vinícius Gomes; Barbedo, Claudio Henrique da Silveira; Vicente, José Valentim Machado

    Resumo em Português:

    O objetivo nesse trabalho é a construção da Estrutura a Termo de Taxa de Juros (ETTJ) das debêntures que se encontram disponíveis no mercado brasileiro, usando o modelo Nelson-Siegel (1987). As curvas de juros são divididas de acordo com o tipo de indexador e com a classificação de risco atribuída às debêntures. Por fim, foi possível mensurar o spread que existe entre o mercado de títulos privados (debêntures) e os títulos públicos.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo en este trabajo es determinar la estructura temporal de tipos de interés (ETTI) de los bonos que se encuentran disponibles en el mercado brasileño, por medio del uso del modelo de Nelson-Siegel (1987). Las curvas de rendimientos fueron divididas de acuerdo con el tipo de índice y con la clasificación de riesgo atribuida a los bonos. Fue posible medir el spread entre el mercado de bonos corporativos (debentures) y el mercado de los títulos del Estado.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this work is to establish a term structure of interest rates for corporate bonds in the Brazilian market, using the Nelson-Siegel model (1987). The yield curves were divided by the type of index and the rating level. It was possible to measure the spread between the corporate bonds market and the government bonds market.
  • Do mainframe à nuvem: inovações, estrutura industrial e modelos de negócios nas tecnologias da informação e da comunicação Tecnologia De Informação

    Tigre, Paulo Bastos; Noronha, Vitor Branco

    Resumo em Português:

    Inovações radicais nas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) abrem oportunidades para o desenvolvimento de novos modelos de negócios que, quando bem-sucedidos, acabam por alterar a própria estrutura da indústria global. A partir da revisão de mudanças estruturais ocorridas nas TIC nas últimas cinco décadas, neste artigo analisam-se a relação entre novas tecnologias, o surgimento de empresas consideradas paradigmas e seus respectivos modelos de negócios visando contribuir para o processo de formulação de estratégias empresariais e políticas públicas. O caso da empresa Google, responsável pela última onda de inovações radicais no setor, é analisado com base na recente literatura sobre a economia da informação visando exemplificar o impacto das mudanças tecnológicas no padrão de competição da indústria.

    Resumo em Espanhol:

    Innovaciones en las tecnologías de la información y de la comunicación (TIC) crean oportunidades para el desarrollo de nuevos modelos de negocios que, cuando exitosos, tienen impactos significativos en la propia estructura de la industria global. A partir de la revisión de los cambios estructurales que ocurrieron en la tecnología de la información y de la comunicación en las últimas cinco décadas, se analiza en este artículo la relación entre nuevas tecnologías, el surgimiento de empresas consideradas paradigmas y sus respectivos modelos de negocios, para contribuir al proceso de formulación de estrategias empresariales y políticas públicas. Se examina el caso de la empresa Google, responsable de las últimas grandes innovaciones en el sector, con apoyo en la literatura reciente sobre la economía de la información, para ilustrar el impacto de los cambios tecnológicos en el modelo de competencia de la industria.

    Resumo em Inglês:

    Radical innovations in information technology are opening windows of opportunities for developing new business models which will affect the structure of global industry. By reviewing structural changes in the information technology industry over the past five decades, this article analyzes the relationship between innovation, the surge of paradigm firms, and business models, with the aim of contributing to the development of business strategies and public policies. The case of Google is analyzed, based on the recent literature on the information economy, in order to exemplify how technological change affects competition in the IT industry.
  • Impacto dos investimentos em TI na eficiência dos bancos argentinos Tecnología De La Información

    Argañaraz, Ángel Agustín; Maçada, Antônio Carlos Gastaud; Albanese, Diana Ester; López, María de los Ángeles

    Resumo em Português:

    A tecnologia da informação (TI) é hoje uma ferramenta fundamental para alcançar vantagens competitivas em um ambiente altamente mutável. É importante conhecer o impacto de sua utilização no desempenho das organizações, especialmente em setores como o bancário, que faz uso extensivo de informações. Neste trabalho, desenvolve-se um modelo que permite avaliar o impacto dos investimentos em TI na eficiência dos bancos. Utilizou-se a técnica Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA) como ferramenta para medir a eficiência de acordo com o modelo elaborado com informações obtidas de demonstrações financeiras de bancos na Argentina. Os resultados mostraram que os bancos atingiram um bom nível de eficiência global. Verificou-se que os mais eficientes são os ramos de instituições financeiras estrangeiras e bancos locais com capital estrangeiro.

    Resumo em Espanhol:

    Las tecnologías de información (TI) constituyen en la actualidad una herramienta fundamental para el logro de ventajas competitivas en un contexto sumamente cambiante. Resulta relevante conocer el impacto de su utilización sobre el desempeño de las organizaciones, en particular en sectores como el bancario, que realizan un uso intensivo de información. En el presente trabajo se desarrolla un modelo que posibilita evaluar el impacto de las inversiones en TI sobre la eficiencia de las entidades bancarias. Se utilizó la técnica Data Envelopment Analysis (DEA) como herramienta de medición de la eficiencia de acuerdo al modelo elaborado sobre la información obtenida de los estados contables de entidades bancarias de la República Argentina. Los resultados obtenidos demostraron que los bancos alcanzaron un buen nivel de eficiencia global. Se encontró que los más eficientes son las sucursales de entidades financieras del exterior y los bancos locales de capital extranjero.

    Resumo em Inglês:

    Information Technology (IT) represents an essential tool in the achievement of competitive advantages within a highly dynamic context. It is important to understand the impact it has on the development of organizations, especially in sectors like banking, which make extensive use of information. The present work presents a model to evaluate the impact of investment in IT on bank efficiency. Data Envelopment Analysis (DEA) was selected as our efficiency meas-urement tool, with our model built upon financial statement information from Argentine banks. The results showed that the banks presented a high level of global efficiency. Local branches of foreign financial institutions and local banks with foreign capital proved to be the most efficient.
  • Proposição de uma tipologia para a internacionalização de P&D interno e externo nas multinacionais brasileiras Gestão Tecnológica

    Costa, Priscila Rezende da; Porto, Geciane Silveira

    Resumo em Português:

    Na atualidade, a inovação deve ser gerenciada global e dinamicamente e seu entendimento deve englobar não só a análise das atividades inovadoras desenvolvidas dentro dos limites físicos da matriz e das subsidiárias (pesquisa e desenvolvimento - P - interno), mas também, primordialmente, envolver a avaliação das atividades inovadoras abertas, com destaque para as interações firmadas entre empresas, universidades e institutos de pesquisa nacionais e internacionais (P externo). Foi a partir desse cenário que se propôs a desenvolver uma tipologia genérica para a internacionalização de P, enfocando as possibilidades estruturais para os desenvolvimentos interno e externo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa descritiva e foram estudados em profundidade três casos: Embraco, Tigre e WEG. Os resultados da pesquisa abordaram uma tipologia genérica para a internacionalização de P, a caracterização das multinacionais estudadas, as particularidades da internacionalização produtiva e de P dessas empresas e a análise dos casos ante a tipologia apresentada. A partir da estrutura proposta, foi possível inferir que, para a internacionalização de P interno, a Embraco e a WEB transitam entre as estruturas intermediária e madura; já para a internacionalização de P externo, há uma oscilação entre as estruturas embrionária e intermediária. No caso específico da Tigre, prevalece a estrutura embrionária para a internacionalização tanto de P interno quanto de P externo.

    Resumo em Espanhol:

    En la actualidad, la innovación debe ser gestionada global y dinámicamente y su comprensión debe no sólo abarcar el análisis de las actividades innovadoras que se desarrollan dentro de los límites físicos de la matriz y sus sucursales (actividades internas de investigación y desarrollo), sino también incluir, especialmente, la evaluación de las actividades innovadoras abiertas, con énfasis en las interacciones firmadas entre empresas, universidades e institutos de investigación, nacionales e internacionales (actividades externas de I). A partir de ese escenario, se propone el desarrollo de una tipología general para la internacionalización de I, con enfoque en las posibilidades estructurales para el desarrollo interno y externo. Con este fin, se llevó a cabo una investigación cualitativa descriptiva y se estudiaron en profundidad tres casos: Embraco, Tigre y WEG. Así, los resultados de la investigación comprenden una tipología genérica para la internacionalización de I la caracterización de las multinacionales estudiadas; las particularidades de la internacionalización de la producción y de I de dichas empresas; y el análisis de los casos delante de la tipología presentada. A partir de la estructura propuesta, se pudo inferir que, para la internacionalización de I en ámbito interno, Embraco y WEB transitan entre las estructuras intermedia y madura; en cuanto a la internacionalización de I en ámbito externo, hay una oscilación entre las estructuras embrionaria e intermedia. En el caso específico de Tigre, prevalece la estructura embrionaria para la internacionalización tanto de I en ámbito interno como de I en ámbito externo.

    Resumo em Inglês:

    Innovation must be managed globally and dynamically, and its understanding must encompass not only the analysis of innovative activities developed within the physical boundaries of the head office and its subsidiaries (internal R), but should also involve the evaluation of innovative activities elsewhere, with emphasis on the interactions between companies, universities, and research institutes in the country and abroad (external R). In this context, this study proposes to develop a general typology for the internationalization of R, focusing on the structural possibilities for internal and external development. To this end, we carried out a descriptive qualitative study focusing on three cases: Embraco, Tigre, and WEG. The results of the survey described typology generic to the internationalization of R the characterization of the multinational study; characteristics of these companies' internationalization of production and R, and analysis of the cases in terms of the typology presented. From the proposed framework, it was possible to infer that in terms of the internationalization of internal R, Embraco and WEG are in transition between the intermediate and mature structures; whereas the internationalization of external R oscillates between the embryonic and intermediate structures. In the specific case of Tigre, internationalization of both internal R and external R remains at an embryonic stage.
  • Contribuição das incubadoras tecnológicas na internacionalização das empresas incubadas Gestão Tecnológica

    Engelman, Raquel; Fracasso, Edi Madalena

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, teve-se como propósito verificar como as incubadoras tecnológicas brasileiras contribuem para a internacionalização das empresas incubadas no ponto de vista dos gestores das incubadoras. Para atender a esse propósito, desenvolveu-se um modelo que, além de oferecer suporte à pesquisa, possa servir de base para estudos e ações sobre internacionalização de empresas de base tecnológica incubadas. O modelo foi elaborado a partir da literatura sobre as duas áreas de interesse do trabalho. De um lado, foram abordadas referências sobre internacionalização de empresas, fazendo-se um levantamento sobre os fatores que influenciam sua internacionalização, principalmente micro e pequenas empresas de base tecnológica; de outro, foram estudados aspectos sobre o processo de incubação de empreendimentos tecnológicos, bem como as ações e os serviços disponibilizados pelas incubadoras. A pesquisa descritiva foi realizada com 40 incubadoras tecnológicas brasileiras (50% da população) e que atenderam aos seguintes critérios: estar em efetiva operação há um tempo superior a dois anos e com pelo menos uma empresa graduada. A partir de questionários identificou-se que 40% das incubadoras da amostra possuem programa formal voltado para a internacionalização das incubadas e 60% das incubadoras têm empresas que iniciaram processo de internacionalização. Os resultados apontaram uma relação positiva entre incubação e internacionalização. A pesquisa forneceu indicações de ações e serviços que são efetivos na internacionalização das empresas.

    Resumo em Espanhol:

    En este trabajo el objetivo fue verificar cómo las incubadoras tecnológicas brasileñas contribuyen a la internacionalización de las empresas incubadas, desde el punto de vista de los gestores de las incubadoras. Para ello, se desarrolló un modelo que, además de apoyar la investigación, podría servir de base para estudios y acciones de internacionalización de empresas de base tecnológica incubadas. Se desarrolló el modelo a partir de la literatura sobre las dos áreas de interés de la investigación. Se analizaron referencias sobre la internacionalización de empresas, por medio de un estudio de los factores que influyen en su internacionalización, especialmente para micro y pequeñas empresas de base tecnológica. Asimismo, se estudiaron aspectos del proceso de incubación de empresas de tecnología, así como las acciones y los servicios prestados por las incubadoras. Se llevó a cabo un estudio descriptivo con 40 incubadoras tecnológicas brasileñas (50% de la población) y que cumplieron con los siguientes criterios: estar en funcionamiento desde un periodo superior a dos años y tener al menos una empresa graduada. Los cuestionarios mostraron que el 40% de las incubadoras de la muestra poseen un programa formal dirigido a la internacionalización de las empresas incubadas y el 60% de las incubadoras tienen empresas que iniciaron el proceso de internacionalización. Los resultados indicaron una relación positiva entre incubación e internacionalización. La investigación presenta indicaciones sobre acciones y servicios que son eficaces para la internacionalización de las empresas.

    Resumo em Inglês:

    This work aims to verify how Brazilian technology incubators contribute to the internationalization of incubated companies from the point of view of their management. To meet this objective we developed a model that, in addition to supporting this study, could provide a basis for studies of internationalization in small technology-based companies and incubators and assist their management. The model was based on the literature on two relevant areas of work: first, a survey was carried out on the factors influencing the internationalization of enterprises, especially micro and small technology-based companies; second, aspects of the process of incubation of technology ventures were examined, as well as the actions and services provided by incubators. A descriptive study was conducted of 40 technology incubators in Brazil (50% of the total) which met the following criteria: be in effective operation for a period longer than two years, and have graduated at least one company. These questionnaires showed that 40% of the incubators in the sample have formal programs focused on the internationalization of incubation, and 60% have actually started the process of internationalization. The results showed a positive relationship between incubation and internationalization. The survey provided indications of actions and services that are effective for the internationalization of companies.
  • Estruturas de governança e recursos estratégicos em destilarias do estado do Paraná: uma análise a partir da complementaridade da ECT e da VBR Estudos Sobre Governança

    Augusto, Cleiciele Albuquerque; Souza, José Paulo de; Cario, Silvio Antonio Ferraz

    Resumo em Português:

    Neste artigo, apresenta-se como objetivo compreender como se configuram as estruturas de governança, ao se considerarem custos de transação (ECT) e recursos estratégicos (VBR), nas relações envolvendo produtores e processadores em destilarias no estado do Paraná. Sua compreensão justifica-se quando se tem em vista a forte interdependência produtiva dessas partes. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, descritiva e de corte transversal, com perspectiva longitudinal. O estudo envolveu entrevistas semiestruturadas com gerentes agrícolas e produtores contratados de cinco, das sete, destilarias presentes no estado do Paraná. Os resultados demonstraram forte tendência para estruturas tendendo à integração vertical, que se dão, em sua expressiva maioria, por meio de parceria do tipo arrendamento. A segunda opção de arranjo organizacional tem sido o contrato de parceria agrícola, seguido pelo contrato de fornecimento. A integração vertical e o mercado não são normalmente empregados. Em relação aos recursos estratégicos capazes de gerar vantagens competitivas para as destilarias, a localização e a distância média das propriedades contratadas foram os mais citados. Além desses, a capacidade de expansão (devido a fertilidade do solo, abundância de áreas mecanizáveis e ausência de competidores), a transparência, bem como a reputação, a fidelidade, a tradição e o conhecimento foram outros recursos estratégicos identificados. A complementaridade é ratificada a partir da consideração de que os recursos e capacidades internos das destilarias, tais como localização, distância, conhecimento, entre outros, influenciam na escolha de estruturas de governança mais integradas verticalmente. Essas, por sua vez, são escolhidas para explorar, proteger e obter vantagens competitivas por meio do controle obtido sobre esses recursos.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo en este trabajo es comprender cómo se configuran las estructuras de gobernanza cuando se tienen en cuenta los costos de transacción (ECT - economía de los costos de transacción) y los recursos estratégicos (VBR - visión de la empresa basada en recursos), en las relaciones entre productores y elaboradores de destilerías en el estado de Paraná. Dicha comprensión se hace necesaria delante de la fuerte interdependencia productiva de las partes. Con este fin, se llevó a cabo un estudio cualitativo, descriptivo y transversal, con perspectiva longitudinal. El estudio incluyó entrevistas semiestructuradas con directivos agrícolas y productores contratados de cinco de las siete destilerías presentes en el estado de Paraná. Los resultados demostraron una fuerte tendencia hacia estructuras proclives a la integración vertical, que se configuran, en su mayor parte, por medio de colaboraciones de tipo contrato de arrendamiento. La segunda opción de arreglo organizacional es el contrato de colaboración agrícola, seguido del contrato de suministro. Con relación a los recursos estratégicos que pueden generar ventajas competitivas para las destilerías, la ubicación y la distancia media de las propiedades contratadas fueron los más frecuentemente citados. Asimismo, se identificaron otros recursos estratégicos, tales como la capacidad de expansión (debido a la fertilidad del suelo, abundancia de áreas de posible mecanización y ausencia de competencia), la transparencia, la reputación, la fidelidad, la tradición y el conocimiento. La complementariedad se confirma a partir de la consideración de que las capacidades y recursos internos de las destilerías, como la ubicación, distancia, el conocimiento, entre otros, influyen en la elección de las estructuras de gobernanza más integradas verticalmente. Esas, a su vez, se eligen con el fin de explorar, proteger y obtener ventajas competitivas por medio del control sobre esos recursos.

    Resumo em Inglês:

    This article seeks to understand how to configure governance structures, by considering transaction costs (TCE) and different capacities and resources (RBV), in relationships between producers and processors in the case of distilleries in the state of Paraná. For this, a qualitative and descriptive study was conducted, employing both a cross-sectional and longitudinal perspective. The study involved semi-structured interviews with managers and agricultural producers associated with five of the seven distilleries located in the state of Paraná. Unusually, the results showed a strong tendency towards vertical integration, occurring for the most part through partnership-type leases. Other choices of organizational arrangement included agricultural partnership contracts, followed by supply contracts. Location and distance of the average contracted properties were the most cited strategic resources capable of generating competitive advantages for the distilleries. Others included capacity expansion (due to soil fertility, abundance of mechanized areas, and absence of competitors), transparency and reputation, loyalty, and tradition and knowledge. Complementarity arises from the consideration that distilleries' internal resources and capabilities such as location, distance, knowledge influence the choice of more vertically-integrated governance structures. These in turn are chosen to exploit, protect, and gain competitive advantage obtained through control over those resources.
Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo Avenida Professor Luciano Gualberto, 908, sala F184, 05508-900 São Paulo / SP Brasil, Tel./Fax 55 11 3818-4002 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rausp@usp.br