Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração (São Paulo), Volume: 48, Número: 3, Publicado: 2013
  • Editorial

    Reinhard, Nicolau
  • Excesso de confiança em relação aos preços de venda: um estudo entre cafeicultores Estratégia & Economia Nas Empresas

    Silveira, Rodrigo Lanna Franco da; Maia, Alexandre Gori; Saes, Maria Sylvia Macchione; Cruz Júnior, José César

    Resumo em Português:

    Os produtores rurais, de forma geral, administram suas propriedades contando com a própria experiência. As causas desse quadro abrangem aspectos relativos a características do produtor, preferências em relação aos diferentes instrumentos de gestão disponíveis, além de questões comportamentais. Na pesquisa aqui relatada teve-se o objetivo de verificar a existência de excesso de confiança em um grupo de cafeicultores com relação aos preços de venda e, além disso, caracterizar o grupo com tal atributo. A partir de entrevistas com 244 cafeicultores, os resultados apontaram para a existência de um grupo de 95 produtores (38,9% da amostra) com excesso de confiança quando computada a variância histórica a partir dos preços de safra e entressafra. Quando utilizados apenas os meses de safra, o excesso de confiança foi encontrado para um grupo de 116 cafeicultores (47,5% da amostra). Utilizando análise fatorial e método de cluster, observou-se que agentes que avaliam o mercado de café como não arriscado, que possuem alta propensão ao risco e baixo nível de conhecimento de derivativos tendem a ter excesso de confiança em preços.

    Resumo em Espanhol:

    Los productores rurales, en general, administran sus propiedades con base en la propia experiencia. Eso se debe a factores relacionados con las características del productor, preferencias con relación a los diferentes instrumentos de gestión disponibles, además de cuestiones de comportamiento. El objetivo en este trabajo fue verificar la existencia de exceso de confianza en un grupo de productores de café con relación a los precios de venta y determinar sus características. Se llevaron a cabo entrevistas con 244 productores de café y los resultados señalaron la existencia de un grupo de 95 productores (38,9% de la muestra) que presentó exceso de confianza cuando se calculó la varianza histórica a partir de los precios de periodos de cosecha y entre cosechas. Cuando se realizó el cálculo exclusivamente con los precios de los meses de cosecha, se verificó el exceso de confianza en un grupo de 116 productores (47,5% de la muestra). Por medio del análisis factorial y del método de cluster, se comprobó que los productores que evalúan el mercado del café como no riesgoso, que presentan alta propensión al riesgo y que tienen poco conocimiento sobre el mercado de derivados, tienden a tener una excesiva confianza en los precios.

    Resumo em Inglês:

    In general, rural producers manage their properties according to their own experience, a result of factors related to producer characteristics, producer preferences for available management instruments, and behavioral reasons. The current study seeks to both verify the existence of overconfidence regarding prices among a group of coffee producers, and to characterize coffee producers according to these attributes. Based on interviews with 244 coffee growers, the results highlight the existence of a group of 95 producers (38.9% of the sample) who exhibited overconfidence when evaluating the historic price variation in seasonal and offseason crops. When considering only seasonal crop prices, our study found overconfidence among 116 coffee producers (47.5% of the sample). Using factorial analysis and the cluster method, we found that the producers who claim that coffee markets are not risky, who possess a high risk propensity, and who have little knowledge of derivatives, tend to be overconfident regarding price.
  • Atenuantes do efeito do compartilhamento da informação na decisão grupal: foco na familiaridade e na discordância entre os decisores Estratégia & Economia Nas Empresas

    Visentini, Monize Sâmara; Löbler, Mauri Leodir

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, objetiva-se identificar o efeito da familiaridade entre os membros de um grupo e a discordância deles na tomada de decisão sob condição de compartilhamento irregular da informação. Como metodologia de investigação, realizou-se um quase-experimento em laboratório. A tarefa decisória passou por processo de tradução reversa, adaptação cultural e duas validações. Para a aplicação do experimento, foi desenvolvido um sistema de coleta de dados específico. Além disso, as discussões dos grupos foram acompanhadas por observadores previamente treinados e gravadas para posterior análise. Participaram do experimento 144 colegas de faculdade, divididos em grupos de três pessoas. Dentre os resultados, identificou-se que a familiaridade existente entre os participantes contribuiu para que tomassem melhores decisões, sob condições de compartilhamento irregular da informação. Também, a partir de uma análise quantitativa e qualitativa das discussões dos grupos, percebeu-se que havia uma troca substancial das informações, bem como a discordância entre os membros acerca das alternativas, o que fez com que o grupo obtivesse melhor qualidade na decisão. De modo geral, percebe-se que o compartilhamento irregular da informação não afeta a qualidade da decisão do grupo, desde que haja a troca intensiva de informações por parte dos integrantes.

    Resumo em Espanhol:

    El objeto en este trabajo es identificar el efecto que tienen los factores familiaridad y divergencia de opinión entre los miembros de un grupo en la toma de decisión en condiciones en que se comparte información de manera asimétrica. Se llevó a cabo un cuasi-experimento de laboratorio como metodología de investigación. Las actividades del proceso de decisión siguieron las etapas de traducción inversa, adaptación cultural y dos validaciones. Se desarrolló un sistema de recopilación de datos específico para la aplicación del experimento. Asimismo, observadores previamente capacitados siguieron las discusiones de los grupos de trabajo, que también fueron grabadas para un posterior análisis. Participaron en el experimento 144 colegas de la facultad, divididos en grupos de tres personas. En los resultados se identificó que la familiaridad entre los miembros de un grupo contribuyó a que tomasen mejores decisiones, en condiciones en que se compartía información de manera asimétrica. Además, a partir de un análisis cuantitativo y cualitativo de las discusiones de los grupos, se observó un intercambio efectivo de información, así como la divergencia o disconformidad entre sus miembros respecto a las alternativas, lo que los llevó a lograr una mejor calidad en la decisión. De modo general, se concluye que compartir información de forma asimétrica no afecta la calidad de la toma de decisión del grupo, siempre que haya un efectivo intercambio de información entre sus integrantes.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to identify the effect of familiarity among group members and their disagreements over decision-making under conditions of unshared information. As a research methodology we adopted a laboratorial quasi-experiment. The decision-making process has gone through reverse translation, cultural adaptation, and two validations. For the experimental application we developed a specific data collection system. In addition, the group discussions were watched by previously trained observers and recorded for later analysis. 144 college classmates participated in the experiment, divided into groups of three people. Among the results, it was found that familiarity between the participants contributed to a better decision-making process by the individuals under conditions of irregular unshared information. Also, from a quantitative and qualitative analysis of group discussion, we noted that there was a substantial exchange of information and disagreement among members about the choice alternatives, which contributes to obtaining better quality from group decisions. In general, we noted that irregular unshared information does not affect the quality of group decisions when there is an intensive exchange of information between the members.
  • Estudo dos fatores que determinam a formação do capital social familiar em empresas familiares na região sul de Minas Gerais Estratégia & Economia Nas Empresas

    Andrade, Daniela Meirelles; Lima, Juvêncio Braga de; Antonialli, Luiz Marcelo; Leite Filho, Geraldo Alemandro

    Resumo em Português:

    No estudo aqui relatado identificaram-se os fatores que levam à formação do capital social familiar em empresas familiares. Para atingir o objetivo proposto, utilizou-se, como aporte teórico, a teoria do capital social e do capital social familiar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, do tipo survey, em 120 empreendimentos familiares. Aplicou-se questionário, sob a forma de entrevista, a todos os empresários. Os dados foram analisados por meio de análise fatorial. Os resultados foram apresentados em dois blocos: primeiro, a caracterização da amostra em relação ao perfil do respondente e ao perfil do empreendimento, bem como a apresentação da frequência de cada uma das assertivas; na segunda parte, foi feita a análise fatorial, após a qual foram identificados sete fatores relacionados com a formação do capital social familiar. São eles: diálogo colaborativo, rede familiar, infraestrutura moral, confiança, normas éticas, ideias próprias e canais de informação externos. O capital social familiar é solidificado por meio do diálogo colaborativo, a partir do qual é possível enraizar, na família e na empresa, as normas éticas, originando o que se chama de infraestrutura moral, quando a família e a empresa estão em sintonia interna e externa. Em um sentido contraditório, a ausência do diálogo colaborativo gera autoritarismo por parte dos dirigentes e membros da família, prevalecendo ideias próprias, as quais foram identificadas como fator contraditório à formação do capital social familiar.

    Resumo em Espanhol:

    En este estudio se identificaron los factores que llevan a la formación del capital social familiar en empresas familiares. Para ello se utilizó como aporte teórico la teoría del capital social y del capital social familiar. Se llevó a cabo un estudio exploratorio de tipo survey en 120 empresas familiares. Se aplicó un cuestionario, en forma de entrevista, a todos los empresarios. Se analizaron los datos por medio del análisis factorial. Los resultados se presentaron en dos partes: en la primera, se caracterizó la muestra con relación al perfil del entrevistado y el perfil de la empresa, así como se presentó la frecuencia de cada una de las respuestas; en la segunda, se realizó el análisis factorial. Tras dicho análisis se pudieron identificar siete factores relacionados con la formación del capital social familiar. Son ellos: diálogo colaborativo; red familiar; infraestructura moral; confianza; normas éticas; ideas propias y canales externos de información. El capital social familiar se fortalece por medio del diálogo colaborativo, que hace posible enraizar en la familia y la empresa las normas éticas, dando origen a la llamada infraestructura moral, cuando la familia y la empresa se encuentran en sintonía interna y externa. En sentido contrario, la ausencia del diálogo colaborativo genera un determinado autoritarismo, por parte de los directivos y miembros de la familia, en que prevalecen las ideas propias, que se identificaron como factor contradictorio a la formación del capital social familiar

    Resumo em Inglês:

    The study identifies the factors that lead to the formation of family social capital in family businesses. To achieve this purpose the theory of social capital and family social capital was used as a theoretical basis. To this end, we conducted an exploratory survey of 120 family enterprises. A questionnaire was used to interview all entrepreneurs, and data were analyzed by factor analysis. The results are presented in two parts: first, to characterize the sample in relation to the profile of the respondent and the profile of the enterprise; and second, the presentation of the frequency of each of the assertions in the second part was made according to the factor analysis. Seven factors were found to be associated with family social capital: collaborative dialogue, family network, infrastructure morale, trust, ethical standards, own ideas, and external information channels. Family social capital is solidified by means of collaborative dialogue, which take root in the family and company ethical standards, resulting in what is called moral infrastructure - when the family and the company are aligned internally and externally. Conversely, the absence of collaborative dialogue generates authoritarianism on the part of the leaders and family members, privileging their own ideas, which was identified as contradictory to the development of family social capital.
  • Aglomerados e visão baseada em recursos: as capacidades organizacionais de empresas inseridas em um aglomerado do setor de vestuário em Minas Gerais Estratégia & Economia Nas Empresas

    Pugas, Pâmella Gabriela Oliveira; Calegario, Cristina Lelis Leal; Antonialli, Luiz Marcelo

    Resumo em Português:

    As análises urbanas e regionais, especialmente no formato de aglomerados, têm despertado o interesse não só de pesquisadores, mas também de formuladores de políticas públicas. Partindo do pressuposto de que as organizações são heterogêneas, acredita-se que, apesar de inseridas em um mesmo aglomerado, as firmas apresentarão formas diferenciadas de administrar seus recursos. Nesse sentido, o objetivo no presente artigo é verificar a existência de heterogeneidade interna no aglomerado de vestuário de Divinópolis, Minas Gerais, Brasil, no que tange às capacitações organizacionais de suas empresas. Para atender a tal objetivo, utilizou-se da estatística descritiva e multivariada, por meio de frequências, cruzamento de dados e uma análise fatorial, especificamente o método dos componentes principais. Os resultados encontrados permitem concluir que o Arranjo Produtivo Local (APL) de Divinópolis possui heterogeneidade interna, ou seja, as empresas pertencentes a esse APL diferenciam-se no grau e na forma como utilizam suas capacidades. Ainda, observa-se que nem sempre a combinação de potencialidades utilizadas em um ramo será aquela que garantirá a competitividade em outro.

    Resumo em Espanhol:

    El análisis de los arreglos regionales de empresas, especialmente en forma de clusters, han despertado el interés no sólo de investigadores, sino también de los responsables de políticas públicas. Con base en la premisa de que las organizaciones son heterogéneas, se cree que, aunque integren un mismo conjunto o grupo, las empresas presentarán diferentes formas de gestión de sus recursos. El objetivo en este estudio es verificar la existencia de heterogeneidad interna en un cluster del sector de vestuario de Divinópolis, estado de Minas Gerais, Brasil, en lo que concierne a las capacidades organizativas de sus empresas. Para ello se utilizó la estadística descriptiva y el análisis multivariado, por medio de frecuencias, tabulaciones cruzadas y un análisis factorial, específicamente el método de los componentes principales. Los resultados permiten concluir que el Arreglo Productivo Local (APL) de Divinópolis presenta heterogeneidad interna, es decir, las empresas de este grupo se distinguen en el grado y la forma de utilizar sus habilidades. Sin embargo, se observa que no siempre la combinación de las capacidades utilizadas en un sector será la misma que garantizará la competitividad en otro.

    Resumo em Inglês:

    Urban and regional analyses, especially on the formation of clusters, have attracted the interest not only of researchers but also policy makers. Assuming that organizations are heterogeneous, we believe that even within the same cluster firms can present different ways of managing resources. In this sense, the aim of this paper is to verify the existence of an internal heterogeneity in the garment industry cluster in Divinópolis, Minas Gerais, Brazil, according to the organizational capacity of the firms. To meet this goal, we used descriptive statistics and multivariate analysis, using frequencies, crosstabs, and a factor analysis, specifically the method of principal components. The results support the conclusion that the cluster presents internal heterogeneity; firms in this cluster are different in degree and in how they use their abilities. However, it was observed that a combination of capabilities effective in one branch does not necessarily guarantee competitiveness in another.
  • Imagem de preço de produto: proposição de um modelo conceitual Marketing

    de Toni, Deonir; Mazzon, José Afonso

    Resumo em Português:

    Dentre as várias competências das organizações, a gestão de preço assume um papel importante nas decisões estratégicas, na rentabilidade e na geração de renda. Em face dessa relevância, propõe-se um modelo conceitual visando à mensuração da imagem de preço de produto, do qual resultou a proposição de 19 hipóteses de pesquisa. A imagem de preço pode ser definida como uma variável latente e multidimensional. A partir de revisão, refinamento e integração de conceitos da literatura, identificaram-se sete dimensões que podem compor melhor a imagem de preço de produto: funcional, emocional positiva, emocional negativa, simbólica, justiça, axiomática e social. Essas sete dimensões auxiliam a entender melhor como pode ser configurada a imagem de preço, pois as múltiplas dimensões explicam melhor as escolhas do consumidor do que simplesmente o item valor para o dinheiro. Verificou-se, ainda, que essas dimensões da imagem do preço estão relacionadas entre si, e o envolvimento do consumidor modera a relação entre as dimensões da imagem e o valor percebido do produto. Dentre as contribuições deste artigo destacam-se: em primeiro lugar, a identificação da configuração da imagem de preço a partir do entendimento das principais dimensões que a formam; em segundo lugar, a proposição de um modelo teórico integrativo que serve de base para a mensuração da imagem de preço de produto.

    Resumo em Espanhol:

    Entre las varias atribuciones de las organizaciones, la gestión de precios desempeña un papel importante en las decisiones estratégicas, en la rentabilidad y en la generación de ingresos. En este trabajo se propone un modelo conceptual para medir la imagen de precio de producto que dio lugar a la proposición de dieciocho hipótesis de investigación. La imagen de precio puede definirse como una variable latente y multidimensional. A partir de la revisión de la literatura y el refinamiento e integración de conceptos, se identificaron siete dimensiones que pueden componer mejor la imagen de precio de producto: funcional, emoción positiva, emoción negativa, simbólica, justicia, axiomática y social. Estas siete dimensiones ayudan a entender mejor cómo la imagen de precio puede configurarse, dado que las múltiples dimensiones explican mejor las opciones del consumidor que sólo el aspecto valor para el dinero. Asimismo, se verificó que las dimensiones de la imagen del precio están interrelacionadas y que la participación del consumidor modera la relación entre las dimensiones de la imagen y el valor percibido del producto. Entre las contribuciones de este estudio pueden mencionarse, en primer lugar, la identificación de la configuración de la imagen de precio a partir de la comprensión de las principales dimensiones que la forman, y en segundo lugar, la propuesta de un modelo teórico integrador que sirve de base para la identificación de la imagen de precio de un producto.

    Resumo em Inglês:

    Among the several competences attributed to organizations, price management plays an important role in strategic decision-making, profitability, and income generation. This study seeks a theoretical model to measure the product price image. Accordingly, we propose a conceptual model which results in the proposal of eighteen research hypotheses. The price image can be defined as a latent and multidimensional variable. The refinement and integration of concepts from the literature review led us to identify seven dimensions that can better measure price image: functional, positive emotion, negative emotion, symbolic, justice, axiomatic, and social. These dimensions explain customers' choices more efficiently than the simple item value for money. These dimensions of price image are connected, and consumers' involvement moderates the relationship among these dimensions and the perceived value of the product. The contributions of this paper are: first, to identify and understand the key dimensions that constitute the price image; and second, to propose a theoretical model as a basis to measure the product price image.
  • Mecanismos da linha de frente e orientações empresariais: tradução, adaptação e validação de uma escala Marketing

    Alba, George dos Reis; Slongo, Luiz Antonio

    Resumo em Português:

    O trabalho de linha de frente das empresas pode ser observado como uma luta de três frentes. O cliente exige atenção e qualidade de serviço, de um lado, a organização exige eficiência e produtividade, de outro, e o pessoal da linha de frente é metaforicamente apanhado no centro. Essa abordagem surgiu como um tema relevante para Marinova, Ye e Singh (2008), que desenvolveram uma escala que avalia esses elementos por meio de cinco dimensões: duas orientações (produtividade e qualidade) e três mecanismos (autonomia, coesão e feedback). O objetivo principal neste artigo foi adaptar a escala e verificar se ela pode ser utilizada no Brasil. Para isso, ela foi submetida a tradução e validação semântica, adaptação ao contexto de pesquisa e validação estatística. A escala foi aplicada em 105 estudantes de graduação e pós-graduação, e seus resultados foram estatisticamente satisfatórios, validando a versão brasileira da escala.

    Resumo em Espanhol:

    El trabajo de primera línea de las empresas puede ser visto como una batalla de tres frentes. Por un lado, el cliente exige atención y calidad de servicio, por otro, la organización exige eficiencia y productividad; y el personal de primera línea acaba metafóricamente atrapado en el centro. Este enfoque se convirtió en un tema relevante para Marinova, Ye y Singh (2008), que desarrollaron una escala para evaluar estos elementos por medio de cinco dimensiones: dos orientaciones (productividad y calidad) y tres mecanismos (autonomía, cohesión y feedback). El objetivo principal en este trabajo fue adaptar la escala y comprobar si puede utilizarse en Brasil. Para ello se llevaron a cabo las etapas de traducción, validación semántica, adaptación al contexto de estudio y validación estadística. Se aplicó la escala a 105 estudiantes de licenciatura y posgrado. Los resultados fueron estadísticamente satisfactorios, lo que pudo validar la versión brasileña de la escala.

    Resumo em Inglês:

    A company's frontline work can be seen as a three-front battle. The client requires attention and quality service on one side, the organization requires efficiency and productivity on another, and frontline staff is metaphorically caught in the middle. This approach has emerged as a significant issue for Marinova, Ye, and Singh (2008), who developed a scale assessing these factors across five dimensions: two orientations (productivity and quality) and three mechanisms (autonomy, cohesion, and feedback). The main objective of this paper is to adapt the scale and verify if it can be used in Brazil. To this end it was submitted to translation and linguistic validation, and adapted to the context of research and statistical validation. The scale was applied to 105 graduate and undergraduate students, and their results were statistically satisfactory, thus validating the Brazilian version of the scale.
  • A relação entre necessidade de toque e desejo por produtos únicos e solução de problema (inter)dependente do consumidor Marketing

    Vieira, Valter Afonso

    Resumo em Português:

    Algumas pessoas podem não comprar produtos sem os tocar em primeiro lugar, acreditando que isso poderia gerar mais garantia de informações e reduzir a incerteza da compra. A literatura sugere um instrumento para medir a experiência de toque, chamado Necessidade de Toque. Neste trabalho, tem-se por objetivo analisar se a necessidade de toque é empiricamente consistente. Com base em revisão de literatura, hipóteses de pesquisa são sugeridas a fim de avaliar a validade nomológica, convergente e discriminante do fenômeno. A partir delas, quatro suposições foram suportadas na direção esperada. Necessidade de toque foi associada com dependência e interdependência na tomada de decisão. Necessidade de toque não foi associada com desejo de consumir produtos únicos. Os resultados mostraram o construto como bi-dimensional. O efeito moderador foi também encontrado. Isso significa que quando o consumidor tem maior (vs. inferior) necessidade de toque, a motivação para fazer compras experimentais desempenha um papel mais (vs. menos) importante sobre a motivação impulsiva.

    Resumo em Espanhol:

    Algunas personas pueden dejar de comprar productos si no los han tocado antes, porque creen que hacerlo podría generar más garantía de información y reducir la incertidumbre de la compra. La literatura sugiere un instrumento para medir la experiencia del tacto, que se denomina necesidad de contacto. El objetivo en este estudio es analizar si la necesidad de contacto es empíricamente consistente. Con base en la revisión de la literatura, se sugieren algunas hipótesis para estudio con el fin de evaluar la validez nomológica, convergente y discriminante de este fenómeno. Cuatro de las hipótesis tuvieron apoyo en la dirección esperada. La necesidad de tocar aparece asociada con dependencia e interdependencia en la toma de decisión. La necesidad de tocar no presentó relación con el deseo de consumir productos únicos. Los resultados mostraron el constructo como bidimensional. El efecto moderador también se encontró. Esto significa que cuando los consumidores tienen más (frente a menos) necesidad de tocar, la motivación para hacer compras experimentales juega un papel más (frente a menos) importante sobre la motivación impulsiva.

    Resumo em Inglês:

    Some people cannot buy products without first touching them, believing that doing so will create more assurance and information and reduce uncertainty. The international consumer marketing literature suggests an instrument to measure consumers' necessity for pohysical contact, called Need for Touch (NFT). This paper analyzes whether the Need for Touch structure is empirically consistent. Based on a literature review, we suggest six hypotheses in order to assess the nomological, convergent, and discriminant validity of the phenomenon. Departing from these, data supported four assumptions in the predicted direction. Need for Touch was associated with Need for Input and with Need for Cognition. Need for Touch was not associated with traditional marketing channels. The results also showed the dual characterization of Need for Touch as a bi-dimensional construct. The moderator effect indicated that when the consumer has a higher (vs. lower) Need for Touch autotelic score, the experiential motivation for shopping played a more (vs. less) important role in impulsive motivation. Our Study 3 supports the NFT structure and shows new associations with the need for unique products and dependent decisions.
  • Um estudo sobre os aspectos que contribuem para a adoção do canal on-line para compra de livros, CDs e DVDs Marketing

    Gouvêa, Maria Aparecida; Nakagawa, Sandra Sayuri Yamashita; Oliveira, Braulio

    Resumo em Português:

    O objetivo neste estudo foi identificar os fatores relevantes na adoção do canal on-line para a realização de compras, tendo como principais referências os modelos Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT), de Venkatesh et al. (2003), de Heijden, Verhagen e Creemers (2003) e de Bramall, Schoefer e McKechnie (2004). Além da revisão da literatura dos assuntos pertinentes, foi realizada uma pesquisa de campo descritiva, de natureza quantitativa com uma amostra de 172 pessoas residentes na cidade de São Paulo, pertencentes às classes socioeconômicas A, B e C (critério Brasil), compradores de livros, CDs ou DVDs no canal off-line. Os dados coletados foram analisados com o uso de técnicas estatísticas nos contextos uni, bi e multivariado. Aplicou-se a técnica de modelagem de equações estruturais (MEE ou Structural Equation Modeling - SEM) para serem identificadas relações de dependência entre construtos e a contribuição de cada um deles na estimação das intenções de adoção da compra pela Internet. Entre os principais resultados encontrados, a atitude em relação ao uso da tecnologia, a confiança e a expectativa de desempenho figuraram como os aspectos mais relevantes para uma possível adoção do canal on-line.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo en este estudio fue identificar los factores relevantes en la adopción del canal on-line para compras. Las principales referencias fueron los modelos UTAUT (Teoría Unificada de la Aceptación y Utilización de la Tecnología), de Venkatesh et al. (2003); Heijden, Verhagen y Creemers (2003); y Bramall, Schoefer y McKechnie (2004). Además de la revisión de la literatura en cuanto a las cuestiones pertinentes al tema, se realizó un estudio de campo descriptivo cuantitativo, con una muestra de 172 individuos que residen en São Paulo, de las clases socioeconómicas A, B y C (criterio de Brasil), compradores de libros, CD o DVD por medio de canales off-line. Los datos obtenidos se analizaron mediante el uso de técnicas estadísticas en los contextos uni, bi y multivariado. Se aplicó la técnica de modelos de ecuaciones estructurales (MEE o Structural Equation Modeling - SEM) con el fin de identificar relaciones de dependencia entre constructos y la contribución de cada uno de ellos a la hora de estimar las intenciones de adopción de la compra por Internet. Entre los principales resultados, la actitud hacia el uso de la tecnología, la confianza y la expectativa de desempeño figuraron como los aspectos más relevantes para una posible adopción del canal on-line.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study is to identify the relevant factors to the adoption of the on-line channel for buying books, CDs, and DVDs. With this aim, the main references were the models UTAUT (Unified Theory of Acceptance and Use of Technology), Venkatesh et al. (2003), Heijden, Verhagen and Creemers (2003), and Bramall, Schoefer and McKechnie (2004). Besides the literature review of issues relevant to the subject, a descriptive research of a quantitative nature was conducted on a sample of 172 bookD, or DVD buyers in the off-line channel, living in São Paulo, in socioeconomic classes A, B and C (Brazil criterion). Data were analyzed with the use of statistical techniques in uni, bi, and multivariate contexts. We applied the technique of structural equation modeling (SEM) to be dependency relationships identified between constructs, and the contribution of each construct in the estimation of intent to adopt Internet shopping. Among the main findings, attitudes towards the use of technology, trust, and expectation of performance figured as the most relevant aspects for possible adoption of the on-line channel.
  • Por que ocorre? Como lidar? A percepção de professores de graduação em Administração sobre o assédio moral Recursos Humanos & Organizações

    Paixão, Roberto Brazileiro; Melo, Daniel Reis Armond de; Souza-Silva, Jader Cristino de; Cerquinho, Kleomara Gomes

    Resumo em Português:

    Tem-se observado em muitas pesquisas que o assédio moral do aluno para com o professor tem sido incrementado com o processo de mercantilização do ensino superior. Tal processo insere-se num cenário de desvalorização da figura do professor e de exaltação da concepção do aluno-cliente. Nesse sentido, abre-se espaço para práticas de assédio moral na relação aluno-professor. O propósito neste artigo é compreender por que acontece o assédio moral no vetor aluno-professor e o que pode ser feito para que esse comportamento seja evitado. Para cumprir o objetivo da investigação, foram coletados e analisados, pelo método do discurso do sujeito coletivo (DSC) de caráter qualiquantitativo, os depoimentos provenientes de 51 questionários respondidos por professores universitários. A análise das respostas dos professores universitários às questões de pesquisa oferece uma percepção do por quê da ocorrência do assédio moral aluno-professor na visão dos pesquisados, os quais identificam motivos que vão desde valores sociais não apreendidos até a mercantilização do ensino. A partir das respostas, verificam-se possibilidades de ação que apontam prioritariamente a discussão institucional como meio de suporte à vítima e como alicerce para ações preventivas, dentre outras atitudes individuais que influenciam positivamente esse tipo de assédio, e mesmo a disputa judicial como última instância para a solução do problema.

    Resumo em Espanhol:

    Se ha observado en numerosos estudios que la intimidación o acoso moral por parte de los estudiantes hacia los profesores ha crecido en virtud del proceso de mercantilización de la educación superior. Tal proceso se inscribe en un escenario de pérdida de valor de la figura del profesor y exaltación de la concepción del estudiante-cliente. En este sentido, se abre un espacio para prácticas de intimidación o acoso moral en la relación alumno-profesor. El propósito en este estudio es entender por qué ocurre el acoso en el vector alumno-profesor y qué se puede hacer para evitar dicho comportamiento. Por medio del método del discurso del sujeto colectivo (DSC) de carácter cualitativo-cuantitativo, se recopilaron y analizaron las declaraciones que se obtuvieron de cuestionarios aplicados a 51 profesores universitarios. El análisis de las respuestas ofrece una idea de los motivos de la incidencia de la intimidación entre estudiante-profesor, según el punto de vista de los entrevistados, que identificaron razones que van desde los valores sociales que no se asimilaron hasta la mercantilización de la educación. A partir de las respuestas, se verifican posibilidades de acción que señalan sobre todo la discusión institucional como medio de apoyo a la víctima y fundamento para acciones preventivas, entre otras actitudes individuales que influyen de manera positiva sobre este tipo de acoso, e incluso la disputa judicial como último recurso para la solución del problema.

    Resumo em Inglês:

    Many studies have observed that bullying of professors by students has increased with the process of commoditization of higher education organization. This process is part of a scenario of devaluation of the professor's role and the exaltation of the concept of the student-client. In this sense, it opens space for bullying practices in the student-professor relationship. The purpose of this paper is to understand why bullying happens in the student-professor vector, and what can be done so that this behavior can be avoided. To fulfill the objective of this research we collected and analyzed statements from questionnaires answered by 51 university professors through the method of the collective subject discourse. The analysis of these responses offers insight on why bullying occurs in the student-professor relationship: reasons range from social values inversion to the marketization of higher education in Brazil. From the responses emerge possibilities for action, promoting among other ideas a serious institutional debate as an important step to build preventive attitudes to solve this serious problem.
  • Comprometimento e entrincheiramento na carreira: integrar ou reconstruir os construtos? Uma exploração das relações à luz do desempenho Recursos Humanos & Organizações

    Scheible, Alba Couto Falcão; Bastos, Antonio Virgilio Bittencourt; Rodrigues, Ana Carolina de Aguiar

    Resumo em Português:

    Neste artigo, apresenta-se um aprofundamento da exploração do construto comprometimento com a carreira por meio de uma análise de suas relações com o conceito de entrincheiramento e da comparação dos relacionamentos de ambos com desempenho no trabalho. Nesse campo de estudo, discutem-se as limitações e as fronteiras conceituais. O estudo, do qual participaram 217 pessoas, foi realizado em uma empresa de tecnologia da informação. Constatou-se redundância conceitual entre duas dimensões do entrincheiramento e os comprometimentos instrumental e normativo nessa amostra. Os resultados obtidos sugerem que o entrincheiramento é dado preponderantemente pela falta de alternativas de carreira. Seria essa a quarta dimensão do comprometimento com a carreira? A exemplo do comprometimento instrumental, o entrincheiramento na carreira relaciona-se negativamente com o desempenho. Seria o entrincheiramento a antítese do comprometimento? O comprometimento instrumental deveria ser a ele integrado? Mais do que apresentar respostas, neste artigo busca-se questionar o mainstream da pesquisa do comprometimento com a carreira e fomentar a reflexão sobre as fronteiras e dimensões do construto.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo se presenta una profundización de la exploración del constructo compromiso con la carrera por medio de un análisis de sus relaciones con el concepto de atrincheramiento, y de la comparación de las relaciones de ambos con el desempeño en el trabajo. En este campo de estudio se discuten las limitaciones y las fronteras conceptuales. El estudio, en el que participaron 217 personas, se llevó a cabo en una empresa de tecnología de la información. Se constató una redundancia conceptual entre dos dimensiones del atrincheramiento y el compromiso instrumental y normativo en la muestra. Los resultados obtenidos sugieren que el atrincheramiento se da principalmente debido a la falta de alternativas de carrera. ¿Esta sería la cuarta dimensión del compromiso con la carrera? De la misma manera que el compromiso instrumental, ¿el atrincheramiento en la carrera se relaciona negativamente con el desempeño? ¿Sería el atrincheramiento la antítesis del compromiso? ¿El compromiso instrumental debería integrarse a él? En este artículo se pretende, además de presentar algunas respuestas, cuestionar el mainstream del estudio del compromiso con la carrera y promover la reflexión sobre las fronteras y dimensiones del constructo.

    Resumo em Inglês:

    Career field studies have focused on the limitations and boundaries of occupational attachments as commitment and entrenchment. The purpose of this work is to investigate relations between these constructs and to compare their connections with work performance levels. A total of 217 workers at an information technology organization completed the survey. The results evidence conceptual redundancy between two entrenchment dimensions and continuance and normative commitment. We observed that the main idea of occupational entrenchment is the limitedness of career alternatives. Would this be the fourth dimension of occupational commitment? Like continuance commitment, career entrenchment relates negatively to work performance. Is the entrenchment concept the "opposite of commitment"? Should the continuance commitment be integrated with it? Beyond the present responses, this work aims to discuss the career commitment research mainstream and to promote reflections about construct boundaries and dimensions.
  • Em busca de uma abordagem não atomizada para o exame das relações entre liderança transformacional e comprometimento organizacional Recursos Humanos & Organizações

    Maciel, Cristiano de Oliveira; Nascimento, Mauricio Reinert

    Resumo em Português:

    As pesquisas tradicionais sobre liderança fazem uso de uma abordagem atomizada, que desconsidera os efeitos de diferentes padrões (gestalts) do construto e prioriza a lógica de uma variável por vez. A partir dessa crítica, o objetivo no presente trabalho é analisar a relação de distintas gestalts (configurações) de liderança transformacional com o comprometimento organizacional. Para a consecução desse objetivo, foram analisados 331 questionários de funcionários de oito organizações do setor de serviços. O método de pesquisa é classificado como levantamento (survey), com amostragem não probabilística por conveniência. Para o tratamento dos dados, fez-se uso da técnica de modelagem de equações estruturais no processo de análise da validade e confiabilidade das escalas. Na sequência, a análise de cluster evidenciou três configurações de liderança, denominadas: desorientação, subliderança e conversão. Para a verificação da influência dessas gestalts sobre o comprometimento organizacional, foi testado um modelo linear generalizado - MANCOVA fatorial. Os resultados indicaram a relação entre as configurações de liderança transformacional e as dimensões afetiva, instrumental e normativa do comprometimento; entretanto, para o comprometimento instrumental, a relação é mediada pelo grau de instrução dos liderados. Por fim, são discutidas as implicações dos achados empíricos.

    Resumo em Espanhol:

    En los estudios tradicionales sobre liderazgo se plantea un enfoque atomizado que no tiene en cuenta los efectos de diferentes patrones (gestalts) del constructo y que prioriza la lógica de "una variable por vez". A partir de tal crítica, el objetivo en este trabajo es analizar la relación de distintas gestalts (configuraciones) de liderazgo transformacional con el compromiso organizacional. Para su consecución, se analizaron 331 cuestionarios aplicados a empleados de ocho organizaciones del sector de servicios. Se utilizó el método de investigación tipo survey, con muestreo no probabilístico por conveniencia. Para el tratamiento de los datos se aplicó la técnica de modelos de ecuaciones estructurales en el proceso de análisis de validez y confiabilidad de las escalas. A continuación, el análisis de cluster indicó tres configuraciones de liderazgo denominadas: desorientación, subliderazgo y conversión. Con el fin de verificar la influencia de las gestalts sobre el compromiso organizacional, se puso a prueba un modelo lineal general - MANCOVA factorial. Los resultados indicaron la efectiva relación entre las configuraciones de liderazgo transformacional y las dimensiones afectiva, instrumental y normativa del compromiso; sin embargo, para el compromiso instrumental, la relación se determina según el grado de instrucción de los liderados. Finalmente, se discuten las implicaciones de los hallazgos empíricos.

    Resumo em Inglês:

    Traditionally, studies on leadership use an atomistic approach which ignores the effects of different configurations (gestalts) of the construct. It prioritizes the logic of "one variable at a time". Starting from this criticism, our goal is to analyze the relationship between configurations of transformational leadership and organizational commitment. We conducted a survey using a non-random sampling of 331 questionnaires of employees from eight service enterprises. We used structural equations modeling to validate the scales, and cluster analysis to find the three configurations of transformational leadership: disorientation, subleadership, and conversion. The relationship between these configurations and the three dimensions of organizational commitment was tested using the MANCOVA generalized linear model. The results indicate the existence of the relationship; however, the relationship between leadership and instrumental organizational commitment is mediated by the educational level of the employees.
  • Incluindo pessoas com deficiência na empresa: estudo de caso de uma multinacional brasileira Recursos Humanos & Organizações

    Campos, José Guilherme Ferraz de; Vasconcellos, Eduardo Pinheiro Gondim de; Kruglianskas, Gil

    Resumo em Português:

    Os estudos acerca do trabalho da pessoa com deficiência são ainda escassos (TEODÓSIO et al., 2004; TANAKA e MANZINI, 2005) e recentes (CARVALHO-FREITAS e MARQUES, 2010a), restringindo-se, em geral, a práticas de recrutamento e seleção (SCHWARZ e HABER, 2009). Por outro lado, a relevância de promover uma efetiva gestão da inclusão tem respaldo legal na Lei de Cotas, além de um componente estratégico, diante do contexto da gestão da diversidade. Neste artigo, tem-se como objetivo analisar o programa de inclusão de pessoas com deficiência de uma empresa multinacional brasileira da indústria automobilística, contribuindo para a ampliação do conhecimento em relação ao tema. Para tanto, construiu-se, como referencial de análise, um modelo que consiste em oito práticas apontadas como relevantes pela literatura. A partir de entrevistas com os gestores de Recursos Humanos da empresa e de chefes imediatos dos profissionais com deficiência, verificou-se que a empresa realiza parcialmente as práticas descritas no modelo, tendo como restrição à ampliação dele, sobretudo, a forte pressão por redução de custos da indústria.

    Resumo em Espanhol:

    Los estudios sobre el trabajo de personas con discapacidad son todavía escasos (TANAKA y MANZINI, 2005; TEODOSIO et al., 2004) y recientes (CARVALHO-FREITAS y MARQUES, 2010a) y se limitan, en general, a prácticas de reclutamiento y selección (SCHWARZ y HABER, 2009). Por otro lado, la importancia de promover una gestión eficaz de la inclusión tiene respaldo legal en la Ley de Cuotas, además de que se configura como un componente estratégico, en el contexto de la gestión de la diversidad. El objetivo en este artículo es analizar el programa de inclusión de personas con discapacidad de una empresa multinacional brasileña de la industria automotriz, lo que contribuirá a la expansión del conocimiento con relación al tema. Para ello se construyó como referencia de análisis un modelo configurado en ocho prácticas que se consideran relevantes en la literatura. A partir de entrevistas con gestores de recursos humanos y líderes directos de profesionales con discapacidad, se encontró que la empresa aplica solamente en parte las prácticas descritas en el modelo. Lo que restringe su expansión es, principalmente, la fuerte presión para reducir los costos en la industria.

    Resumo em Inglês:

    Studies concerning the work of people with disabilities are still insufficient (TEODÓSIO et al., 2004; TANAKA and MANZINI, 2005) and recent (CARVALHO-FREITAS and MARQUES, 2010a), and in general, restricted to recruitment practices and selection (SCHWARZ and HABER, 2009). On the other hand, the importance of promoting effective management of inclusion has a legal basis in the Quota Act, as well as a strategic component, given the context of diversity management. This article aims to analyze the program for including people with disabilities at a Brazilian multinational company in the automobile industry, contributing to the expansion of knowledge in the subject. To this end, a model was designed as a reference for analysis, consisting of eight practices which are considered relevant by the literature. From interviews with HR managers and with the direct supervisors of professionals with disabilities, it was found that the company partially performs the practices described in the model, with some restrictions on their expansion, especially the industry's strong pressure to reduce costs.
  • Fatores condicionantes do nível de maturidade em gerenciamento de projetos: um estudo empírico em empresas brasileiras Gestão Tecnológica

    Silveira, Gutenberg de Araújo; Sbragia, Roberto; Kruglianskas, Isak

    Resumo em Português:

    No ambiente dinâmico e complexo de negócios, caracterizado por desafios constantes, o eficaz gerenciamento de projetos é um dos determinantes da sobrevivência das organizações. Todavia, para alcançarem melhor desempenho, as empresas precisam ter processos de gerenciamento de projetos estruturados e maduros. Embora existam diversos modelos de maturidade, que proporcionam uma abordagem quantitativa, o caminho em sua busca não tem sido um assunto empiricamente pesquisado, portanto, o objetivo neste estudo foi identificar os principais fatores condicionantes da maturidade em gerenciamento de projetos em organizações brasileiras. Para tanto, foi adotado o método de pesquisa de estudo de campo, por meio de e-survey, de natureza descritiva e correlacional, junto a 473 participantes, tomadores ou influenciadores de decisões em gerenciamento de projetos, quanto à sua percepção sobre os fatores condicionantes, representando 360 organizações de diferentes tipos, portes e segmentos da economia brasileira. Os resultados do estudo permitem concluir que os principais fatores condicionantes da maturidade em gerenciamento de projetos nas empresas estudadas observam a seguinte hierarquia, do mais para o menos importante: processos e ferramentas; pessoas e equipe; apoio organizacional; orientação a clientes; qualidade dos gerentes de projetos; e orientação a negócios. Esses fatores condicionantes, especialmente o primeiro, se trabalhados adequadamente nas organizações, podem alavancar os níveis de maturidade em gerenciamento de projetos.

    Resumo em Espanhol:

    En el ambiente dinámico y complejo de los negocios, que se caracteriza por desafíos constantes, la eficaz gestión de proyectos se convierte en un factor determinante de la sobrevivencia de las organizaciones. Sin embargo, para que logren un mejor desempeño, las empresas deben contar con procesos de gestión de proyectos estructurados y maduros. Aunque existan diferentes modelos de madurez que proporcionan un enfoque cuantitativo, el camino en su búsqueda no es un asunto que se haya estudiado empíricamente. Por tanto, el objetivo en este estudio fue identificar los factores condicionantes de la madurez en la gestión de proyectos en organizaciones brasileñas. Se adoptó el método de estudio de campo, por medio de un e-survey de naturaleza descriptiva y correlacional, que se aplicó a 473 participantes, tomadores o influenciadores de decisiones en gestión de proyectos, con el fin de analizar su percepción con relación a los factores condicionantes. Estos profesionales representan a 360 empresas de diferentes tipos, portes y segmentos de la economía brasileña. Los resultados permiten concluir que los principales factores condicionantes de la madurez en gestión de proyectos en estas empresas siguen la siguiente jerarquía (del factor más importante al menos importante): procesos y herramientas; personas y equipo; apoyo organizacional; orientación a clientes; calidad de los gerentes de proyectos; y orientación de negocios. Estos factores condicionantes, especialmente el primero, si se trabajan de manera adecuada en las organizaciones, pueden incrementar los niveles de madurez en gestión de proyectos.

    Resumo em Inglês:

    In the dynamic and complex business environment, characterized by constant challenges, effective project management is a major determinant of survival for organizations. However, in order to achieve better performance, organizations must have structured and mature project management processes. Although there are many maturity models which provide a quantitative approach, the path in search of maturity has not been empirically studied as a subject. The objective of this study was to identify the main factors for maturity in project management in Brazilian organizations. To this end, we adopted the research method field study, by means of descriptive and correlational e-survey with 473 participants, decision makers, or decision influencers in project management - representing 360 organizations of different types, sizes and segments of the Brazilian economy - and their understanding of the influencing factors. The results indicate that the main factors for maturity in project management in the companies studied observe the following hierarchy, from most to least: processes and tools; people and team; organizational support; customer orientation; quality of project managers; and orientation to business. These conditioning factors, especially the first, if properly applied in organizations, can leverage levels of maturity in project management.
  • Ambiente favorável ao desenvolvimento de inovações: proposição de um modelo de análise organizacional Gestão Tecnológica

    Machado, Denise Del Prá Netto; Carvalho, Luciano Castro de

    Resumo em Português:

    A metodologia desenvolvida pelo Minnesota Innovation Research Program para avaliação dos processos de inovação, denominada Minnesota Innovation Survey (MIS) serviu de base para a proposição de um modelo de análise de ambiente propício ao desenvolvimento de inovações. A necessidade da proposição de um novo modelo surgiu a partir da observação dos resultados de pesquisas que utilizaram a mesma metodologia, em que questões e dimensões se apresentavam altamente correlacionadas, gerando redundância de medição de construtos e pouca precisão nos resultados. Com isso buscou-se, por meio de embasamento teórico e estatística multivariada, reduzir o número de construtos afins no intuito de evitar a multicolinearidade e os resultados dúbios. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do modelo proposto caracteriza-se como descritiva com método quantitativo. Foram aplicados questionários da metodologia MIS a 349 empregados de uma empresa metal mecânica. A aplicação do modelo original obedeceu a todos os passos prescritos, mostrando a aderência por meio de modelagem de equações estruturais. Como resultado verificou-se que a redução de dados proveniente dos testes estatísticos impactou significantes alterações na metodologia de base, caracterizando o surgimento de uma nova metodologia de análise pela diminuição de 70% dos dados multivariados. Conclui-se que a nova metodologia, apesar de eliminar 65 questões do instrumento de coleta de dados, não reduz seu poder de explicação e eficácia quanto às relações dos ambientes organizacionais com os resultados da inovação. Em termos de execução de pesquisa, o novo modelo facilita a coleta de dados, minimiza a dispersão do respondente no momento do preenchimento do questionário, aumentando a confiabilidade dos dados, fornece informações acuradas sobre o ambiente inovador e garante robustez de análise. Empresas podem beneficiar-se desse instrumento de pesquisa por ser de fácil aplicação, entendimento e análise.

    Resumo em Espanhol:

    La metodología desarrollada por el Minnesota Innovation Research Program para evaluar los procesos de innovación, llamada Minnesota Innovation Survey (MIS), sirve de base para la propuesta de un modelo de análisis del entorno favorable al desarrollo de innovaciones. La necesidad de proponer un nuevo modelo surge de la observación de los resultados de estudios que utilizaron la misma metodología y en los que cuestiones y dimensiones aparecían fuertemente correlacionadas, lo que generó una redundancia de medición de constructos y poca precisión en los resultados. Se buscó, por medio de una base teórica y estadística multivariada, reducir el número de constructos relacionados, con el fin de evitar la multicolinealidad y resultados ambiguos. La metodología utilizada para desarrollar el modelo propuesto se caracteriza por ser un método descriptivo cuantitativo. Se aplicaron los cuestionarios de la metodología MIS a 349 empleados de una empresa metalúrgica. La aplicación del modelo original siguió todos los pasos previstos y mostró la adhesión por medio de modelos de ecuaciones estructurales. Como resultado se encontró que la reducción de datos de las pruebas estadísticas produjo cambios significativos en la metodología de base, lo que configura una nueva metodología de análisis debido a la disminución del 70 % de los datos multivariados. Se concluye que la nueva metodología, aunque haya eliminado 65 preguntas del instrumento de recopilación de datos, no reduce su poder explicativo y eficacia en cuanto a las relaciones entre los ambientes organizacionales y los resultados de la innovación. La aplicación del nuevo modelo facilita la recopilación de datos; minimiza la dispersión por parte del respondiente en el momento de cumplimentar el cuestionario, lo que aumenta la fiabilidad de los datos; proporciona información precisa sobre el entorno innovador; y garantiza robustez en el análisis. Las empresas pueden beneficiarse de esta herramienta de investigación debido a su facilidad de aplicación, comprensión y análisis.

    Resumo em Inglês:

    The methodology developed by the Minnesota Innovation Research Program to evaluate the processes of innovation, called the Minnesota Innovation Survey (MIS), was the basis for proposing a model to analyze environments conducive to innovation. The need for a new model emerged from observing the results of studies that used the same methodology, in which questions and dimensions were highly correlated, generating redundancy measurements of constructs and poor accuracy of results. By using a theoretical basis and multivariate statistics we sought to reduce the number of related constructs in order to avoid multicollinearity and dubious results. The methodology used to develop the proposed model is characterized as descriptive with quantitative method. We applied the MIS questionnaires to 349 employees of a metalworking company. The application of the original model followed all the prescribed steps, adhering to Structural Equation Modeling. Then we applied the same questionnaire to a hospital, using a different sample size, in order to increase the reliability and generalization of the model. As a result, we found that the reduction of data from statistical tests caused significant changes in the basic methodology, which characterizes the appearance of a new methodology for the 70% decrease of the multivariate data. It is concluded that the new methodology, despite eliminating 65 questions from the data collection instrument, does not reduce its explanatory power and effectiveness in terms of the relations between organizational environments and innovation results. In terms of implementation, the new research model facilitates data collection, minimizes the dispersion of the respondent at the time of questionnaire completion by increasing the reliability of the data, provides accurate information about the innovative environment, and ensures robust analysis. Companies can benefit from this research tool because of its easy application, understanding, and analysis.
  • Estudo multicasos sobre atividades inovativas Gestão Tecnológica

    Parolin, Sonia Regina Hierro

    Resumo em Português:

    Em estudos sobre competitividade argumenta-se que as empresas necessitam de estratégias baseadas em inovações e de capacidades internas em constantes e intensas transformações, não somente nos padrões tecnológicos, mas também no encadeamento do processo de gestão das atividades inovativas, como processos dinâmicos, não lineares e diversificados, em função de múltiplos fatores dos ambientes interno e externo. Para contribuir com essas discussões, neste artigo apresenta-se um estudo multicasos em quatro indústrias de médio e grande portes, de segmentos, densidades tecnológicas e históricos com inovações diferentes entre si. Como principais resultados, salientam-se o encadeamento das atividades inovativas como parte de uma estratégia organizacional para obter resultados com inovação e a afluência de todas as pessoas, e não somente as alocadas em pesquisa e desenvolvimento, para o cumprimento dessa estratégia.

    Resumo em Espanhol:

    En estudios sobre competitividad se argumenta que las empresas deben contar con estrategias basadas en innovaciones y capacidades internas en constante e intensa transformación, no sólo con relación a los patrones tecnológicos, sino también en el encadenamiento del proceso de gestión de las actividades innovadoras - como procesos dinámicos, no lineales y diversificados - en función de múltiples factores del ambiente interno y externo. Para contribuir con las discusiones, en este artículo se presenta un estudio multicaso que se llevó a cabo en cuatro industrias de medio y grande portes, de segmentos, densidades tecnológicas e historial de innovaciones diferentes entre sí. Los principales resultados ponen de relieve el encadenamiento de las actividades innovadoras como parte de una estrategia organizacional orientada al logro de resultados con innovación y la participación de todas las personas en el cumplimiento de dicha estrategia, no sólo de los profesionales asignados a investigación y desarrollo.

    Resumo em Inglês:

    Studies on competitiveness argue that companies need strategies based on innovation and internal capabilities that undergo constant and intense transformations, not only regarding technological standards, but in the development of a management process of innovative activities as dynamic, non-linear, and diverse processes due to multiple factors in the internal and external environment. To contribute to these discussions, this paper presents a multi-case study carried out in four large and medium industries representing different sectors, technological densities, and innovation histories. As the main results, we point out the development of innovative activities as part of an organizational strategy focused on obtaining results through innovation and that everyone contributed to the achievement of the organizational strategy focused on innovation - not only those allocated to R&D.
  • Um mapeamento descritivo dos modelos de gestão de redes de correspondentes bancários no Brasil Tecnologia De Informação

    Jayo, Martin; Diniz, Eduardo H.

    Resumo em Português:

    Apesar dos diversos estudos que se desenvolveram nos últimos anos enfocando o crescimento dos chamados correspondentes bancários (CBs) como canal de distribuição de serviços financeiros à população de baixa renda no Brasil, existe uma importante lacuna nessa literatura, relacionada à compreensão das diferentes formas pelas quais redes de CBs podem ser montadas e geridas. No presente artigo teve-se por objetivo construir um mapeamento das diferentes configurações de negócios - ou modelos de gestão de redes de CBs - hoje praticadas na utilização do canal de CBs pelos bancos brasileiros. Para tanto, adotou-se um método taxonômico, que permitiu distinguir a existência de seis diferentes modelos de gestão de redes de CBs praticados pelos bancos na gestão do canal, os quais foram, por sua vez, agrupados em três classes, de acordo com o grau de delegação de atividades a gestores de rede terceirizados. O resultado do trabalho é um mapeamento inédito das diferentes configurações de negócios praticadas na operação do canal de CBs no Brasil. A relevância da contribuição deriva da escassez de referências ao tópico em estudos anteriores, bem como da importância adquirida em anos recentes pelo canal de CBs como um dos principais canais de distribuição de serviços bancários à população de baixa renda.

    Resumo em Espanhol:

    Aunque existan diversos estudios que surgieron en años recientes sobre el crecimiento de los llamados corresponsales bancarios (CBs) como canal de distribución de servicios financieros a la población de bajo ingreso en Brasil, se advierte una importante laguna en la literatura en lo que concierne a la comprensión de las distintas formas en que se pueden establecer y administrar las redes de CBs. En este artículo se tuvo por objetivo construir un mapa de las distintas configuraciones de negocios - o modelos de gestión de redes de CBs - que se practican actualmente en la utilización del canal de CBs en los bancos brasileros. Para eso se aplicó un método taxonómico que permitió distinguir seis modelos diferentes de gestión de redes de CBs que pudieron agruparse en tres clases, de acuerdo con el nivel de asignación de actividades a gestores de red terceros. El resultado del trabajo es un mapa inédito de las diferentes configuraciones de negocios practicadas en la operación del canal de CBs en Brasil. La relevancia de la contribución radica en la escasez de referencias al tema en otros estudios y también en la importancia adquirida recientemente por el canal de CBs como uno de los principales canales de distribución de servicios bancarios a la población menos favorecida.

    Resumo em Inglês:

    Although many studies have appeared in recent years focusing on the growth of so-called banking correspondents (BCs) in Brazil and their role as a banking channel for the poor, there is an important gap in this literature, related to understanding the different ways through which BC networks can be hired and managed. The aim of this article is to identify and map the diversity of business configurations - or network management models - used by Brazilian banks to build up the channel. To this end, we adopted a taxonomic method, which allowed us to distinguish six different network management models currently in use in Brazil. Such models were in turn grouped into three classes of network management activities, according to the degree of delegation by banks to subcontractors. The result is an unprecedented map of the different business configurations applied in the operation of the Brazilian BC channel. The relevance of this contribution derives from the scarcity of references to the topic in previous studies, as well as from the importance acquired by the BCs in recent years for delivering bank services to the low-income population.
Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo Avenida Professor Luciano Gualberto, 908, sala F184, 05508-900 São Paulo / SP Brasil, Tel./Fax 55 11 3818-4002 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rausp@usp.br