Acessibilidade / Reportar erro

Análise retrospectiva das nefrostomias percutâneas guiadas por tomografia computadorizada em pacientes oncológicos

Resumo

Objetivo:

Estabelecer o perfil da nefrostomia percutânea guiada por tomografia computadorizada (TC) em um centro de referência oncológico, conhecendo as características do paciente submetido a esta intervenção, indicações e especificidades técnicas do procedimento, além das complicações mais frequentes.

Materiais e Métodos:

Foi realizada revisão dos prontuários eletrônicos e das imagens de pacientes submetidos a nefrostomia percutânea guiada por TC entre os anos de 2014 e 2016 em um centro de referência oncológico.

Resultados:

Foram avaliados 201 procedimentos. As doenças neoplásicas malignas foram as principais causas da obstrução. Houve necessidade de reabordagem em 36,6% dos casos, em sua maioria para reposicionamento do cateter, e ocorreram complicações em 9,5% dos casos. Não houve associação estatisticamente significante entre as complicações pós-nefrostomia percutânea e o tipo de tratamento oncológico prévio, a técnica empregada, o calibre do dreno utilizado no procedimento, ou o grau de dilatação do sistema coletor prévio ao procedimento.

Conclusão:

A nefrostomia percutânea guiada por TC é eficaz em pacientes oncológicos, com taxas de sucesso e complicações semelhantes às observadas na população geral na literatura.

Unitermos:
Nefrostomia percutânea/métodos; Nefrostomia percutânea/efeitos adversos; Tomografia computadorizada

Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br