Acessibilidade / Reportar erro

Aspectos cintilográficos da perfusão miocárdica no bloqueio de ramo esquerdo e sua correlação com a ecocardiografia de contraste e a ressonância magnética

Resumos de Teses

Aspectos cintilográficos da perfusão miocárdica no bloqueio de ramo esquerdo e sua correlação com a ecocardiografia de contraste e a ressonância magnética.

Autora: Maria Carolina Pinheiro Pessoa.

Orientadora: Léa Mirian Barbosa da Fonseca.

Tese de Mestrado. UFRJ, 2001.

As imagens cintilográficas de perfusão miocárdica no bloqueio de ramo esquerdo (BRE) freqüentemente mostram hipoconcentração do radiofármaco nas regiões ântero-septal e septal, mesmo na ausência de doença arterial coronariana (DAC). Esses achados são denominados de "artefatos" e são responsáveis pela maior freqüência de resultados falsos-positivos para DAC nesta população. O objetivo do presente estudo foi verificar se as alterações cintilográficas perfusionais descritas no território da artéria coronária descendente anterior (ACDA) se correlacionam com imagens de hipoperfusão na ecocardiografia de contraste com microbolhas (ECM) e na ressonância magnética de perfusão (RMP).

Vinte casos com BRE de 3º grau (11 homens e nove mulheres), com média etária de 56 ± 10 anos, em investigação de DAC, foram estudados, prospectivamente, no período de outubro de 1998 a maio de 2001. Todos foram submetidos a cintilografia de perfusão miocárdica (CPM) tomográfica (SPECT) com 99mTc-MIBI pós-estresse com adenosina e em repouso. Catorze casos (70%) foram também estudados pela ECM e oito (40%) por RMP, ambos utilizando o protocolo da adenosina.

A cintilografia foi normal em quatro casos (20%). Nos 16 casos restantes, houve redução da atividade do 99mTc-MIBI nas regiões ântero-septal e septal, secundárias à presença de BRE. Apenas em dois pacientes estudados pela RMP houve concordância com as anormalidades observadas no SPECT, no território da ACDA. Neste mesmo território, a ECM revelou perfusão normal em todos os casos. Não houve concordância significativa entre o SPECT e os demais métodos.

Estes achados sugerem que as alterações cintilográficas encontradas no território da ACDA, no BRE, não parecem estar relacionadas a uma real redução da perfusão. Tais alterações devem ser explicadas por outros mecanismos de redução da concentração do 99mTc-MIBI pela célula miocárdica.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Out 2002
  • Data do Fascículo
    Dez 2001
Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br