RESUMO DE TESE
Tomografia computadorizada de alta resolução na avaliação de pacientes com pneumonia lipoídica exógena
Autora: Gláucia Maria Ribeiro Zanetti
Orientador: Edson Marchiori.
[Tese de Doutorado]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2009.
O objetivo deste estudo foi analisar os achados na tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR) em 53 pacientes (33 masculinos e 20 femininos) com pneumonia lipoídica exógena, e comparar os achados em adultos e crianças.
O estudo retrospectivo incluiu 35 crianças com idades variando de 1 mês a 12 anos e 18 adultos com idades variando de 25 a 94 anos. Quanto aos fatores de risco, alterações neurológicas estavam presentes em 22 de nossos pacientes e doença de refluxo gastroesofagiano, em 14. Em 13 pacientes não foi encontrado nenhum fator de risco. Os sintomas mais frequentes foram tosse, dispneia e febre. Os exames foram avaliados por dois observadores, de modo independente, e os casos discordantes foram resolvidos por consenso. Os critérios de inclusão foram: presença de anormalidades na radiografia do tórax, relato de uso de óleo mineral, e presença de lipídios no lavado broncoalveolar ou no exame anatomopatológico (biópsia pulmonar ou necropsia). Os grupos (adultos e crianças) foram comparados usando-se o teste exato de Fischer.
Os achados tomográficos predominantes foram as consolidações com broncograma aéreo em 86,79% dos pacientes, as opacidades em vidro fosco em 37,73%, os nódulos de espaço aéreo em 26,64%, e o padrão de pavimentação em mosaico em 20,7%. O comprometimento foi bilateral em 51 pacientes (96,2%), e as lesões predominaram nas regiões posteriores dos pulmões em 48 pacientes (90,5%), acometendo mais extensamente o pulmão direito, em 35 pacientes (66%). Quanto à extensão do comprometimento lobar (mais de 50% do lobo), o lobo inferior direito foi o mais acometido (n = 46; 86,79%), seguido do lobo inferior esquerdo (n = 39; 73,6%) e do lobo superior direito (n = 31; 58,5%).
Comparando os achados tomográficos de crianças e adultos, as consolidações com broncograma aéreo foram mais frquentes em crianças e o padrão de pavimentação em mosaico foi mais comum em adultos. Nódulos e opacidades em vidro fosco não apresentaram diferenças entre os dois grupos. O envolvimento do lobo superior direito ocorreu com mais frequência em crianças; o lobo médio e a língula foram mais comumente afetados em adultos. O comprometimento do lobo superior esquerdo e dos lobos inferiores foi semelhante nos dois grupos.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
30 Out 2009 -
Data do Fascículo
Out 2009