Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da função endotelial e da espessura do complexo intimal-medial das carótidas pela ultra-sonografia com Doppler em diferentes faixas etárias de indivíduos normais

Resumos de Teses

Avaliação da função endotelial e da espessura do complexo intimal-medial das carótidas pela ultra-sonografia com Doppler em diferentes faixas etárias de indivíduos normais.

Autor: Dejaldo Marcos de Jesus Christofalo.

Orientador: Sergio Ajzen.

Tese de Doutorado. Unifesp/EPM, 2001.

Objetivo: Definir valores de referência da espessura do complexo intimal-medial das artérias carótidas em diferentes faixas etárias da população denominada de normal do nosso meio, assim como propor valores de referência normais para as variações da função endotelial desta população sob a ação de estímulos predeterminados.

Métodos: Estudaram-se 74 pacientes, com idades variando entre 20 e 69 anos, divididos em cinco grupos, de acordo com a faixa etária, sendo submetidos a avaliações clínica e laboratorial e a estudo ultra-sonográfico da função endotelial.

Resultados: Evidenciou-se haver diferença estatística significativa entre a espessura do complexo intimal-medial das carótidas comuns direita e esquerda entre os grupos etários mais jovens (20 a 29 e 30 a 39 anos) com o grupo acima de 60 anos, e entre o grupo de 20 a 29 anos com o grupo de 50 a 59 anos para a carótida comum esquerda, e sugestão de diferença estatística significativa entre estes mesmos dois grupos em relação à carótida comum direita. Em relação à espessura do complexo intimal-medial da artéria braquial direita, evidenciou-se haver diferença estatística significativa entre o grupo etário de 20 a 29 anos com os grupos etários de 40 a 49 anos e acima de 60 anos, e sugestão de diferença estatística significativa entre o grupo de 20 a 29 anos e o grupo acima de 50 a 59 anos. Também há diferença estatística significativa entre o grupo etário de 30 a 39 anos e o grupo acima de 60 anos. Evidenciou-se ampla variabilidade de valores na função endotelial, tanto na mesma faixa etária como entre as diferentes faixas, isto sendo demonstrado pelos amplos desvios-padrão obtidos.

Conclusões: O complexo intimal-medial das artérias carótidas comuns apresenta aumento de espessura em faixas etárias mais altas e há grande variabilidade de valores na função endotelial.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Out 2002
  • Data do Fascículo
    Dez 2001
Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br