Acessibilidade / Reportar erro

RESUMO DE TESE

Levantamento das condições de funcionamento dos serviços de radiologia de hospitais públicos e universitários do Rio de Janeiro

Autor: Marcos Otaviano da Silva; Orientadores: Ana Cecília Pedrosa de Azevedo; Antonio Carlos Pires Carvalho

Dissertação de Mestrado. UFRJ, 2002

Foram realizados testes de controle de qualidade descritos na Portaria no 453/98 do Ministério da Saúde em sete hospitais públicos e universitários do Rio de Janeiro, com um total de 29 tubos de raios X, 30 chassis e 20 vestimentas de proteção individual.

Os testes realizados abrangem todas as etapas do processo de obtenção de imagens com a utilização de raios X. Eles avaliam o desempenho do gerador de raios X: teste de exatidão e reprodutibilidade do kVp, exatidão e reprodutibilidade do tempo de exposição, camada semi-redutora, reprodutibilidade e linearidade da taxa de kerma no ar, rendimento do tubo; e a geometria do feixe: alinhamento do eixo central do feixe de raios X, exatidão do sistema de colimação, alinhamento de grade anti-espalhadora e ponto focal. Foram realizados outros testes em acessórios, como chassis, "écrans" e negatoscópios: integridade dos "écrans" e chassis, resolução "écran"-filme, contato "écran"-filme, luminância e iluminância, assim como uma avaliação nas câmaras claras e escuras.

Nos testes de kVp, 55% foram reprovados em exatidão e 15% em reprodutibilidade; nos testes de tempo de exposição, 53% foram reprovados em exatidão e 31% em reprodutibilidade; nos testes de camada semi-redutora, 30% foram reprovados; nos testes de alinhamento do feixe central, 18% foram reprovados; nos testes de coincidência de campos, 30% foram reprovados; nos testes de linearidade de exposição, 40% foram reprovados; nos testes de ponto focal, 64% foram rejeitados. Foi verificado que aventais plumbíferos são guardados de maneira inadequada, podendo provocar rachaduras em sua estrutura, e que não é recomendado, à grande maioria dos acompanhantes que precisam ajudar a conter os pacientes na hora do exame de raios X, o uso desses aventais.

A realização dos testes de controle de qualidade mostrou que as condições dos serviços de radiologia se encontram abaixo dos limites mínimos requeridos pelos protocolos nacionais e internacionais de controle de qualidade. O desempenho dos serviços de radiologia foi suficiente para indicar que o cumprimento dos dispositivos legais já apontariam para uma melhoria progressiva e sistemática da sua qualidade.

Os resultados obtidos neste trabalho sugerem a implementação desses testes por um profissional qualificado, como parte de um programa de garantia de qualidade. A relação de custo-benefício torna relevante a implantação e a manutenção dos procedimentos contidos e executados neste trabalho, garantindo, além de uma diminuição do custo final do serviço de radiologia, a diminuição da dose nos pacientes.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    01 Abr 2003
  • Data do Fascículo
    Jan 2003
Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br