Acessibilidade / Reportar erro

RESUMOS DE TESES

Sistema de registro e recuperação de exames da dinâmica da deglutição

Autor: Jorge de Sá Monteiro; Orientador: Milton Melciades Barbosa Costa

Dissertação de Mestrado. UFRJ, 2002

O propósito deste trabalho foi criar um sistema capaz de permitir o registro detalhado de observações de exames clínicos e videofluoroscópicos da dinâmica da deglutição, produzindo automaticamente seus laudos.

Concluímos nosso objetivo com a construção do "SIRREDID" – Sistema de Registro e Recuperação de Exames da Dinâmica da Deglutição".

O sistema foi aprimorado e preliminarmente aprovado, em sucessivos testes de utilização por profissionais das áreas médica e de informática. Utiliza flexíveis protocolos de aquisição de dados que permitem ampliar, dinamicamente, o conjunto de observações possíveis e orientam o usuário habilitado na seqüência do registro, evitando que informações importantes à avaliação e diagnóstico passem despercebidas. Recursos de programação da redação de laudos permitem reportar, de forma individualizada, as características de cada exame, produzindo, em vez de um texto padronizado, um ou mais modelos formais destes.

O Sistema, atualmente em uso no Laboratório de Motilidade Digestiva/Imagem, mostrou-se valioso instrumento, tanto no campo assistencial quanto no ensino e na pesquisa, sendo ajustável a qualquer serviço de diagnóstico por imagem.

Avaliação da qualidade da imagem e dos padrões de dose em radiologia pediátrica

Autor: Anderson Araújo de Lima; Orientadores: Antonio Carlos Pires Carvalho; Ana Cecília Pedrosa de Azevedo

Dissertação de Mestrado. UFRJ, 2002

Neste trabalho foi verificada a conformidade da qualidade das imagens radiográficas pediátricas de tórax, nas suas projeções básicas, obtidas no Serviço de Radiologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, com os padrões estabelecidos no Programa de Proteção Radiológica da Comunidade Européia.

Fichas de avaliação, elaboradas a partir de protocolos de qualidade da Comunidade Européia, foram preenchidas pelos médicos radiologistas e analisadas para este trabalho. Os resultados obtidos mostraram que, embora os padrões selecionados não tenham sido oficialmente adotados pelo Serviço de Radiologia deste hospital, estes foram verificados nas amostras coletadas em porcentuais nunca inferiores a 70%. Simultaneamente à análise das imagens, realizou-se a aferição dos parâmetros técnicos (tensão, carga transportável, tempo, alinhamento e colimação de feixe), além da avaliação de radiação de fuga no cabeçote. Os resultados encontram-se dentro do limite permitido no País. Avaliou-se ainda, com ao auxílio do Diamentor M4, o produto dose-área ("dose area product" – DAP) e estimou-se a dose na entrada da pele (DEP), cujos resultados apresentaram valores, em média, 100% acima do adotado como referência para a realização deste trabalho (0,070 mGy).

Estes resultados são devidos ao emprego de técnicas de baixa tensão, bem como à falta de especialização para a realização de exames pediátricos, uma vez que este não é um hospital especializado para tal. Foram realizadas medidas de dose absorvida na região das gônadas dos pacientes durante as exposições radiográficas com o uso de uma câmara de ionização. Os valores obtidos demonstraram que as doses absorvidas sobre a região gonadal estão abaixo dos limites que poderiam causar esterilidade temporária ou permanente, apesar dos valores estimados das doses sobre a região exposta apresentarem-se, em média, 100% acima do nível de referência da Comunidade Européia.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    01 Abr 2003
  • Data do Fascículo
    Jan 2003
Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br