Resumo
Objetivo: Determinar a prevalência de cistos pancreáticos (CPs) detectados incidentalmente em pacientes adultos submetidos a ressonância magnética (RM).
Materiais e Métodos: Foram incluídos registros radiológicos consecutivos de pacientes submetidos a RM em nossa instituição durante o período de um ano (janeiro de 2023 a dezembro de 2023). Foram coletadas informações clínicas e radiológicas e presença de cistos hepáticos e/ou renais.
Resultados: Foram incluídos 1.211 registros de RM. Foram identificados CPs em 138 pacientes, constituindo uma prevalência de 11,4%. A prevalência de CPs foi de 9,51% no sexo masculino e 12,52% no sexo feminino (p = 0,112). A média de idade dos pacientes com CPs incidentais (64,57 ± 13,15) foi significativamente maior que a média de idade dos pacientes sem CPs (51,01 ± 15,27 anos) (p < 0,001). Dos 138 pacientes com CPs, 38,41% apresentavam cistos hepáticos e 60,14%, cistos renais. O diagnóstico radiológico dos cistos incidentais foi neoplasia mucinosa intraductal papilar em 69 pacientes. Idade, cistos hepáticos e cistos renais estiveram associados à presença de CPs na análise univariada, embora apenas idade e cistos renais tenham apresentado associação com presença de CPs na análise multivariada.
Conclusão: A prevalência de CPs detectados incidentalmente foi de 11,4%. Esta prevalência aumentou significantemente com a idade, mas sem diferença em relação ao sexo.
Unitermos:
Achados incidentais; Cisto pancreático/diagnóstico por imagem; Imageamento por ressonância magnética; Doenças renais císticas; Hepatopatias; Cistos/diagnóstico por imagem
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail





