Open-access Otimizando a biópsia renal: eficácia e segurança da técnica tangencial ecoguiada

Resumo

Objetivo:  Apresentamos uma série de biópsias renais ambulatoriais utilizando o método tangencial, analisando a frequência de material suficiente e a segurança para o paciente.

Materiais e Métodos:  Revimos os laudos anatomopatológicos e a evolução de 244 pacientes encaminhados para biópsia renal ecoguiada em um único centro, disparando a agulha logo abaixo da cápsula renal tangenciando o córtex. Os fragmentos foram examinados pelo patologista, que contou os glomérulos viáveis obtidos. Se necessárias, novas punções eram realizadas, desde que o paciente não apresentasse sangramento ao Doppler. O paciente permanecia em repouso na clínica e era liberado após revisão. Após uma semana, o paciente era contatado para investigação de eventos adversos tardios.

Resultados:  Dez pacientes foram excluídos da série, restando 234 para análise. Material suficiente para diagnóstico foi obtido em 95,73% dos casos, parcialmente adequado em 3,42% e pouco representativo em 0,85%. Dois pacientes (0,85%) apresentaram sangramento maior que 50 cm3 e foram encaminhados para serviço de pronto-atendimento hospitalar, e ambos tiveram evolução favorável: um permaneceu apenas em repouso e o outro necessitou de transfusão sanguínea, tendo alta após 48 horas.

Conclusão:  A abordagem tangencial para biópsia renal, com suas altas taxas de segurança e eficácia, representa uma ferramenta diagnóstica confiável para doenças renais e sistêmicas e deve ser o método de escolha para obtenção de espécimes patológicos adequados.

Unitermos:
Biópsia guiada por imagem; Doenças renais; Pacientes ambulatoriais; Ultrassonografia intervencionista.

location_on
Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro