Accessibility / Report Error

YouTube como fonte de informação de raquianestesia, anestesia peridural e anestesia combinada raquiperidural

Resumo

Introdução

As mídias sociais como o YouTube tornaram-se uma parte do cotidiano e muitos estudos avaliaram vídeos do YouTube relacionados à saúde. Nosso objetivo foi avaliar os vídeos disponíveis no YouTube para identificar a existência de conformidade com as informações em livros didáticos e sua suficiência como fonte de informação para o paciente.

Material e método

Uma pesquisa no site YouTube foi feita com as palavras-chave spinal anesthesia, epidural anesthesia, combined spinal-epidural anesthesia (raquianestesia, anestesia peridural, anestesia combinada raquiperidural). Em primeiro lugar, avaliamos 180 vídeos e observamos suas características e se eram referentes à anestesia neuraxial. O questionário de avaliação da qualidade do vídeo (Q1) relativa à anestesia neuraxial foi criado com um livro didático como referência e o questionário 2 (Q2) foi criado para avaliar as informações ao paciente.

Resultados

Após exclusões, 40 vídeos foram incluídos no estudo. Não houve diferença nos escores de Q1 ou Q2 quando os vídeos foram agrupados em quatro categorias de acordo com a ordem de aparecimento, tempo de upload ou taxa de tempo de visualização (p > 0,05). Não houve diferença estatística entre os escores de Q1 ou Q2 para os vídeos raquianestesia, peridural ou combinada (p > 0,05). Os vídeos preparados por um instituto de saúde obtiveram escores mais elevados em ambos Q1 e Q2 (10,87 ± 4,28 vs. 5,84 ± 2,90, p = 0,044 e 3,89 ± 5,43 vs. 1,19 ± 3,35, p = 0,01, respectivamente).

Conclusão

Os vídeos elaborados por institutos, sociedades etc. apresentaram um valor educativo maior, mas ainda muito incompleto. Os vídeos devem ser preparados em conformidade com as diretrizes atualizadas e disponíveis, com explicações adequadas e detalhadas sobre cada procedimento, segurança do paciente e perguntas mais frequentes.

PALAVRAS-CHAVE
YouTube; Anestesia; Raquidiana; Peridural

Sociedade Brasileira de Anestesiologia R. Professor Alfredo Gomes, 36, 22251-080 Botafogo RJ Brasil, Tel: +55 21 2537-8100, Fax: +55 21 2537-8188 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: bjan@sbahq.org