O valor preditivo do peptídeo natriurético tipo-B em resultados de crianças com hipertensão pulmonar submetidas à cirurgia cardíaca congênita

Ayse Baysal Ahmet Şaşmazel Ayse Yildirim Buket Ozyaprak Narin Gundogus Tuncer Kocak Sobre os autores

Justificativa e objetivo:

Em crianças submetidas à cirurgia cardíaca congênita, os níveis plasmáticos de peptídeo natriurético cerebral (PNC) podem ter um papel no desenvolvimento da síndrome de baixo débito cardíaco (SBDC), definida como uma combinação de achados clínicos e intervenções para aumentar o débito cardíaco em crianças com hipertensão pulmonar.

Métodos:

Em um estudo prospectivo observacional, foram inscritas 51 crianças submetidas à cirurgia cardíaca congênita, com avaliação ecocardiográfica pré-operatória que mostrava hipertensão pulmonar. Os níveis plasmáticos de PNC foram avaliados antes e 12, 24 e 48 h após a operação. Os pacientes incluídos no estudo foram divididos em dois grupos em função de: (1) desenvolvimento de SBDC; (2) determinação dos valores de corte de PNC no pré-operatório pela análise da curva de funcionamento do receptor para SBDC. Os desfechos secundários foram: (1) duração da ventilação mecânica ≥ 72 h, (2) permanência em unidade de terapia intensiva > 7 dias e (3) mortalidade.

Resultados:

Os níveis de PNC nos períodos pré- e pós-operatório dos pacientes com ou sem SBDC (n = 35, n = 16, respectivamente) apresentaram diferenças significantes nos tempos de mensuração repetidos (p = 0,0001). O valor de corte de PNC de 125,5 pg mL−1 no pré-operatório obteve a maior sensibilidade de 88,9% e especificidade de 96,9% para prever a SBDC em pacientes com hipertensão pulmonar. Uma boa correlação foi descoberta entre o nível plasmático de PNC no pré-operatório e duração a ventilação mecânica (r = 0,67, p = 0,0001).

Conclusões:

Em pacientes com hipertensão pulmonar submetidos à cirurgia cardíaca congênita, 91% com níveis plasmáticos de PNC acima de 125,5 pg mL−1 no período pré-operatório estão em risco de desenvolver a SBDC, que é um desfecho importante no pós-operatório.

Pediatria; Cardiopatias congênitas; Circulação extracorpórea; Peptídeo natriurético tipo-B; Desfecho; Pós-operatório


Sociedade Brasileira de Anestesiologia R. Professor Alfredo Gomes, 36, 22251-080 Botafogo RJ Brasil, Tel: +55 21 2537-8100, Fax: +55 21 2537-8188 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: bjan@sbahq.org