Sedação com cetamina-propofol em circuncisão

Handan Gulec Saziye Sahin Esra Ozayar Semih Degerli Fatma Bercin Osman Ozdemir Sobre os autores

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVO:

Comparar os efeitos terapêuticos da cetamina isolada ou combinação de cetamina-propofol em analgesia, sedação, tempo de recuperação e efeitos colaterais em crianças pré-medicadas com midazolam-cetamina-atropina programadas para procedimentos de circuncisão.

MÉTODOS:

60 crianças, estado físico ASA I-II (de acordo com a classificação da Sociedade Americana de Anestesiologistas), com idades entre três e nove anos, submetidas a procedimentos de circuncisão sob sedação, foram recrutadas de acordo com um protocolo de randomização duplo-cego aprovado pelo Conselho de Revisão Institucional. Os pacientes foram randomizados e alocados em dois grupos com o uso do método de envelopes lacrados. Ambos os grupos receberam uma mistura de midazolam 0,05 mg kg-1 + cetamina 3 mg kg-1 + atropina 0,02 mg kg-1 por via intramuscular, na presença dos pais na área de intervenções pré-operatórias. A indução foi realizada com propofol-cetamina no Grupo I ou cetamina isolada no Grupo II.

RESULTADOS:

Nas comparações entre os grupos foram observadas a idade, o peso, a pressão arterial sistólica inicial e a diferença em relação à taxa de pulso inicial (p > 0,050). A pressão arterial diastólica inicial e as mensurações seriadas subsequentes nos minutos 5, 10, 15 e 20 da pressão arterial sistólica, pressão arterial diastólica e taxa de pulso do grupo cetamina foram significativamente maiores (p < 0,050).

CONCLUSÃO:

Cetamina-propofol (cetofol) proporcionou melhor qualidade de sedação e estabilidade hemodinâmica que cetamina isolada em cirurgias pediátricas de circuncisão. Não foram observadas complicações significativas durante a sedação nos dois grupos. Portanto, cetofol parece ser um método de sedação eficaz e seguro para procedimentos de circuncisão.

Palavras-chave:
Cetamina-propofol; Sedação; Circuncisão

Sociedade Brasileira de Anestesiologia R. Professor Alfredo Gomes, 36, 22251-080 Botafogo RJ Brasil, Tel: +55 21 2537-8100, Fax: +55 21 2537-8188 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: bjan@sbahq.org