Acessibilidade / Reportar erro

Características da sedação com infusão de dexmedetomidina e propofol em pacientes submetidos ao bloqueio do nervo ciático em combinação com bloqueio do nervo femoral via abordagem anterior

RESUMO

OBJETIVO:

Dexmedetomidina é um agonista a2-adrenérgico que tem uma ampla gama de efeitos, incluindo sedação do cérebro de mamíferos, e propriedades tanto analgésicas quanto simpatolíticas. Este estudo teve como objetivo comparar os efeitos de dexmedetomidina e propofol sobre as características da sedação em pacientes submetidos ao bloqueio combinado dos nervos ciático e femoral via abordagem anterior em procedimento ortopédico de membro inferior.

MÉTODOS:

Quarenta pacientes, entre 18 e 65 anos, submetidos a procedimento cirúrgico por causa de fraturas lateral e medial do maléolo foram incluídos neste estudo, conduzido no Departamento de Anestesiologia do Hospital de Ensino e Pesquisa Bagcilar de 8 de setembro de 2011 a 7 de junho de 2012. O bloqueio dos nervos ciático e femoral foi feito via abordagem anterior em todos os pacientes incluídos no estudo, com ultrassonografia. Os pacientes foram randomicamente divididos em dois grupos para as infusões de: dexmedetomidina (grupo D [n = 20]; 0,5 µg kg-1 h-1) e propofol (grupo P [n = 20]; 35 mg kg-1 h-1).

RESULTADOS:

Os sinais vitais e os valores da escala de sedação de Ramsay no período intraoperatório foram semelhantes em ambos os grupos. Os tempos de início e término da sedação no grupo D foram significativamente maiores do que os do grupo P (p < 0,001, respectivamente).

CONCLUSÃO:

O uso de dexmedetomidina em vez de propofol prolonga os tempos de início, término e duração da sedação.

Palavras-chave:
Dexmedetomidina; Propofol; Sedação; Bloqueio de nervo

Sociedade Brasileira de Anestesiologia R. Professor Alfredo Gomes, 36, 22251-080 Botafogo RJ Brasil, Tel: +55 21 2537-8100, Fax: +55 21 2537-8188 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: bjan@sbahq.org