Acessibilidade / Reportar erro

Controle perioperatório de gestante obesa mórbida submetida a parto cesariano sob anestesia geral - relato de caso Local do estudo: Hospital Universitário Júlio Muller, Cuiabá, MT, Brasil.

Resumo

Justificativa e objetivos:

O aumento na prevalência da obesidade na população geral se estende para mulheres na idade reprodutiva. O objetivo deste estudo é relatar o controle perioperatório de uma gestante obesa mórbida com índice de massa corporal > 50 Kg/m2, submetida a parto cesariano sob anestesia geral.

Relato do caso:

Gestante de 35 anos com índice de massa corporal de 59,8 Kg/m2. Estava em trabalho de parto. Foi indicado parto cesariano devido a macrossomia fetal presumida. A paciente recusou raquianestesia. Ela foi posicionada em rampa com coxins no dorso até a cabeça para facilitar a intubação traqueal. Outro coxim foi colocado na parte superior do glúteo direito para criar uma angulação próxima de 15° com a mesa cirúrgica. Imediatamente antes da indução anestésica, procedeu-se a assepsia e colocação de campos cirúrgicos estéreis. Foi feita indução em sequência rápida com manobra de Sellick, com remifentanil, propofol e succinilcolina. A intubação foi feita com auxílio de gum elastic bougie. A anestesia foi mantida com remifentanil e sevoflurano. O intervalo entre a incisão na pele e a extração fetal foi de 21 minutos e foi usada uma das colheres do fórceps de Simpson para auxílio na extração. Paciente concebeu recém-nascido com peso de 4.850 g, apresentou índice de Apgar de 2 no primeiro minuto (recebeu ventilação com pressão positiva sob máscara por aproximadamente dois minutos) e 8 no quinto minuto. A paciente foi extubada, sem intercorrências. Foi feita analgesia multimodal e profilaxia de náuseas e vômitos. Mãe e récem-nascido receberam alta no quarto dia de pós-operatório.

PALAVRAS-CHAVE
Obesidade mórbida; Parto cesariano; Anestesia geral: remifentanil

Sociedade Brasileira de Anestesiologia R. Professor Alfredo Gomes, 36, 22251-080 Botafogo RJ Brasil, Tel: +55 21 2537-8100, Fax: +55 21 2537-8188 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: bjan@sbahq.org