Acessibilidade / Reportar erro

Infusão intraoperatória de esmolol reduz o consumo pós-operatório de analgésicos e o uso de anestésico durante a septorrinoplastia: estudo randômico

Justificativa e objetivos:

Esmolol é conhecido por não ter atividade analgésica e propriedades anestésicas; porém, pode potenciar a redução da necessidade de anestésicos e reduzir o uso de analgésicos no pós-operatório. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da infusão de esmolol por via intravenosa sobre o consumo de analgésico durante os períodos intraoperatório e pós-operatório, bem como seu efeito sobre a profundidade da anestesia.

Métodos:

Este estudo randômico, controlado e duplo-cego foi conduzido em um hospital terciário entre março e junho de 2010. Foram randomicamente divididos em dois grupos 60 pacientes programados para serem submetidos à septorrinoplastia. História de alergia aos medicamentos usados no estudo, isquemia cardíaca, bloqueio cardíaco, asma brônquica, insuficiência hepática ou renal, obesidade e história de uso crônico de analgésicos ou β-bloqueadores foram os critérios de exclusão. Trinta pacientes receberam esmolol e remifentanil (grupo esmolol) e 30 receberam soro fisiológico e remifentanil (grupo controle) via perfusão intravenosa. Pressão arterial média, frequência cardíaca e valores do índice bispectral foram registrados a cada 10 minutos. Consumo total de remifentanil, escores da escala visual analógica, tempo para a primeira analgesia e consumo total de morfina no pós-operatório foram registrados.

Resultados:

O consumo total de remifentanil, os escores da escala visual analógica nos minutos 0, 20 e 60, o consumo total de morfina, o tempo para a primeira analgesia e o número de pacientes que precisaram de morfina intravenosa foram menores no grupo esmolol.

Conclusões:

Esmolol em infusão intravenosa reduziu o consumo de analgésicos tanto no intraoperatório quanto no pós-operatório, reduziu os escores da escala analógica visual no pósoperatório imediato e prolongou o tempo para a primeira analgesia; contudo, não influenciou a profundidade da anestesia.

Analgesia; Índice bispectral; Esmolol; Morfina


Sociedade Brasileira de Anestesiologia R. Professor Alfredo Gomes, 36, 22251-080 Botafogo RJ Brasil, Tel: +55 21 2537-8100, Fax: +55 21 2537-8188 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: bjan@sbahq.org