Tratamento com radiofrequência pulsada para gânglio esfenopalatino em pacientes com dor crônica de face e cabeça

Mert Akbas Emel Gunduz Suat Sanli Arif Yegin Sobre os autores

OBJETIVO:

Existem várias síndromes de dor facial, incluindo neuralgia trigeminal, dor neuropática trigeminal e síndromes atípicas de dor facial. A eficácia da radiofrequência pulsada (RFP) para o manejo de várias síndromes de dor foi claramente demonstrada. Há um número limitado de estudos sobre o tratamento com RFP para gânglio esfenopalatino (GEP) em pacientes que sofrem de dor facial e de cabeça. O objetivo deste estudo foi avaliar a satisfação do tratamento com PRF em nossos pacientes, retrospectivamente.

MÉTODOS:

A abordagem infrazigomática foi usada para a RFP do GEP sob orientação fluoroscópica. Depois de a ponta da agulha atingir o ponto alvo, pulsos de 0,25 a 0,5 ms foram aplicados para a estimulação sensorial em frequências de 50 Hz a 1 V. Parestesias foram expostas no teto do nariz em 0,5 a 0,7 V. Para excluir o contato trigeminal que levou à contração mandibular rítmica, a estimulação motora foi aplicada na frequência de 2 Hz. Em seguida, quatro ciclos de RFP foram feitos durante 120 segundos a uma temperatura de 42 °C.

RESULTADOS:

O alívio da dor não foi obtido em 23% dos pacientes (inaceitável); enquanto a dor foi totalmente aliviada em 35% dos pacientes (excelente) e o alívio de leve a moderado da dor foi obtido em 42% dos pacientes (bom), com o tratamento RFP-GEP.

CONCLUSÃO:

RFP para GEP é eficaz no tratamento de pacientes que sofrem de dor crônica intratável, facial e de cabeça, como mostrado por nossas descobertas. Estudos prospectivos, randômicos e controlados são necessários para confirmar a eficácia e segurança dessa nova modalidade de tratamento para dor crônica facial e de cabeça.

Gânglio esfenopalatino; Radiofrequência pulsada; Dor crônica facial e de cabeça


Sociedade Brasileira de Anestesiologia R. Professor Alfredo Gomes, 36, 22251-080 Botafogo RJ Brasil, Tel: +55 21 2537-8100, Fax: +55 21 2537-8188 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: bjan@sbahq.org