Comparação da máscara laríngea i-gel (i-gelTM) com a máscara laríngea clássica (LMA-ClassicTM) em relação ao desempenho clínico

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVO:

A i-gel é um dos dispositivos supraglóticos de segunda geração para o manejo das vias aéreas. Nosso estudo foi projetado para comparar a i-gelTM e a máscara laríngea clássica (Laryngeal Mask Airway ClassicTM, LMA-C) em relação ao desempenho clínico.

MÉTODOS

: Avaliamos os desempenhos de i-gel e LMA-C em 120 pacientes submetidos à cirurgia urológica sob anestesia geral sem relaxante muscular. Comparamos o número de tentativas de inserção bem-sucedidas, o tempo de inserção, a pressão de pico das vias aéreas, a incidência de regurgitação, a visibilidade da glote com o uso de fibra óptica e as complicações no pós-operatório. Os dispositivos supraglóticos de segunda geração foram inseridos pelo mesmo anestesiologista com experiência na aplicação de ambos os dispositivos (> 200 aplicações e taxa de falha na primeira tentativa < 5%). O corante azul de metileno foi usado para detectar regurgitação gástrica.

RESULTADOS

: Não houve diferença estatística entre os dois grupos em relação ao sucesso da inserção do dispositivo supraglótico de segunda geração (p = 0,951). O tempo de inserção da máscara laríngea no grupo i-gel foi significativamente menor do que no grupo LMA-C (11,6 ± 2,4 segundos vs. 13,1 ± 1,8 segundos, p = 0,001). O escore de visibilidade da glote via fibra óptica do grupo i-gel foi significativamente melhor do que o do grupo LMA-C (p = 0,001). Na visão via fibra ótica, sinais do corante azul de metileno não foram observados em qualquer momento em ambos os grupos. Além disso, não houve diferença entre as respostas dos grupos quando perguntados sobre a presença de dor de garganta 24 horas após o procedimento (p = 0,752).

CONCLUSÃO

: Ambos os dispositivos apresentaram bom desempenho, com poucas complicações no pós-operatório e sem ocorrência de regurgitação. A máscara laríngea i-gel proporcionou um tempo de inserção mais curto e uma visão via fibra óptica melhor do que a LMA-C.

Palavras-chave:
Máscara laríngea clássica; i-gel; Dispositivos supraglóticos

Sociedade Brasileira de Anestesiologia R. Professor Alfredo Gomes, 36, 22251-080 Botafogo RJ Brasil, Tel: +55 21 2537-8100, Fax: +55 21 2537-8188 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: bjan@sbahq.org