Comparação da eficácia de tenoxicam administrado por via oral e intra-articular a pacientes com osteoartrite de joelhos

Mesut Erbas Tuncer Simsek Hasan Ali Kiraz Hasan Sahin Huseyin Toman Sobre os autores

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Tenoxicam é amplamente usado no tratamento da osteoartrite (OA)e o nosso objetivo foi comparar a eficácia de tenoxicam administrado por via oral (VO) e intra-articular (IA) no tratamento da OA.

MÉTODOS

: Este estudo foi conduzido entre 2011 e 2012 por meio de análise retrospectiva ecomparação dos resultados de 60 pacientes que foram clínica e radiologicamente diagnosticadoscom OA degenerativa de joelhos na Policlínica de Tratamento da Dor do Hospital Estadual deBünyan. Os 60 pacientes incluídos no estudo foram alocados em dois grupos. O primeiro grupo(tenoxicam IA, n = 30) incluiu resultados de pacientes submetidos à injeção nos joelhos porvia IA de 20 mg de tenoxicam uma vez por semana durante três semanas e o segundo grupo(tenoxicam VO, n = 30) incluiu pacientes que receberam 20 mg de tenoxicam por VO uma vezpor dia durante três semanas. Todos os pacientes foram avaliados clinicamente na fase basalpré-tratamento e em uma semana, um mês e três meses pós-tratamento, de acordo com oscritérios especificados.

RESULTADOS E CONCLUSÕES

: Dos 60 pacientes, 22 eram do sexo masculino e 38 do sexo feminino.Em ambos os grupos, melhorias significativas foram detectadas em todos os parâmetros da escalavisual analógica, do índice Western Ontario and MacMaster (Womac --- dor, atividade física erigidez dos joelhos) e do índice de Lequesne nas avaliações feitas em uma semana, um mês etrês meses e comparadas aos valores basais. Além disso, uma melhor adesão ao tratamento etolerabilidade ao sistema gastrointestinal no grupo tenoxicam IA também foram observadas. Aadministração de tenoxicam IA pode ser considerada como um método opcional de tratamentoem pacientes com OA de joelhos que não podem usar tenoxicam por VO, especialmente porcausa dos efeitos colaterais sobre o sistema gastrintestinal, e naqueles com dificuldades de adaptação ao tratamento.

Palavras-chave:
Osteoartrite; Tenoxicam; Joelhos; Administração intra-articular

Sociedade Brasileira de Anestesiologia R. Professor Alfredo Gomes, 36, 22251-080 Botafogo RJ Brasil, Tel: +55 21 2537-8100, Fax: +55 21 2537-8188 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: bjan@sbahq.org