Acessibilidade / Reportar erro

Aspectos anatômicos e ultra-estruturais da raiz e micorriza arbuscular de Anadenanthera peregrina (L.) Speg. var. falcata (Benth.) Altschul (Leguminosae-Mimosoideae)

A. peregrina var. falcata forma simbiose mutualista com fungos micorrízicos arbusculares. Um estudo anatômico e ultra-estrutural analisou alguns aspectos dessa associação simbiótica bem como algumas características da raiz. Os resultados evidenciaram a presença de fibras com parede secundária espessadas não lignificadas no cilindro vascular e a presença de papilas esparsas na superfície da raiz. As micorrizas de A. peregrina var. falcata apresentaram características de micorriza arbuscular do tipo Arum (presença de hifas intercelulares) e do tipo Paris (presença de enovelamento de hifas). Seu aspecto geral com hifas extraradiciais, enovelamentos intracelulares de hifas, hifas intercelulares e arbúsculos seguiu o padrão encontrado nas micorrizas arbusculares de várias plantas. As observações ultra-estruturais demonstraram que as hifas intercelulares e os arbúsculos são bastante vacuolizados e que o retículo endoplasmático rugoso e pequenas vesículas parecem estar associados com o processo de senescência do arbúsculo.

Anadenanthera peregrina var. falcata; anatomia; micorriza; raiz; ultra-estrutura


Sociedade Botânica de São Paulo Caixa Postal 57088, 04089-972 São Paulo SP - Brasil, Tel.: (55 11) 5584-6300 - ext. 225, Fax: (55 11) 577.3678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: brazbot@gmail.com