Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

A Revista Brasileira de Botânica, na pessoa de sua atual editora-chefe, aproveita a oportunidade da distribuição do presente fascículo para agradecer a confiança de toda a comunidade e apresentar algumas preocupações, desafios e conquistas da presente gestão.

No decorrer desta gestão, inciada em 2006, o corpo editorial da RBB vem trabalhando para manter a excelência de seus artigos, reduzir o tempo de submissão, cumprir rigorosamente a periodicidade na publicação dos quatro fascículos anuais e agilizar, inclusive, a disponibilidade eletrônica dos mesmos pelos órgãos indexadores. O trabalho, para tanto, tem sido exaustivo, pois tais metas só podem ser alcançadas com a colaboração de todos envolvidos, especialmente dos próprios autores e da equipe composta pelos Editores de Área e Assessores, juntamente com os Editores Assistentes e Técnicos. Além disso, essas metas podem ser facilmente comprometidas em qualquer uma das etapas do processo de avaliação dos trabalhos.

Em 2007, além de processos ainda em andamento de anos anteriores, a RBB recebeu 200 (duzentos) novos manuscritos que totalizaram mais de 600 (seiscentos) autores e envolveram o trabalho de cerca de 250 (duzentos e cinqüenta) diferentes assessores, 16 (dezesseis) Editores de Área e 12 (doze) membros da Editoria Central. O tempo médio para os processos de avaliação foi de 15 meses e o mínimo de 06 (seis) meses, embora haja casos isolados que levaram até 32 (trinta e dois) meses para terem o processo concluído. Para reduzir esse tempo a norma da RBB a partir deste fascículo foi alterada, exigindo-se a entrega do arquivo eletrônico no ato da submissão do manuscrito, visando utilizar o correio eletrônico para a correspondência entre a editoria central, editores de área e assessores.

Ressalto que, mais do que a grande quantidade de manuscritos e de pessoas envolvidas nas diferentes fases da avaliação, a grande dificuldade que a RBB tem tido para a redução do tempo de avaliação dos manuscritos tem sido o tempo gasto entre o envio da primeira versão do manuscrito ao editor de área e o recebimento de sua avaliação, baseada em pareceres de pelo menos dois assessores especialistas no tema e sem os quais não é possível dar continuidade ao processo. Esse tempo não tem sido menor que 02 (dois) meses e tem levado, na maioria dos casos, cerca de 06 (seis) meses. Há casos, no entanto, em que o tempo ultrapassa um ano, principalmente pela dificuldade do editor de área conseguir assessores disponíveis para a emissão de parecer. A demora excessiva nessa primeira etapa tem sido extremamente prejudicial aos autores e, conseqüentemente, à RBB, pois compromete o fluxo dos manuscritos, aumenta o tempo para a conclusão do processo e resulta em perda de credibilidade no serviço do corpo editorial. Desafio, assim, cada um dos colegas para, quando requisitado pelos editores da RBB, não deixar de contribuir e buscar fazê-lo dentro do prazo estabelecido, garantindo que o mesmo ocorra para todos os manuscritos submetidos, inclusive os de sua autoria, resultando em fluxo adequado nos processos e melhoria na qualidade do periódico.

Apesar das dificuldades acima, a RBB tem cumprido seu papel na divulgação dos resultados da pesquisa em Botânica de instituições nacionais e estrangeiras e, para tanto, tem contado com auxílio financeiro do CNPq, CAPES e SBSP, a quem deixo registrado meus agradecimentos.

Esclareço que a composição do Corpo Editorial, em especial dos Editores de Área, está sendo renovada, buscando aumentar a representatividade de áreas e linhas mais requisitadas, bem como que alguns membros do Conselho Editorial foram substituídos, em cumprimento ao regulamento. Agradeço, assim, a cada colega que faz ou fez parte do Corpo Editorial e do Conselho Editorial, pela ajuda, pelas críticas, pelo apoio.

Aproveito para agradecer aos autores, por confiarem a este Corpo Editorial os resultados de suas pesquisas, que são o verdadeiro valor da RBB, e novamente reforçar o comprometimento de toda equipe editorial com a qualidade científica e gráfica do serviço prestado.

Solange Cristina Mazzoni-Viveiros

Editor-Chefe da Revista Brasileira de Botânica

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Jun 2008
  • Data do Fascículo
    Mar 2008
Sociedade Botânica de São Paulo Caixa Postal 57088, 04089-972 São Paulo SP - Brasil, Tel.: (55 11) 5584-6300 - ext. 225, Fax: (55 11) 577.3678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: brazbot@gmail.com