Acessibilidade / Reportar erro

Influência do rejeito de bauxita sobre a estrutura da comunidade de macroinvertebrados bentônicos em um lago amazônico (Lago Batata, Pará, Brasil)

Esta pesquisa foi desenvolvida entre 1993 e 1996 com o objetivo de estudar a estrutura da comunidade de macroinvertebrados bentônicos, relacionando-a a algumas variáveis abióticas, em um lago amazônico (lago Batata), que recebeu durante dez anos rejeito de bauxita. Os macroinvertebrados bentônicos foram coletados com um coletor tipo core e as variáveis abióticas medidas foram: oxigênio dissolvido, material em suspensão, profundidade, transparência (disco de secchi), temperatura da coluna d’água e nitrogênio total, fósforo disponível e matéria orgânica do sedimento. A partir da aplicação da Análise de Componentes Principais (PCA) foi possível demonstrar que as estações de coleta foram diferenciadas em relação às variáveis abióticas, principalmente em relação às concentrações de N-total, P-disponível e matéria orgânica do sedimento, sendo encontradas em maiores concentrações nas estações naturais. A PCA referente à comunidade de macroinvertebrados bentônicos também distinguiu as estações naturais da estação impactada. A estação impactada foi positivamente agrupada à Ephemeroptera (Campsurus sp.) e as estações naturais à Chironomidae, Chaoboridae, Oligochaeta e Bivalvia. Os resultados obtidos nesta pesquisa evidenciaram que as áreas impactadas com rejeito de bauxita apresentaram alteração das características abióticas e da estrutura das comunidades de macroinvertebrados bentônicos.

macroinvertebrados bentônicos; rejeito de bauxita; Análise de Componentes Principais


Instituto Internacional de Ecologia R. Bento Carlos, 750, 13560-660 São Carlos SP - Brazil, Tel. / Fax: +55 16 271-5726 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: bjb.iie@terra.com.br