Avaliação da prevalência do estresse e suas fases no infarto agudo do miocárdio em pacientes atuantes no mercado de trabalho

Luciane Boreki Lucinda Ana Claudia Merchan Giaxa Prosdócimo Katherine Athayde Teixeira de Carvalho Julio Cesar Francisco Cristina Pellegrino Baena Marcia Olandoski Vivian Ferreira do Amaral José Rocha Faria-Neto Luiz César Guarita-Souza Sobre os autores

Introdução:

O infarto agudo do miocárdio é um problema de saúde coletiva com altos índices de morbimortalidade com relevância epidemiológica. O estresse é um dos fatores de risco modificáveis desencadeantes do infarto agudo do miocárdio. O estresse é composto por um conjunto de reações fisiológicas que, se exageradas em intensidade ou duração, podem levar a um desequilíbrio do organismo, propiciando vulnerabilidade às doenças.

Objetivo:

Identificar a presença ou não do estresse e as fases do mesmo, em pacientes com infarto agudo do miocárdio, ativos no mercado de trabalho.

Métodos:

Pesquisa de abordagem quantitativa, descritiva e transversal que analisou 43 pacientes com diagnóstico de infarto agudo do miocárdio entre 21 e 65 anos, ativos no mercado de trabalho com ou sem comorbidades. A coleta de dados ocorreu no quarto dia de hospitalização; os pacientes responderam ao Inventário de Sintomas de Stress para adultos de Lipp.

Resultados:

A média de idade foi de 50,3 anos. A incidência de infarto agudo do miocárdio nos homens foi de 91% e nas mulheres de 9%. Em relação à escolaridade até o segundo grau entre homens e mulheres foi de 16% e com segundo grau completo ou mais, de 84%. Apresentaram estresse 31 pacientes (72,1%), não apresentaram estresse 12 (27,9%). Nos pacientes com estresse, as fases identificadas foram: alerta: 1 paciente (3,2%); resistência: 22 pacientes (71,0%); quase-exaustão: 6 pacientes (19,4%) e exaustão: 2 pacientes (6,5%). Todas as mulheres da pesquisa apresentaram estresse.

Conclusão:

Os resultados encontrados sugerem um elevado nível de estresse, principalmente na fase de resistência, na população de cardiopatas em infarto agudo do miocárdio ativos no mercado de trabalho.

Estresse; Infarto do miocárdio; Psicologia


Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular Rua Afonso Celso, 1178 Vila Mariana, CEP: 04119-061 - São Paulo/SP Brazil, Tel +55 (11) 3849-0341, Tel +55 (11) 5096-0079 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bjcvs@sbccv.org.br