Acessibilidade / Reportar erro

Fidedignidade nas medidas derivadas do método de palpação de um software para avaliação postural: a experiência clínica importa?

Resumo

O Software de avaliação postural (SAPO) vem sendo utilizado como uma ferramenta valiosa para a análise das alterações posturais, porém tal ferramenta depende da palpação realizada pelo examinador. O objetivo do presente estudo foi avaliar a fidedignidade inter e intraexaminadores experientes e inexperientes nas medidas derivadas do método de palpação, e sua possível influência sobre as medidas obtidas pelo SAPO. Participaram do estudo nove avaliadores, divididos em três grupos de acordo com a experiência com relação a palpação (GI: grupo inexperiente, GSE: grupo semi experiente e GE: grupo experiente). Cada avaliador realizou a análise postural de 10 voluntários, os quais foram fotografados em posição ortostática, seguindo as recomendações do SAPO. A análise da fidedignidade intraexaminadores indicou que os três grupos apresentaram valores de correlação em média mais altos, bons e moderados, do que correlações baixas. Na avaliação da fidedignidade interexaminadores os grupos GE e GSE exibiram valores de correlação mais altos. O coeficiente de correlação intraclasse, na análise de medida única, apresentou índices de correlação <0,70 em 9 das variáveis analisadas, indicando correlação não considerável. Concluiu-se que as medidas analisadas pelo SAPO possuem uma alta fidedignidade intraexaminadores. No entanto, em relação a fidedignidade interexaminadores o grupo composto por examinadores inexperientes com relação a palpação apresentou valores mais baixos, sugerindo que o tempo de experiência dos examinadores pode ter influenciado na fidedignidade interexaminadores da avaliação postural.

Palavras-chave
Fotogrametria; Palpação; Postura

Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Universitário Trindade, Centro de Desportos - RBCDH, Zip postal: 88040-900 - Florianópolis, SC. Brasil, Fone/fax : (55 48) 3721-8562/(55 48) 3721-6348 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: rbcdh@contato.ufsc.br