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Validade critério do Netherland Physical Activity Questionnaire para crianças

Resumo

A mensuração da atividade física com acurácia e precisão é de extrema importância no estabelecimento da relação de dose-resposta entre os níveis de atividade física e as diversas possibilidades de desfecho, sendo um desafio de extrema complexidade. A utilização de métodos subjetivos de mensuração, como os instrumentos proxy-reports, é uma possibilidade de verificação de atividade física em crianças. O objetivo deste estudo foi testar a validade do Netherland Physical Activity Questionnaire (NPAQ) em escolares brasileiros tendo como medida critério a aptidão física aeróbica. Participaram deste estudo 290 crianças de seis a 10 anos de idade, matriculados em escolas públicas do município de Itaúna/MG. Foi aplicado aos responsáveis o NPAQ e as crianças realizaram o teste de Luc Léger. O NPAQ apresentou um escore mediano de 25 para as crianças (25 meninos e 24 meninas) e o VO2máx foi de 50,8 ml/kg/min para as crianças (52,6 e 50,2 ml/kg/min para meninos e meninas, respectivamente). O NPAQ e o VO2máx apresentaram no teste de correlação simples de Spearmam rsho = 0,146 (p = 0,013) correlação significativa, porém fraca (Kappa –0.14). Os resultados permitem concluir que o NPAQ apresentou fraca validade de constructo para mensuração de atividade física em uma amostra de escolares brasileiros, tendo como medida critério a aptidão física aeróbica.

Palavras-chave
Atividade Física; Criança; Psicometria; Reprodutibilidade dos testes

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