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Avaliação do desenvolvimento motor de crianças com dificuldades de aprendizagem

Evaluation of motor development in children with learning disabilities

Resumos

O objetivo do estudo foi investigar se crianças com dificuldades de aprendizagem apresentam algum comprometimento motor no desenvolvimento dos componentes da motricidade. Participaram da pesquisa, trinta crianças, 21 meninos e 9 meninas, de 8 a 10 anos de idade, com dificuldades de aprendizagem escolar. As crianças foram avaliadas por meio da Escala de Desenvolvimento Motorpara avaliação do desenvolvimento nos componentes de motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e organização temporal. Verificou-se maior atraso no desenvolvimento do esquema corporal para os três grupos etários, e maior idade motora no equilíbrio e motricidade global. Não foram identificadas diferenças significativas na idade motora geral entre os grupos etários. Concluiu-se que essas crianças apresentam atraso motor no desenvolvimento da maioria dos componentes avaliados, em especial, as crianças mais velhas. Sugere-se a inclusão de tarefas que auxilie no desenvolvimento dos componentes motores, além das tarefas escolares.

Desenvolvimento infantil; Aprendizagem; Avaliação; Movimento; Destreza motora


The aim of this study was to determine whether children with learning disabilities present any impairment in the components of motor development. Thirty children (21 boys and 9 girls), aged 8 to 10 years, with learning difficulties in school were studied. The Motor Development Scale was used to evaluate the development of the children in terms of fine motor control, gross motor control, balance, body scheme, spatial organization, and temporal organization. A deficit in the development of the body scheme component was observed for all three age groups, as well as a delayed motor development in terms of balance and gross motor control. No significant differences in general motor age were observed between (age) groups. In conclusion, the children studied, especially older ones, presented motor deficits in most of the components evaluated. The inclusion of tasks that assist in the development of motor components, in addition to regular school tasks, is recommended to improve the process of learning in these children.

Child development; Learning; Evaluation; Movement; Motor skills


ARTIGO ORIGINAL

Avaliação do desenvolvimento motor de crianças com dificuldades de aprendizagem

Evaluation of motor development in children with learning disabilities

Josiane Medina-PapstI; Inara MarquesII

IUniversidade Estadual de Londrina. Departamento de Educação Física. Londrina, PR. Brasil.

IIUniversidade Estadual de Londrina. Curso de Mestrado em Educação Física. Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. Londrina, PR. Brasil.

Correspondencia para Josiane Medina Papst Rua Fernando de Noronha, 197, apt. 202, Centro CEP: 86020-300 – Londrina. PR. Brasil E-mail: josi_medina@hotmail.com

RESUMO

O objetivo do estudo foi investigar se crianças com dificuldades de aprendizagem apresentam algum comprometimento motor no desenvolvimento dos componentes da motricidade. Participaram da pesquisa, trinta crianças, 21 meninos e 9 meninas, de 8 a 10 anos de idade, com dificuldades de aprendizagem escolar. As crianças foram avaliadas por meio da Escala de Desenvolvimento Motorpara avaliação do desenvolvimento nos componentes de motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e organização temporal. Verificou-se maior atraso no desenvolvimento do esquema corporal para os três grupos etários, e maior idade motora no equilíbrio e motricidade global. Não foram identificadas diferenças significativas na idade motora geral entre os grupos etários. Concluiu-se que essas crianças apresentam atraso motor no desenvolvimento da maioria dos componentes avaliados, em especial, as crianças mais velhas. Sugere-se a inclusão de tarefas que auxilie no desenvolvimento dos componentes motores, além das tarefas escolares.

Palavras-chave: Desenvolvimento infantil; Aprendizagem; Avaliação; Movimento, Destreza motora

ABSTRACT

The aim of this study was to determine whether children with learning disabilities present any impairment in the components of motor development. Thirty children (21 boys and 9 girls), aged 8 to 10 years, with learning difficulties in school were studied. The Motor Development Scale was used to evaluate the development of the children in terms of fine motor control, gross motor control, balance, body scheme, spatial organization, and temporal organization. A deficit in the development of the body scheme component was observed for all three age groups, as well as a delayed motor development in terms of balance and gross motor control. No significant differences in general motor age were observed between (age) groups. In conclusion, the children studied, especially older ones, presented motor deficits in most of the components evaluated. The inclusion of tasks that assist in the development of motor components, in addition to regular school tasks, is recommended to improve the process of learning in these children.

Keywords: Child development; Learning; Evaluation; Movement; Motor skills

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Endereço para correspondência:

Recebido em 03/09/08

Revisado em 12/03/09

Aprovado em 22/06/09

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  • Josiane Medina Papst
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  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      06 Fev 2013
    • Data do Fascículo
      Fev 2010

    Histórico

    • Recebido
      03 Set 2008
    • Aceito
      22 Jun 2009
    • Revisado
      12 Mar 2009
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