Acessibilidade / Reportar erro

Hierarquia de educação física objetivos como uma expressão de prioridades educativas entre professores Poloneses

Resumo

O trabalho dos professores tem de ser intencional e bem pensado, a fim de alcançar os resultados desejados. A teoria e a prática mostram que, para se alcançar o sucesso educativo, é necessária uma combinação adequada dos objetivos pedagógicos, os quais deverão ser organizados em uma hierarquia específica. Esta investigação procurou diagnosticar as preferências dos professores relativas à forma como os objetivos da Educação Física devem se organizar hierarquicamente. Foi utilizado um questionário desenvolvido pela Associação Europeia de Educação Física como ferramenta de pesquisa. Os professores indicaram que o objetivo de aprendizagem de "incentivar os alunos a levar um estilo de vida ativo e saudável" era o mais importante e que a sua realização deveria resultar da aprendizagem das atividades físicas em longo prazo. Pode-se concluir que, para os professores Poloneses, a saúde e aptidão física dos alunos são objetivos prioritários da educação física. Ficando menos valorizadas as metas ligadas ao desenvolvimento das competências sociais dos alunos.

Palavras-chave:
Aptidão física; Educação física; Ensino; Objetivos pedagógicos

Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Universitário Trindade, Centro de Desportos - RBCDH, Zip postal: 88040-900 - Florianópolis, SC. Brasil, Fone/fax : (55 48) 3721-8562/(55 48) 3721-6348 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: rbcdh@contato.ufsc.br