Open-access Contextos de aprendizagem profissional de professores-treinadores de voleibol escolar

Professional learning contexts of school volleyball teacher-coaches

Contextos de aprendizaje profesional de los profesores-entrenadores de voleibol escolar

RESUMO

O estudo identificou os contextos de aprendizagem profissional mais valorizados por 52 professores-treinadores de voleibol escolar. Para a coleta de dados foram utilizados um questionário sociodemográfico e a Escala de Contextos de Aprendizagem de Treinadores. Os dados foram analisados no software SPSS, versão 20.0, adotando o nível de significância de 95% (p<0,05). Enquanto que o grupo de professores-treinadores mais jovens apresentou baixa valorização do contexto formal, o grupo de professores-treinadores mais experientes valorizou todos os contextos de aprendizagem. Conclui-se que a existência de perfis distintos, ressaltam o caráter individual do processo de aprender e a necessidade de considera-los na implementação das ações de formação continuada destes profissionais.

Palavras-chave:
Desenvolvimento profissional; Professores-treinadores; Contextos de aprendizagem; Esporte extracurricular

location_on
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) Rua Benjamin Constant, 1286, Bairro Aparecida, CEP: 38400-678 - Uberlândia - MG - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com
rss_feed Stay informed of issues for this journal through your RSS reader
Accessibility / Report Error