Relação entre formação inicial e ação docente: o desafio político da educação física escolar no centro do debate

Relation between initial formation and teacher action: the political challenge of physical education at the center of the debate

Relación entre formación inicial y acción docente: el desafío político de la educación física escolar en el centro del debate

Ivan Carlos Bagnara Paulo Evaldo Fensterseifer Sobre os autores

Resumo

Com o objetivo de compreender como a formação inicial (FI) problematizou os temas relacionados à responsabilidade da escola e da educação física escolar (EFE), desenvolvemos uma pesquisa-ação com dois professores de educação física (EF). Os resultados indicam haver certa orfandade política acerca do sentido da escola e da EFE, muito em conta pela superficial compreensão sobre o tema propiciada pela FI. E na política, não tendo vácuo, a ausência de entendimento dos preceitos republicanos e do lugar da escola numa sociedade republicana deixa margem para outras proposições. Assim, para constituir essa tradição, é preciso enfrentar em toda e qualquer oportunidade o desafio político da EFE, para que, se esse for o desejo, seja possível avançar na instituição de sentidos republicanos para a escola e para a EFE.

PALAVRAS-CHAVE
Educação superior; Escola republicana; Formação de professores; Política

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