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Análise da produção científica sobre gênero na Educação Física brasileira entre os anos de 2013 e 2018: uma perspectiva Cientométrica

Analysis of scientific production on gender in Brazilian Physical Education between 2013 and 2018: a Scientometry perspective

Análisis de la producción científica sobre género en la Educação Física brasileña entre 2013 y 2018: una perspectiva Cientométrica

RESUMO

O artigo analisa a produção científica sobre gênero no campo de conhecimento e intervenção pedagógica da EF no Brasil. A pesquisa foi composta de uma fase exploratória-descritiva centrada na Cientometria. O corpus de análise foi constituído por 20 dissertações e teses defendidas entre os anos de 2013 e 2018. Evidenciam-se como resultados: a produção está concentrada nas regiões sudeste e sul do país; os principais programas são PPGEF/UFMG e PPGCMH/UFRGS; as temáticas estudadas se direcionam à questão das mulheres e esporte; e as mulheres despontam como autoras. Por fim, destacamos que as produções parecem refletir demandas políticas e sociais acerca da categoria gênero, o que pode ser inferido devido ao acréscimo da produção e efervescência de pautas antigênero a partir de 2013.

Palavras-chave:
Gênero; Educação Física; Produção científica; Cientometria

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