Prácticas corporales e innovación en educación infantil (0-6 años): análisis crítico desde la mirada de expertos El presente trabajo está financiado por Fondo Nacional de desarrollo Científica y Tecnológica FONDECY; y se enmarca en el proyecto de Investigación Nº11140872 “Percepciones en torno a la motricidad, la corporalidad y las prácticas corporales en la Infancia… ¿dónde estamos?”.

Rodrigo Alberto Gamboa Jiménez Gladys Antonia Jiménez Alvarado Natalia Javiera Peña González Camila Francisca Gaete Navarro Daniela José Aguilera Ubeda Sobre os autores

Resumo

Este estudo qualitativo, fenomenológico, tem como objetivo identificar os conceitos, as características e as diretrizes que orientam as práticas corporais com um carácter inovador. A produção de informações foi por meio de entrevistas com um grupo de especialistas na área e a sua análise foi feita a partir de uma lógica indutiva interpretativa, seguiu as diretrizes da Grounded Theory; categorias emergentes e codificação aberta, axial e seletiva, com uso do software NVivo. Os resultados revelam alinhamento central para a inovação em tais práticas: renovação ou transformação, contextualização social, o renovador e educador pensamento criativo, a liberdade de exploração e as possibilidades de criação de relacionamentos por crianças. Além disso, o estudo identifica a perda do sentido pedagógico, do caráter lúdico e dos processos de escolarização.

PALAVRAS-CHAVE
Inovação pedagógica; Infância; Práticas corporais; Educação física

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