A Educação Física no Ensino Médio e a Avaliação Emancipatória: um estudo de caso

Denise Grosso da Fonseca Vicente Molina Neto Lisandra Oliveira e Silva Sobre os autores

RESUMO

Neste artigo apresenta-se uma investigação cujo objetivo foi compreender o modo como os professores percebem e praticam a avaliação a partir da perspectiva emancipatória presente na Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional, integrada ao Ensino Médio 2011-1014, no estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa de corte qualitativo, com ênfase em estudo de caso, em duas escolas estaduais, de uma cidade da fronteira oeste do Estado. A análise das informações permite declarar que: o contexto imprime suas marcas; há dúvidas e diferentes percepções sobre avaliação emancipatória; há tensionamentos no entendimento entre nota e conceito; e, a questão da prova suscita discussão sobre a diversificação de instrumentos avaliativos.

Palavras Chave:
Educação Física Escolar; Ensino Médio; Avaliação; Avaliação emancipatória

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