Propostas curriculares para Educação Física em Pernambuco: entendimentos acerca do esporte

Proposals for Physical Education curriculum in Pernambuco: understanding about sport

Propuestas para el currículo de educación física en Pernambuco: acuerdo sobre el deporte

Kadja Michele Ramos Tenório Rodrigo Falcão Cabral de Oliveira Ricardo Bezerra Torres Lima Iraquitan de Oliveira Caminha Marcelo Soares Tavares de Melo Marcílio Souza JúniorSobre os autores

Resumo

Analisamos como o tema esporte foi abordado nas propostas curriculares para educação física no Estado de Pernambuco de 1989 a 2013, por via de uma pesquisa documental que teve como fontes de dados documentos oficiais da Secretaria de Educação e usou a análise de conteúdo categorial por temática. Identificamos a perenidade dos fundamentos do objeto de estudo da cultura corporal e do tema esporte em todas as propostas analisadas. Compreendemos que houve um esforço dos professores para que o esporte não fosse uma mera reprodução do esporte de alto rendimento. Entretanto, identificamos que esse nem sempre foi acompanhado por uma coerência entre a intencionalidade pedagógica para com o tema, sua organização de conteúdos e a metodologia proposta.

PALAVRAS-CHAVE
Educação física; Escola; Currículo; Esporte

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com